CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, setembro 23, 2007

INSTANTÂNEOS (34) de 17 a 22 de Setembro

Segunda-feira, 17.
► Depois de investigação de 8 meses, foram presos no Rio de Janeiro 52 agentes da Polícia, de 59 mandados de prisão, todos do mesmo quartel, acusados de corrupção e envolvimento com o tráfico de drogas. Os polícias recebiam verdadeiros ordenados dos traficantes para os protegerem e providenciarem a soltura de bandidos da cadeia.
► Em Curitiba, capital do estado do Paraná, no sul do país, depois de consulta em hospital público onde foi diagnosticada infecção de bexiga, mulher entra em trabalho de parto e dá à luz no meio da rua.
► Relatório internacional considera São Paulo a cidade mais poluída do mundo. Estudo recente mostra que nesta cidade a poluição tem aumentado o risco de enfarto.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, mulher de 64 anos morre de ataque cardíaco ao receber falsa notícia de bandidos de que a neta teria sido sequestrada. Os golpes de extorsão por este processo totalizaram 1.600 casos em 2006, e este ano já se registaram 500.
► Para que a CPMF (contribuição conhecida como Lei do Cheque, 0,38% sobre qualquer transacção bancária) tenha aprovação dos parlamentares para prorrogação do prazo de vigência, o Governo encara a hipótese de reduzir a taxa, ou diminuir outros impostos. Mas só depois da aprovação... Ná...nunca fiando...
► No Rio de Janeiro, quadrilha de 3 elementos fazia negócios ilegais por todo o país com créditos da Previdência. O rombo em 2 anos foi da ordem dos 300 milhões de reais (111 milhões de euros).
► Agora são parlamentares do estado de Minas Gerais, do PSDB (Partido Social Democrata Brasileiro), partido da Oposição, que poderão estar implicados num esquema de desvio de dinheiros públicos, à semelhança do "mensalão" (compra de votos para aprovação de propostas governamentais) praticado pela base aliada do Governo, em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, rapaz simula roubo de carro para receber dinheiro do seguro, e mata namorada a facadas para que ela não o denunciasse.
► Em Minas Gerais, 3 jovens adolescentes, 2 menores, estão a ser investigados por terem espancado índio até à morte.
► Das 320 lombas com controlo electrónico de velocidade nas estradas federais, 100 estão desligadas, e mais seguirão o mesmo caminho, por terem caducado os contratos com as empresas de manutenção. Os acidentes de trânsito nesses troços aumentaram por excesso de velocidade.
► Entre 199 e 2006 o número de livrarias nas cidades brasileiras decaiu 15%.
► Apenas 8,7% das cidades brasileiras possuem sala de cinema.

Terça-feira, 18.
► Num dos maiores hospitais do Rio de Janeiro, devido à superlotação doentes em situação de emergência são atendidos no chão. A situação arrasta-se há 1 ano sem que as autoridades tomem providências.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, cobrador de transporte público recebe por ordem da Justiça indemnização do estado no valor de 8.000 reais (2.963 euros) por ter sido assaltado 6 vezes dentro do transporte, e ter uma bala alojada no corpo.
► Acção policial em favela do Rio de Janeiro descobre casa que acoitava o produto do roubo de fio de cobre para telefones e iluminação pública, no valor de 500.000 reais (185.200 euros). Um homem foi abatido e outros foram presos, todos traficantes, segundo a Polícia.
► No Brasil existem actualmente 30 milhões de automóveis e 40 milhões de possuidores de carta de condução.
► No estado da Bahia, 57 ex-deputados pedem na Justiça a incorporação na pensão de aposentadoria de benefícios atribuídos a parlamentares no activo. A juíza que analisa o pedido diz que ele é legal. A ser aprovado, provocaria um aumento mensal de 1,2 milhões de reais (445.000 euros) nas despesas do estado; com retroactivos, o montante despendido seria de 150 milhões (55,6 milhões de euros). A população mostra-se indignada. O governo estadual vai apelar para o Supremo a fim de suster a pretensão.
► Entre os mais de 60 tipos diferentes de taxas praticadas pelos bancos brasileiros, taxas que mudam de nome de banco para banco, chega a haver diferenças de 250% nos montantes cobrados. A insatisfação dos clientes é de 67&, contra os 45% da média mundial.
► No estado de Alagoas, Nordeste, em 2 anos foram assassinados 31 homossexuais por preconceito. Ninguém foi condenado.
► Devido a rádios piratas, o maior aeroporto do Brasil teve de suspender as operações durante meia hora. Todos os anos são apreendidos 1.600 emissores clandestinos.
► A dengue hemorrágica, forma mais severa da doença, avança pelo país provocando mortes. A dengue já tinha sido erradicada do país.
► Segundo relatório da comissão que investiga o acidente de Julho no aeroporto de Congonhas, São Paulo, com um avião da companhia brasileira TAM, de que resultaram 199 mortos, as condições da pista foram, em parte, responsáveis pelo desastre, embora não de forma determinante. Admite-se que tenha havido, também falha nos equipamentos. Ex-directora da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) que recentemente pediu exoneração do cargo, poderá ser indiciada por co-responsabilidade no acidente.
► Na Faculdade de Medicina da cidade de Santo André, estado de São Paulo, foi proibida a utilização de animais vivos (ratos e cães) para estudo.
► Quadrilha que obtinha cadastros de beneficiários da Segurança Social para conseguir empréstimos bancários pagos na folha de pensões lesou 8.000 reformados em 4 meses, no montante de 200.000 reais (74.000 euros).
► No Rio de Janeiro, mulher vai pagar indemnização de 200.000 reais (74.000 euros) ao marido por lhe ter mentido sobre a paternidade dos filhos (que eram de um amante).
► Crise no Senado continua. Oposição quer a saída de Rena Calheiros. Renan recusa-se a abandonar o lugar, sentindo-se mais forte depois da votação que o absolveu no Senado. Oposição e governistas não se entendem quanto a possíveis soluções para continuar os trabalhos.
► A OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), a Associação dos Magistrados e a Igreja Católica aprovam movimento de deputados que pretendem fim do voto secreto nos processos de cassação de mandatos. O presidente da Câmara dos Deputados, elemento do PT, partido do Governo, discorda da proposta.
► O 2º processo contra Renan Calheiros teve a apreciação adiada. É possível que os 2 outros processos contra ele sejam englobados num só pacote para apreciação pelo Conselho de Ética, a fim de poupar tempo.
Das obras do aeroporto de Congonhas, São Paulo, 9 foram sobrefacturadas pela Infraero, agência estatal que administra os aeroportos brasileiros. Há proposta para a privatização de 49% da agência.
► O presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que em várias declarações públicas arrogantes garantiu que não deixaria o cargo, acaba de ser substituído por determinação do ministro da Defesa. O lugar será ocupado por uma técnica experiente, considerada braço direito do ministro até agora.

Quarta-feira, 19.
► Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Roraima foram presos os 10 integrantes de quadrilha que fabricava ilegalmente remédio que supostamente faria emagrecer, mas que se tratava de uma mistura de anabolizantes e redutores do apetite. O produto criva habituação física e psíquica. A líder do grupo (37 anos) está foragida; em sua casa foram encontradas obras de arte no valor aproximado de 2 milhões de reais (741.000 euros).
► A Polícia de São Paulo levou a efeito operação para fechar rádios piratas. Investigou 11, fechou 2, mas a que provocara o fecho do aeroporto na véspera, devido às interferências entre aviões e a torre, continua a funcionar normalmente...
► Mais uma evidência da precariedade da engenharia brasileira na construção do metropolitano de São Paulo, uma das obras mais importantes do país, segundo os especialistas: erro no projecto provocou o desencontro em 80cm de 2 túneis que estavam a ser construídos em pontos opostos do percurso. A rectificação vai custar 1 mês de obras. Nos trabalhos participam 5 das maiores empreiteiras de construção civil brasileiras...
► O nome da economista nomeada pelo ministro da Defesa para presidir à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) foi enviado à presidência da República para apreciação. Entretanto, o actual presidente diz que não se demite. Continua a rota de colisão com as instâncias superiores, a coberto da Lei, que prevê que os directores de agências reguladoras só podem deixar o cargo por processo administrativo (roubo ou assassinato) ou por exoneração a seu pedido.
► A greve dos Correios impediu em 4 dias a entrega de 20 milhões de objectos.
► A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a emenda constitucional que acaba com o voto secreto em todas as sessões do Congresso. O plenário terá a gora de discutir e votar a proposta.
► O presidente Lula da Silva, em discurso inflamado e irritado, diz que se a CPMF não for aprovada, o país se tornará ingovernável (???). Garantiu que não vai abrir mão da contribuição até 2011, não baixará a taxa, nem distribuirá parte da arrecadação pelos estados, contrariamente ao que tinha acenado à Oposição para obter dela a concordância quanto à dilatação do prazo de vigência.
► Ex-presidiário, um dos maiores chefes do crime organizado da zona sul de São Paulo, tendo como fachada uma inocente loja de venda de peças para automóvel controlava negócio de venda de armas e droga a traficantes.
► Preso no Brasil mais um dos grandes traficantes de droga colombianos, com ligações aos dois anteriormente detidos.
► O Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu 77 obras públicas sobrefacturadas, num total de 1 bilhão de reais (370 milhões de euros). A maior parte faz parte do pacote PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), a nova menina dos olhos (eleitoral) de Lula da Silva. O presidente do TCU diz que todos os anos 30% das obras públicas do Governo apresentam irregularidades. Neste ano vão ser embargadas 29 obras. O Governo não gostou, e tentou desvalorizar o relatório aos olhos da opinião pública.
► Os agentes da Polícia presos ontem por envolvimento com traficantes recebiam entre 2.000 e 3.000 reais por semana (741 a 1.111 euros) para não "incomodarem" os bandidos. Um dos agentes recebeu 3.500 reais (1.296 euros) para providenciar a libertação de um chefe de tráfico da favela.
► Moradora de favela do sul do Rio de Janeiro foi expulsa de sua residência por traficantes, por não deixar que a casa servisse de depósito de armas e droga. Ela queixa-se de que, naquela zona, polícias e bandidos são aliados.
► No Rio de Janeiro, especialistas de 30 países discutem a preservação do meio ambiente.
► São mais de 36 milhões os brasileiros que vivem ainda na linha de miséria (20% da população), com rendimentos inferiores a 125 reais por mês (46 euros). No estado de Alagoas, Nordeste, a percentagem é de 44,4%; em Santa Catarina, região Sul, é de 4%.
► Polícias da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do Recife, estado de Pernambuco, Nordeste, foram apanhados em flagrante desmanchando carros que estavam à sua guarda. O chefe da Delegacia disse que nada o espanta quanto ao comportamento dos seus subordinados, uma vez que são humanos... Homessa!... Chefe e subordinados para a cadeia, já!...
► Em primeira votação na Câmara dos Deputados, foi aprovada a prorrogação até 2011 da vigência da CPMF. Falta ser votada em segunda volta, e passar em duas votações no Senado. Deverá passar em todas: 2010 é ano de eleições presidenciais, e 39 bilhões (14,4 bilhões de euros) é fruto apetecido...

Quinta-feira, 20.
► No Rio de Janeiro, 1.800 carros de Polícia, novos, adquiridos por 100 milhões de reais (37 milhões de euros) para a segurança dos Jogos Pan-americanos realizados em Julho, estão parados há 55 dias em terreno a céu aberto, enquanto 40% da frota de 3.000 viaturas se encontram inutilizados por falta de manutenção ou reparação.
► Durante os Jogos Pan-americanos no Rio, a criminalidade baixou 11%. Depois dos jogos tornou a subir, aumentando 12,4%.
► No Rio de Janeiro, mais de 1.000 polícias que deveriam estar a patrulhar as ruas encontram-se presos por envolvimento com bandidos, em particular traficantes de droga. Desde 2005, 500 agentes já foram expulsos das respectivas corporações. O Corregedor da Polícia disse publicamente que se for necessário, serão construídos mais presídios para polícias.
► Criança de 6 anos, em cidade da Bahia, quando se dirigia acompanhado da ama a supermercado para comprar 1 kg de açúcar é baleada e morre durante um assalto na rua.
► Em pequena cidade a 40km de Brasília, jornalista que fazia há 15 dias reportagens sobre o crime organizado na região é baleado a mando dos traficantes quando jantava num bar.
► O tenente-coronel comandante do quartel da Polícia onde foram presos 57 agentes envolvidos com a criminalidade acaba de ser demitido, passando para serviços de retaguarda da corporação (departamento de Pessoal).
► Desde o início do ano, foram recuperadas em São Paulo 10 toneladas de fio de cobre roubadas de instalações eléctricas e telefónicas, postas à venda em respeitáveis (?) lojas do centro da cidade.
► Bandidos das prisões do Rio de Janeiro e de São Paulo conseguem iludir os mecanismos de bloqueio de telemóveis (aqui designados celulares), e continuam a controlar o crime organizado de dentro das prisões.
► Empregado da limpeza encontra na casa de banho da Câmara Municipal (Prefeitura) de cidade do estado da Bahia mala com 50.000 reais (18.500 euros) e entrega-a a funcionário da Câmara que agora diz desconhecer o assunto. A família do rapaz começou a receber pressões para esquecer o assunto e não falar dele a ninguém. Presume-se que se trata de dinheiro proveniente de algum esquema de corrupção. O empregado da limpeza arredonda o salário camarário recolhendo papel e papelão nas ruas, e com isso consegue 380 reais por mês (141 euros).
► Ministério da Saúde determina que as 60.000 farmácias do país passem a vender apenas medicamentos e artigos de higiene pessoal. Saem do cardápio rações para animais, rolos fotográficos, sorvetes e carvão para churrasco. Em contrapartida, os remédios deixam de ser vendidos em supermercados e bombas de gasolina. Isto oficialmente, claro...
► Devido à falta de chuva que dura há mais de 2 meses no estado do Paraná, as cataratas da Foz do Iguaçu, atracção turística de grande beleza, estão a secar.
► Renan Calheiros diz que não pode deixar a cadeira da presidência do Senado por ser inocente de tudo quanto o acusam. Entretanto, a mesa directora do Senado, ao fim de 3 horas de discussão, acolheu mais uma denúncia contra ele: a recolha para benefício próprio de dinheiros em empresas estatais controladas por membros do seu partido, por si indicados para o cargo. Cabe agora ao Conselho de Ética julgar.
► O presidente ainda em exercício da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), depois de várias declarações enfatuadas e arrogantes, acaba de colocar o lugar à disposição, embora queixando-se de que tinha sabido pela imprensa que o ministro da Defesa apresentara ao presidente Lula um novo nome para o cargo.
► Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm no seu conjunto 14.000 pessoas com mais de 100 anos.
► Economista afirma que o crescimento do Brasil se deve mais à sorte do que ao planeamento. Segundo ele, o Governo continua a gastar muito e mal, não devolvendo à sociedade, sob a forma de serviço e benfeitorias, as arrecadações cada vez maiores de impostos.
► O presidente Lula da Silva diz que o mal do Brasil é o pessimismo. Entrevistados de rua reagiram à afirmação, dizendo que não se pode ser optimista num país governado como o Brasil.
► Hugo Chávez, presidente da Venezuela, deslocou-se ao Brasil a convite do presidente Lula da Silva. Na véspera Chávez criticara o seu homólogo, mais uma vez, pela demora no arranque das obras da refinaria de Pernambuco, e insinuara que Lula seria aliado de Bush e um lacaio do capitalismo. O objectivo do encontro, acertar agulhas no respeitante à política energética, foi gorado, já que nenhum dos acordos previstos foi assinado.
► Foram encontrados durante este ano, só no Rio de janeiro, 1,5 milhões de reais falsos (556.000 euros).
► Filme sobre corrupção policial no Brasil é pirateado, e chega aos vendedores de rua antes de ser lançado no circuito comercial. [publicado em "Instantâneos 31, de 27 de Agosto a 1 de Setembro"].
O filme pirata "Tropa de Elite" já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, antes de chegar às salas de cinema. A Polícia entrou com uma acção na Justiça para impedir a divulgação comercial, dado que o filme, segundo comentadores, apresenta cenas de grande realismo da actuação da Polícia nas surtidas às favelas, nos interrogatórios, e na comunicação estratégica e táctica da corporação, principalmente durante as operações. [publicado em "Instantâneos 32, de 3 a 8 de Setembro"].
► Começaram as 2 semanas do Festival de Cinema do Rio 2007. Há 110 anos, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a dispor de sala de cinema. O festival abriu com o filme "Tropa de Elite".
► Homem que está na Polícia há 20 anos, diz que o filme "Tropa de Elite" retrata a realidade policial no que respeita à corrupção. "Quem quiser mudar a corporação, ou é afastado, ou é morto".

Sexta-feira, 21.
► Hospital do Rio de Janeiro interrompe todas as actividades para que os médicos possam fazer uma festa regada a muita cerveja no terraço. Um rapaz de 14 anos morre 4 horas depois por não ter sido atendido na UTI (Unidade de Tratamentos Intensivos), após ter esperado mais de 24 horas.
► A sala de espera do hospital principal de Salvador, capital do estado da Bahia, está fechada. Por falta de espaço na Emergência, a sala serve de prolongamento de assistência hospitalar, sem ter sido preparada para isso. Todos os utentes se queixam de superlotação e mau cheiro. O director do hospital diz que não há problemas. Reportagem de televisão mostra doente em cama suja de sangue, outro com tubo de respiração desligado do ventilador, e ainda outro com um dos sapatos com que chegou da rua, foco de infecções.
► "O que está a acontecer na saúde pública brasileira é extermínio em massa. A CPMF foi feita para acorrer à Saúde Pública...".
► Chegam ao Brasil os primeiros 35 refugiados Palestinos, dum lote de 107 que serão acolhidos no Brasil até finais de Outubro.
► Os migrantes brasileiros que procuravam preferencialmente São Paulo na busca de melhores condições de vida, agora dirigem-se para o estado de Santa Catarina, no Sul, mais rico e de maior segurança pública.
► Em cada dia, morrem no Brasil 6 crianças vítimas de atropelamento.
► Os operadores de telemarketing somam no Brasil mais de 750.000 profissionais.
► "Um acordo entre Chávez e Lula
Os jornais noticiaram a tensão latente no encontro entre Lula e Hugo Chávez, ontem, em Manaus. A relação entre os dois se desgastou nos últimos meses, apesar das declarações de amor mútuas. Um dos principais assuntos da pauta, a construção em conjunto da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, finalmente avançou, segundo
O Globo: na noite de ontem, chegou-se a um acordo para que a Petrobras fique com 60% do controle da refinaria, e sua equivalente estatal venezuelana, a PDVSA, com 40%. No início deste mês, a Petrobras dera início às obras, mesmo sem ter fechado a parceria com a PDVSA Mais uma vez deu-se destaque a uma declaração do presidente venezuelano contra o Congresso brasileiro. Ontem, Chávez disse que "a mão do império" (os Estados Unidos) está por trás da demora do parlamento do Brasil em aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Em junho, Chávez havia sido mais direto. Disse que nosso Congresso "repete como papagaio o que dizem em Washington", despertando uma reação indignada de (adivinhe) Renan Calheiros, presidente desse mesmo Congresso". "O Filtro", de Thomas Traumann.
► "Antes de acabar com o tráfico, é preciso acabar com a corrupção na polícia, dizem especialistas.
Antes de encontrar soluções para o fim do tráfico ou repreender a violência, é preciso acabar com a corrupção dentro da polícia. Essa é a avaliação do historiador Marcos Brêtas, pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania e Violência Urbana da UFRJ. Para ele, o filme 'Tropa de Elite', de José Padilha, é emblemático ao trazer à tona uma discussão que é fundamental. (
Depoimento: corrupção na PM é do jeito que mostra 'Tropa de Elite' ) ["O Globo Online", 21 de Setembro].

Sábado, 22.
► Os agentes de Polícia expulsos das respectivas corporações por crimes vários riem para as câmaras de tv. Com razão. O que aprenderam na escola de Polícia vão utilizar no crime organizado, nas ruas, já que após a expulsão ninguém os monitora. Muitos deles engrossam as "Milícias", grupos constituídos por polícias no activo ou ex-polícias, que se dedicam à extorsão nas comunidades pobres, geralmente favelas, para pretensa defesa contra traficantes. Só que as "milícias", se combatem os traficantes, é para conquistar pontos de venda de droga.
► Continuam os noticiários em todos os canais de tv sobre o caos da Saúde Pública no Brasil, com muitos mortos sem que haja responsabilidades atribuídas.



quarta-feira, setembro 19, 2007

IMUNIDADE, COMPADRIO, IMPUNIDADE

Quinze dias depois do exemplo de combate à impunidade dado pelo Supremo tribunal Federal, aceitando as denúncias do Procurador Geral da República, e convertendo em réus 40 denunciados, figuras proeminentes dos negócios (empresários de empresas privadas e administradores de empresas estatais), das finanças (proprietários e directores de bancos públicos e privados), e da política (vereadores, parlamentares e ex-ministros), acusados, no seu conjunto, de corrupção, desvio de fundos públicos, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha, a absolvição do senador Renan Calheiros pelos seus pares do Senado tornou-se num balde de água gelada despejado sobre as quentes expectativas da generalidade dos brasileiros.
Além do clima político gerado na Casa, aparentemente favorável à cassação, e da pressão da opinião pública cada vez mais indignada, face às provas sucessivamente apresentadas contra o presidente do Senado, 41 dos 81 integrantes do plenário tinham garantido votar pela cassação do mandato de Renan; mas, no final, apenas 35 o fizeram, e, no dia seguinte, em entrevistas várias, 46 afirmaram ter votado pela cassação, donde se depreende que pelo menos 11 dos mais ilustres representantes da Nação mentiram à Nação.
Coisas que o voto secreto propicia a quem não tem vergonha nem dignidade.
Em vez de se debruçarem sobre os factos delituosos apresentados no relatório final, os senadores preferiram ignorá-los, e procederam a um julgamento político. Com tal atitude, a única sentença possível teria de ser, como foi, a absolvição.
Porquê?
1. Renan Calheiros tem sido o principal aliado do presidente da República, Lula da Silva, no Senado. Se fosse afastado agora da cadeira da presidência, a Oposição poderia tomar conta do lugar. A discussão e a votação de projectos de iniciativa governamental correriam o risco de ser adiadas indefinidamente. O espectro da recusa da prorrogação do prazo de vigência da CPMF, contribuição conhecida como Imposto do Cheque, paira sobre a cabeça do Governo. – a concretizar-se, como a Oposição deseja, provocaria um rombo de 39 bilhões de reais no Orçamento (14,5 bilhões de euros).
2. Pensando nisso, o presidente Lula da Silva articulou directamente com a senadora líder do PT (Partido dos Trabalhadores, o partido do presidente), e com o senador líder do Governo o apoio da base aliada a Renan Calheiros. Do PT, Renan poderia contar, teoricamente, com 12 votos de absolvição.
3. Renan Calheiros pertence ao PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), o maior partido político do Brasil, e tem nele grande ascendente de prestígio e autoridade. Além disso, é protegido do influente senador José Sarney, seu correligionário e antecessor na presidência do Senado, ex-presidente da República, chefe de uma das mais poderosas famílias brasileiras.
4. O PMDB é peça fundamental na base aliada do presidente Lula da Silva. A troco do apoio da bancada, Lula teve de conceder 3 ministérios a esse partido.
5. A Maioria dos senadores tem telhados de vidro no que toca a honestidade. Decorrem no Supremo Tribunal Federal acções contra 21 deles; no Tribunal Superior Eleitoral há 2 a responder por crime eleitoral; muitos outros devem pequenos ou grandes favores à máquina do Senado, um gigante com 5.000 funcionários e verba anual de 2,7 bilhões de reais (1 bilhão de euros). Consta à boca pequena que Renan terá chantageado alguns dos seus pares: "Há mais 'Renans' aqui do que eu. Vocês querem que eu revele este segredo?".
6. Dentre todos os partidos que compõem o Senado, pelo menos 13 senadores deviam favores pessoais a Renan (12 por ele os ter livrado da Justiça em grandes trafulhices cometidas), e um deles, para pagar os favores, arrastou consigo para a absolvição os outros 6 senadores companheiros de bancada.
Em pesquisa recente, verificou-se que 82% dos eleitores brasileiros não confiam nos partidos políticos, e 76% não acreditam no Congresso. Casos como os de Renan dão-lhes razão.
O presidente do Senado tem ainda mais 3 acusações pelas quais terá de responder perante os parlamentares: compra de uma rádio e de um jornal, usando o nome de terceiros como falsos proprietários, e sonegação ao fisco das respectivas declarações; interferência junto de órgãos federais para negociar uma dívida de 100 milhões de reais (37 milhões de euros), na transacção de uma empresa cervejeira em que um dos seus irmãos, o deputado Olavo Calheiros, foi parte interessada; arrecadação de dinheiros de empresas estatais controladas por elementos do PMDB cuja colocação fora por si "sugerida" (negociada com o Governo).
Difícil se torna acreditar numa justiça diferente da que lhe foi feita neste julgamento.
Uma das saídas para esta situação seria a abolição do voto secreto, ideia já defendida por alguns senadores. Fica a dúvida sobre a seriedade ou hipocrisia desta sugestão, uma vez que o lamaçal que inunda o Senado dificilmente deixaria que tal proposta vingasse – o Senado funciona num arraigado espírito de corporação, em que os seus membros se defendem mutuamente e incondicionalmente. O voto aberto revelaria ao público a verdadeira face dos senadores que o Povo elegeu.
Outra solução seria acabar com o foro privilegiado dos parlamentares e dos políticos em geral, já que está provado que tal benefício só tem servido para acobertar assaltos e roubos ao tesouro público, e outras malandragens e poucas-vergonhas que, face à imunidade que protege os prevaricadores, ficam impunes.
Está visto que os senadores não podem julgar-se com imparcialidade uns aos outros, dados os rabos de palha que todos têm. Então, entregue-se essa função aos tribunais comuns.
Já é tempo de perceber e assumir que corrupção e ladroagem não têm diferença de grau para o Zé do Povo ou para o representante do Povo.
O Povo ficaria agradecido.



domingo, setembro 16, 2007

INSTANTÂNEOS (33) de 10 a 15 de Setembro


Segunda-feira, 10.
► Jovens entre os 18 e os 30 anos são as principais vítimas de acidentes de trânsito. É a fatal associação bebida alcoólica, diversão, volante.
► No Brasil, o máximo de alcoolemia autorizada é a equivalente a 2 latas de cerveja (cerca de 66ml de bebida).
► Em São Paulo, 60% dos mortos no trânsito estavam embriagados; a maioria com 3 vezes o limite máximo de alcoolemia permitida.
► No Brasil, metade dos acidentes de trânsito são provocados por álcool.
► A multa por conduzir bêbado é de 1.000 reais (370 euros), penalização de 7 pontos na carta de condução, e suspensão de dirigir.
► Mais de 30% dos brasileiros não bebem leite. Com os recentes aumentos em flecha do produto, este número tende a aumentar.
► No estado de Mato Grosso registam-se 25% dos incêndios florestais do país.
► Foi encontrado um corpo carbonizado que se julga ser (e a mulher afirma ser, por reconhecimento de particularidades) do líder comunitário baleado na última sexta-feira, na sequência de denúncias feitas contra polícias corruptos. Segundo parece, o crime terá sido planeado à mesa dum bar por dois polícias, um bombeiro e dois informadores, todos pertencentes às "milícias", organização que pratica extorsão de dinheiro nas comunidades pobres, para pretensa protecção contra traficantes. O líder estivera em 8 quartéis da polícia, prestando queixa contra ameaças de morte que vinha recebendo por parte de elementos das milícias, mas ninguém deu importância à questão.
► Aumenta o número de hospitais públicos no Nordeste sem atendimento de pacientes devido a greves. Na maioria, os profissionais pretendem 39% de aumento salarial.
► O PCC(Primeiro Comando da Capital), organização criminosa que controla o crime a partir do interior das cadeias de São Paulo, continua em força. Foi interceptado um camião que transportava algumas toneladas de arroz, e, sob as sacas, mais de 1 tonelada de maconha. A droga destinava-se ao comércio nas favelas controladas pelo PCC, e o arroz a familiares de presos ligados à organização.
► Um dos maiores clubes de futebol do Brasil está a ser investigado pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em negócios com a máfia russa.
► Juíza brasileira de pequena cidade do interior do estado da Bahia, teria libertado em tempos o segundo maior traficante internacional de drogas a viver no Brasil, um colombiano recentemente preso no país. Os dois eram visita mútua frequente. Há suspeitas de que a juíza esteja envolvida em esquemas de corrupção, com recebimento de dinheiros do tráfico.O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu inquérito criminal contra a juíza. [Publicado em "Instantâneos 32 de 3 a 8 de Setembro"].
Escutas telefónicas autorizadas revelaram conversas da juíza e de seu marido com o traficante. Há provas bancárias de depósitos avultados na conta do casal, feitos pelo traficante. A juíza acaba de ser promovida na carreira profissional, e transferida para a capital do estado (Salvador), para o tribunal onde decorre o inquérito que lhe foi instaurado pela Justiça. Além disso, só trabalhará quando houver demanda, Istoé, quando algum dos juízes estiver de licença. Brincadeira... a sério e de muito, mas muito mau gosto...
► Comboio que levava dois ministros do Governo Lula e outras autoridades em visita oficial foi alvejado a tiro por traficantes ao passar nas imediações de favela. No regresso o tiroteio foi ainda pior. Em retaliação, a Polícia invadiu a favela e matou um homem.
► Senadores da Oposição tentam conseguir que a votação sobre o "caso Renan" seja por voto aberto e não por voto secreto.
► Agentes da Polícia e major da Aeronáutica recebiam dinheiro para proteger casa de prostituição de luxo em São Paulo.O major teria exercido influência para que o prédio onde funciona a casa pudesse ter sido construído perto do aeroporto, apesar da prejudicar a rota de pouso e descolagem dos aviões.

Terça-feira, 11.
► Jornal inglês, "The Gardien", chama ao Rio de Janeiro a cidade dos desaparecidos. Mais de 6.000 famílias procuram por pessoas dos respectivos agregados cujo paradeiro desconhecem.
► Edital elimina da participação em concurso público para Guarda Municipal no Rio de Janeiro candidatos que não tenham pelo menos 10 dentes naturais em cada arcada. Mais de 30% dos brasileiros não possuem um único dente de origem.
► No trajecto onde foi assaltado ontem o comboio que transportava ministros, é frequente o tiroteio vindo das favelas da região. Por vezes as cargas são roubadas.
► Segundo as autoridades, os bandidos que dispararam sobre o comboio dos ministros julgavam que se tratava de uma incursão policial, e não sabiam que viajavam membros do Governo na composição.
► A seca de vários meses que afecta o Nordeste está a quebrar toda a produção agrícola da região.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos (29), de 13 a 18 de Agosto".
A discussão no Parlamento sobre a CPMF continua. O presidente da FIESP, Federação da Indústria do Estado de São Paulo, apresentou à comissão que debate o assunto um documento com 1.100.000 assinaturas para que a contribuição termine em 31 de Dezembro p.f., tal como reza a Constituição.
► O Estado do Rio de Janeiro é aquele em que existe maior número de armas de guerra nas mãos dos bandidos. Entretanto os traficantes desdobram as actividades. Para além da venda de droga, passaram a refina-lá a partir da pasta de cocaína em bruto que chega dos países vizinhos, cobram taxas sobre transportes públicos alternativos e sobre distribuição de gás doméstico, e controlam cadeias clandestinas de tv a cabo. Só na favela da Rocinha os negócios rendem 2 milhões de reais por mês (741 milhões de euros).
► No estado de Minas Gerais, cães da raça pitbull estão a ser inoculados com chips onde se encontram informações respeitantes a si próprios e aos donos, de modo a evitar abandonos, e a possibilitar atribuir responsabilidades em caso de acidente. Só durante este ano verificaram-se no estado 300 ataques destes cães, inclusive a donos. Dos ataques resultaram algumas mortes.
► Ladrões disfarçados de agentes da Polícia assaltaram edifício de transportadora de valores com explosivos de uso exclusivo dos militares. Perseguidos, 2 foram mortos. Na fuga deixaram para trás 5 carros e 5 milhões de reais (1,85 milhões de euros). Não se sabe ainda o valor do total roubado.
► A dívida dos 9 estados do Nordeste à saúde pública é a principal causa do caos instalado nos hospitais. Cerca de 90% da população nordestina depende do atendimento público.
► Em Barretos, cidadezinha do interior do estado de São Paulo, a Fundação Pio XII é uma instituição sem fins lucrativos que vive de fundos do Estado e de dádivas, principalmente de artistas, para tratar gratuitamente doentes cancerosos. Criado há 40 anos, realiza 1.200 consultas por dia, com total agrado dos utentes, alguns dos quais são atendidos nas próprias casas. Dos 8 milhões de reais que movimenta por mês (3 milhões de euros), 5,5 milhões saem dos cofres da Saúde Pública (2 milhões de euros).
► A classe média brasileira trabalha cerca de 9 meses para pagar serviços fundamentais que deveriam ser custeados pelos poderes públicos. Dada a baixa qualidade dos serviços prestados pelo estado, as famílias gastam com serviços privados 11% dos seus rendimentos em saúde, 13% em educação, 4,77% em segurança e 2% em previdência. Só nestes 4 itens são despendidos 116 dias de trabalho.
► No estado de Minas Gerais, vereador é apanhado em flagrante quando tentava levantar ilicitamente a pensão de aposentadoria de homem de 81 anos. Vai responder a inquérito na prisão, e terá de devolver o que roubou em 4 anos – cerca de 20.000 reais (7.407 euros).

Quarta-feira, 12.
► Oposição conseguiu junto do Supremo Tribunal federal (STF) liminar autorizando a entrada de deputados na sala do Senado onde decorreria o julgamento do senador Renan Calheiros pelos seus pares. Ficara decidido que a sessão seria secreta. Ao tentarem entrar, os 13 deputados depararam com uma barragem de homens da segurança, e ouve confrontos físicos, apresentando alguns deputados, homens e mulheres, escoriações. Os seguranças utilizaram armas de choque eléctrico para conter os deputados. Na sessão de pancadaria, o vice-presidente da mesa do Senado levou um soco acidental de um deputado que, logo de seguida, lhe pediu desculpa e o beijou na bochecha. Pouco depois, o STF confirmou a liminar e os deputados entraram para assistir à sessão.
► Por 40 votos contra a cassação e 6 abstenções, depois de 5 horas de debate, o senador Renan Calheiros foi absolvido pela Senado. Seriam precisos 41 votos para cassar o mandato. Presume-se que os elementos do PT (partido do Governo), que no Conselho de Ética votaram pela cassação, tenham dado o dito por não dito no plenário através do voto secreto. Não terá sido por acaso que um senador do PT visitou Renan Calheiros na véspera da votação. A política brasileira funciona por negócio, e não por compromisso com o eleitor.
► O STF criticou o secretismo da sessão, e declarou que ela deveria ser "pública, com maiúscula".
► A Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), referindo-se aos resultados da votação no Senado sobre o "caso Renan", disse que mais uma vez ganhou a impunidade, o clientelismo e o corporativismo.
► Oposição declara que não aceita a presença de Calheiros na presidência do Senado, e que vai organizar-se para conseguir o seu afastamento.
► "A crise no Senado veio morar, e vai morar por algum tempo" – senador Casagrande, um dos relatores do processo, proponente da cassação.
► "O clima no Senado é de tensão, o que prejudica toda e qualquer actividade" – palavras de um deputado após ser conhecido o resultado da votação.
► A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e a Associação dos Magistrados do Brasil reprovaram o resultado da votação no Senado.
► A OAB defende mudanças na Lei, para que as votações no Senado deixem de ser por voto secreto, e passem a ser abertas.
► "A vitória de Renan é favorável ao Governo, é favorável ao presidente Lula" - palavras de um deputado após ser conhecido o resultado da votação.
► Comerciantes do ramo de venda de música e aluguer de filmes em CD e DVD saíram às ruas do Recife, manifestando-se contra a pirataria que atinge o sector. Milhares de produtos piratas são vendidos todos os dias com a total tolerância da Polícia. Consumidores entrevistados justificaram a preferência pelos artigos piratas dada a enorme diferença de preço entre estes e os originais.
► O Corinthians, um dos maiores clubes de futebol do Brasil, está a ser investigado por suposto conluio com máfia russa, de que resultou, entre outros crimes, lavagem de dinheiro de muitos milhões de reais.
► Controlador de tráfego e maquinista envolvidos no acidente ferroviário do Rio de Janeiro, de que resultaram 8 mortos e mais de 100 feridos, foram demitidos por justa causa, acusados de erro humano. Colegas dos dois trabalhadores, revoltados com a decisão, preparam greve de protesto. A tomada de posição da empresa deve estar relacionada com entrevistas recentes de ferroviários, alertando para o estado de perigo em que as linhas se encontram por falta de manutenção. Pretendendo calar os trabalhadores, tenta assustá-los com estes despedimentos.
► Só em São Paulo, mais de 1 milhão de pessoas tiveram de procurar os hospitais com doenças provocadas pela seca. No ano passado, nos primeiros 7 meses choveu 78mm, e este ano apenas 10mm.
► Presos 50 integrantes de quadrilha internacional que controlava o tráfico de cocaína nos 3 estados do sul do país. Comercializavam mensalmente 500kg do produto.
► Em visita aos países nórdicos, o presidente da República, Lula da Silva, tenta vender a ideia da utilização do etanol como combustível para transportes públicos. No Brasil não há um único transporte colectivo movido a etanol.
► Desde o fim dos jogos pan-americanos (45 dias), realizados no Rio de Janeiro, os militares da tropa especial que fora deslocada para a cidade a fim de zelar pela segurança pública não recebem a verba diária a que têm direito (120 reais diários, 44 euros). Os 1.200 homens do contingente vão permanecer no Rio por tempo indeterminado. Dado que o Exército não fornece alojamento aos deslocados para a operação, os militares vivem em condições degradantes para poupar dinheiro.
► "A Polícia vem no morro para roubar, matar e destruir" – desabafo de um habitante de favela onde decorreram acções policiais.
► Ministro da Fazenda admite que as dificuldades no Congresso não permitem a aprovação da continuidade da CPMF (lei do cheque) tal como está definida, e reconhece que a taxa terá de ser reduzida.

Quinta-feira, 13.
► A não cassação de Renan está a criar problemas ao funcionamento do Senado. A oposição afirma que nada votará enquanto Renan não for afastado. Renan diz que não sai, mas terá de enfrentar mais 3 processos que impendem contra ele no Conselho de Ética.
► Renan é pressionado por aliados seus para renunciar ao cargo e abandonar o Senado.
► Inquérito policial revela que foram 62 os assaltantes da empresa de transporte de valores na terça-feira passada. O planeamento do assalto demorou 4 meses, e a operação entre 3,5 e 7 minutos, conforme as fontes. Participaram da invasão 20 elementos; os restantes faziam parte da logística. Foram utilizadas 25 viaturas. O montante roubado é de 10 milhões de reais (3,7 milhões de euros), dos quais metade foi deixada para trás.
► Jovem grávida de 4 meses baleada numa bomba de gasolina em Curitiba, capital do estado do Paraná, terá planeado a agressão para obter da gasolineira indemnização de 150.000 reais (56.000 euros) por falta de segurança no local. Na ocasião, o acidente indignou o país, e, alguns meses depois, comoveu-o quando a criança nasceu sem problemas...
► Médico de 45 anos, o segundo melhor salário entre a sua classe numa cidade do estado do Rio Grande do Sul, 5.500 reais por mês (2.037 euros), exercia sem qualquer diploma.
► No último ano, aumentou em 30%no Brasil a procura de casas ecologicamente correctas.
► No Brasil, a principal causa de mortalidade entre as crianças já não são as doenças de que existem vacinas, mas sim a falta de investimentos em água e saneamento. Devido à água podre, morrem diariamente no Brasil 250 crianças.
► Da Dinamarca, onde se encontra em visita oficial, o presidente Lula pediu respeito aos resultados da votação de ontem, e que o Senado volte a funcionar, porque "há muita coisa importante para votar" – referia-se, evidentemente, à CPMF, que, se não for aprovada como está, ou for votada a sua cessação, como determina a Lei, muitos dos projectos do Orçamento terão de ser cortados.
► Polícia brasileira usa gás de pimenta contra manifestantes brasileiros do Green Peace que se algemaram a um portão em protesto contra o uso descontrolado de produtos radioactivos em diversas regiões do país, descontrolo que já provocou profundos danos às populações.
► Apesar da independência dos 3 Poderes, do Estado, o Governo Lula gostaria agora que Renan se afastasse do Congresso
► Face aos problemas levantados no Senado pela absolvição de Calheiros, O Governo Lula tem dificuldade em fazer aprovar a emenda constitucional de prorrogação da CPMF

Sexta-feira, 14.
► "Congresso: Cumplicidade e chantagem salvam Renan. Protegidos por uma sessão secreta, com o apoio do governo e o aval do PT, senadores condenam a ética e absolvem Calheiros" [revista "Veja", 14/09/2007].
► "José Dirceu [ex-ministro chefe da Casa Civil do presidente Lula, demitido na sequência dos escândalos políticos e financeiros denunciados em 2005, com o mandato de deputado cassado por quebra de decoro parlamentar, e recentemente tornado réu no "caso mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal] comanda outra turma da pesada. Relatório da Polícia Federal liga o petista a grupo que se instalou no Corinthians e que foi denunciado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha" [revista "Veja", 14/09/2007].
► Segundo estudo recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para cada 29 brasileiros com carteira de trabalho assinada (contrato de trabalho) há 59 informais, sem quaisquer direitos laborais. Diz ainda que o salário de 3 mulheres equivale ao de 2 homens.
► No Nordeste, a região mais pobre, os salários são metade dos do Sudeste (considerada a região mais desenvolvida, integrando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro).
► Nas regiões Norte e Nordeste, 85% das empregadas domésticas trabalham sem qualquer direito laboral reconhecido.
► No Nordeste, a percentagem de analfabetos é o dobro da média nacional.
► As dívidas dos estados brasileiros à Saúde são da ordem dos 5,7 bilhões de reais (2 bilhões de euros) Emenda constitucional de há alguns anos determina que os estados invistam em saúde 12,5% dos respectivos orçamentos, mas tal não acontece.
► Desde 1999 a venda directa porta a porta subiu 18%. Em 2006 a actividade movimentou 2 bilhões de reais (741 milhões de euros).
► Nos últimos 2 dias registaram-se no Brasil 23.000 focos de incêndio, o dobro do ano passado. O estado mais afectado é o do Pará.
► A pista principal do aeroporto de Congonhas vai ser reduzida em 150m em cada extremidade para permitir zonas de escape em caso de dificuldade de travagem. O peso dos aviões que nela operarem terá de ser menor do que o permitido até agora. As companhias aéreas ainda não divulgaram como vão resolver a questão.
► Depois de reunião de 8 horas com bastante tumulto, comissão especial aprova a prorrogação da CPMF até 2011. O projecto vai a gora aos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Parlamentares da oposição, quer da Câmara, quer do Senado, afirmam que a CPMF não será prorrogada.
► O 2º processo contra o senador Renan Calheiros já está em apreciação, mas o relator, aliado de Renan, embora de partido diferente (PT, Partido dos Trabalhadores, o partido do Governo), já avançou que não vê, até agora, motivos para pedir a cassação, e prepara-se para pedir o arquivo do processo sem investigação e sem ouvir seja quem for. Trata-se do caso da suposta influência de Renan no perdão fiscal de vários milhões na venda duma cervejeira, negócio em que seu irmão participou.
► Em São Paulo, mais de 2.000 crianças enchem os cruzamentos para lavar pára-brisas de automóveis.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, o Hospital das Clínicas, que já havia suspendido as intervenções cardiológicas, corre agora o risco de fechar por falta de verbas. Os produtos químicos estão a chegar ao fim. O Estado não desbloqueia nem o dinheiro necessário à sua manutenção, nem a dívida acumulada.
► Uniformes da Polícia são vendidos livremente nas ruas de São Paulo. Apesar do preço baixo, alguns equipamentos estão em saldo, o que incrementa as vendas. Grande parte da clientela é constituída por bandidos. Do outro lado da rua de uma das principais lojas funciona a sede de um alto órgão do comando policial.
► Parlamentares aumentam a pressão para que Renan Calheiros seja afastado.
► Em vastas regiões da Amazónia, árvores de preservação ambiental são abatidas ilegalmente para serem transformadas em carvão.Só no Pará, a produção de carvão chega a 15 toneladas por mês.
► A cidade do mundo mais contaminada por chumbo encontra-se no Brasil. Aí morreram já 300 pessoas devido aos efeitos do metal.

Sábado, 15.
► Em 85% dos casos de homicídio no estado de Minas Gerais, os motivos estão relacionados com tráfico de drogas.
► Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil, a norte do litoral de São Paulo, está a ser depredada por construções ilegais de alto custo (em média, 1 milhão de reais, 370 mil euros). O ambiente tem vindo a degradar-se, quer do ponto de vista ecológico, quer paisagístico, quer, ainda, arquitectónico.
► O presidente da República, Lula da Silva, em visita à Espanha, mostrou-se ontem muito irritado com uma jornalista que lhe fez perguntas sobre o "caso Renan Calheiros", dando a entender que era de mau tom falar dos problemas do Brasil no estrangeiro, e acrescentando que só falaria do tema quando regressasse. Mas hoje convocou uma conferência de imprensa (vulgo "colectiva") para dizer, entre outras preciosidades, que a absolvição de Renan Calheiros não foi impunidade.
► Numa pequena cidade do estado de Goiás, para 1.700 habitantes há um número 3 vezes maior de eleitores. Noutra do mesmo estado, a 880 habitantes correspondem 2.304 eleitores. Fantasmas assim, nem num filme de terror...
► Brinquedos que nunca passaram por fiscalização antes de serem postos no mercado, estão à venda no Brasil ostentando o selo de controlo de qualidade.
► Relatório revela que traficantes ligados aos grandes cartéis da droga da Colômbia estão escondidos no Brasil.



domingo, setembro 09, 2007

INSTANTÂNEOS (32) de 3 a 8 de Setembro


Segunda-feira, 3.
► Segundo a OIT, a produtividade dos Brasileiros tem decaído ao longo dos últimos 25 anos.
► A proposta de orçamento encaminhada pelo governo ao Congresso prevê a criação de 28.979 novos cargos no serviço público da União e a contratação de 56.348 servidores. Isso terá um impacto de R$ 3,5 bilhões nas contas públicas, dos quais R$ 1,9 bilhão no ano que vem.
► As exportações brasileiras atingiram o valor recorde de US$ 15,1 bilhões em agosto, mas o saldo da balança comercial caiu em relação a agosto de 2006. Isso porque as importações também bateram recorde: US$ 11,6 bilhões.
► Um relatório da Associação Internacional de Tráfego Aéreo (IATA) revela que o Brasil tem 3,5 vezes mais acidentes com aviões do que a média mundial. Com os últimos acidentes registados, esse número elevou-se ainda mais.
► Depois de promessa públicas, o Governa de Lula recua e nega que vá libertar 2 bilhões de reais (741 milhões de reais) para a Saúde. Na reunião foram patentes divergências dentro do Governo. O ministro da Fazenda deu o dito por não dito. [publicado em "Instantâneos 31, de 27 de Agosto a 1 de Setembro"].
Afinal, o ministro da Fazenda já tem outra vez os prometidos 2 bilhões para a Saúde... Embora orçamentada há muito para a rubrica, a verba estava retida nos cofres do Governo... e vai ser agora libertada em regime de emergência... A política do Governo parece uma rolha em mar revolto: nunca se sabe para onde vai...
► Morte de grávida de 5 meses torna-se caso de Polícia em Vitória, estado do Espírito Santo. Por falta de ambulância, foi obrigada a deslocar-se de táxi entre vários hospitais. Ao fim de 4 horas de espera faleceu por edema pulmonar e cerebral.
► Das pessoas que morrem ou provocam mortes em acidentes de trânsito no Brasil, mais de metade está embriagada.
► No estado do Rio Grande do Sul, menina de 17 anos comandava 50 bandidos que compunham quadrilha de roubo de cargas de camiões. Usava 2 pistolas e agia com grande violência. Filha de empresário bem sucedido, não precisava de dinheiro. Actuava assim apenas para se divertir...
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, colégio é assaltado 23 vezes. Nem as grades em portas e janelas (que dão ao edifício o aspecto de presídio) têm impedido os ladrões. E, pelos vistos, a segurança é nula, tanto da escola como da Polícia... A não ser que...
► A Polícia de Pernambuco prendeu uma quadrilha de extermínio, a 9ª este ano neste estado. Composta por 18 elementos, é responsável por mais de 30 homicídios por encomenda.
► Incursão policial de 250 homens em favela do Rio de Janeiro durante 8 horas mata 9 bandidos e prende 2. Segundo a Polícia, são todos acusados de crimes vários, entre os quais tráfico de drogas e roubo de carros.
► Chefe da Polícia do Rio de Janeiro que denunciou envolvimento de polícias com o mundo do crime foi alvo de atentado à porta de casa. Foram disparados 9 tiros sobre o carro. Atingido por 6 projécteis, 4 no abdómen, 1 no braço e outro na mão, foi operado e sobreviveu. Um dos denunciados é o antigo chefe da Polícia do Rio, demitido e hoje deputado; ele estaria comprometido com a máfia dos caça-níqueis e do jogo ilegal na generalidade, e apressou-se a negar qualquer responsabilidade no atentado. A arma do crime é do tipo das usadas habitualmente por agentes da Polícia.
► Ao fim de 4 horas de reunião de 36 promotores, foi decidido, por 16 contra 15, confirmar no cargo, vitaliciamente, com o salário de 10.000 reais (3.704 euros) por mês, o colega que matou a tiro um rapaz de 20 anos e feriu outro, durante uma rixa. Foi, ainda, resolvido que terá foro privilegiado no julgamento, com base em legítima defesa, não sendo submetido a júri popular. Em princípio, a sua ficha ficará limpa. A arma de fogo utilizada foi-lhe devolvida. Perante o escândalo da decisão, as famílias das vítimas recorrerão para um órgão superior de promotores (Conselho Nacional de Promotores) e para a Organização dos Estados Americanos (OEA). [publicado em "Instantâneos 31, de 27 de Agosto a 1 de Setembro"]
O Conselho Nacional do Ministério Público decidiu por unanimidade afastar do cargo o promotor que matou um rapaz de 20 anos e feriu outro. Agora o julgamento poderá ser levado a júri popular. Segundo testemunhas, não houve legítima defesa, mas sim abuso de autoridade (foram disparados 12 tiros). Ainda de acordo com testemunhas, o promotor (26 anos) andava permanentemente armado, era uma pessoa insegura e quizilenta, e saía permanentemente bêbado do bar que frequentava todos os dias.
► Em discurso no 3º Congresso do PT (Partido dos Trabalhadores), o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, que já foi presidente do partido, pediu aos seus correligionários que se mobilizassem para defender os réus do caso "mensalão" (desvio de fundos públicos para pagamento a parlamentares da oposição que votavam favoravelmente os projectos do Governo), agora a serem julgados no Supremo Tribunal Federal. Os 40 implicados são quase todos afectos ao PT. Falta de vergonha...
► No 3º Congresso do PT, o presidente Lula disse que o partido é o único com autoridade moral e ética. Falta de vergonha e falta de ética.
► No 3º Congresso do PT, o presidente Lula deu a entender que está magoado com os 6 juízes de sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal, os que consideraram réus os 40 implicados no "mensalão". Falta de vergonha, falta de ética, falta de sentido de Estado...
► No 3º Congresso do PT foi decidido apresentar às eleições presidenciais de 2010 um candidato petista, que não terás de ser, necessariamente, do PT. O que quer isto dizer?... Que as cabeças do PT estão todas confusas?...

Terça-feira, 4.
► "Apesar dos discursos triunfalistas do Governo, a inflação já chegou – e em força – à mesa do consumidor brasileiro".
► Entre 2003 e 2007 os gastos públicos atingiram 53 biliões de reais (19,6 biliões de euros). Nesse período foram admitidos 232.000 funcionários públicos.
► O ministro da Justiça reconheceu que há uma pequena fatia da população que aufere em pleno dos benefícios do seu ministério, enquanto que a maioria não tem acesso aos mecanismos democráticos do judiciário.
► Foram presas 29 pessoas (21 no estado de Pernambuco e 7 no estado do Ceará) que desviavam dinheiro de bancos pela internet. Nalguns casos o roubo chegou a 20.000 reais por dia (7.408 euros).
► No sul do país (estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul) foi desbaratada quadrilha de 62 elementos que roubava carros e falsificava placas de matrícula e documentos para depois exportar os veículos para países vizinhos.
► No estado de Mato Grosso do Sul (o que poderá ser extensivo a todo o país) camionistas tomam drogas para não dormir, 33% dos quais consomem cocaína. Desses homens, 46% trabalham mais de 16 horas por dia.
► Em Santana de Ipanema, pequena cidade do sertão do estado de Alagoas (Nordeste) um hospital que custou 9,5 milhões de reais (3,6 milhões de euros) nunca funcionou por falta de equipamentos e de pessoal, enquanto a população mais desfavorecida passa horrores nos hospitais da região. O edifício foi invadido pelo mato e pelo bicho da madeira. Entretanto, ninguém pede nem presta contas.
► A jovem de classe média alta que comandava quadrilha para assaltar camiões e lhes roubar a carga é suspeita de ter assassinado o dono de uma farmácia que impedia os contactos de amizade de uma sua filha com a assaltante.
► O senador Renan Calheiros diz que está a ser linchado e declara-se inocente de todas as acusações. Entretanto, surge nova acusação: ele teria sido beneficiado com fundos públicos desviados por elementos do seu partido que prestavam serviço em empresas estatais.
► No Rio de Janeiro, chefe de uma esquadra de polícia e cúmplice foram presos por organizar falsa operação stop ("blitz" é o nome no Brasil) para roubar os motoristas. Com eles foram encontradas 3 armas, uma das quais com o número de registo riscado. A chefe da esquadra que tomou conta da ocorrência tentou desvalorizar o caso e remete-lo para a impunidade, dizendo que "as Polícias são amigas, não tem de haver brigas entre as corporações". Verificou-se que ela é noiva do polícia transgressor, e os dois estão a ser investigados pela Corregedoria.
► Em 7 meses verificou-se um aumento de superior a 45% de dengue no país. A contaminação encharca o país. Enquanto isso, as verbas para a Saúde são esmoladas ao ministro da Fazenda pelo ministro da Saúde...
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos (29), de 13 a 18 de Agosto".
O Governo diz que o fim da CPMF desequilibraria o orçamento, com prejuízo de projectos sociais. Para a Saúde, fim para que a contribuição foi criada, em 2007 apenas foram destinados 42% da sua arrecadação. Os "projectos sociais" referem-se ao subsídio caça-votos designado por "bolsa família", fomentador de preguiça, desemprego, banditismo e prostituição.
► Mais de 10 tipos diferentes de remédios para doenças graves faltam há 6 meses nos hospitais públicos do estado de Pernambuco (Nordeste), pondo em risco de vida para cima de 1.000 doentes crónicos.
► Presos indivíduos que defraudavam concursos públicos para entrada na Polícia. Tratava-se de traficantes, ladrões e assassinos que procuravam a impunidade entrando na instituição.
► Muitos brasileiros não conseguem receber as respectivas pensões de reforma por serem considerados falecidos pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), mercê de métodos de trabalho defeituosos reflectidos no sistema informático

Quarta-feira, 5.
► Ontem, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, inaugurou com pompa e circunstância as obras de construção de uma refinaria de petróleo no mais pobre e atrasado estado do Brasil, Pernambuco (donde ele é natural). O presidente Hugo Chávez da Venezuela, país que entra na parceria, não compareceu ao evento, mas mandou o recado de que o atraso que se verifica no início das obras é uma vergonha. Tal qual assim sem papas na língua, como é hábito do venezuelano. Hoje, as máquinas estão paradas a um canto no terreno deserto, por falta de pessoal qualificado para iniciar a construção.
► No estado de Minas Gerais, 1.500 doentes com obesidade mórbida aguardam nas filas de espera para cirurgia.
► O Conselho de Ética do Senado, após 3 horas de discussão, concluiu que o senador Renan Calheiros teve despesas pessoais pagas por uma empresa de construção com contratos de trabalho com o Estado, e exigiu por 11 a 4 a cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar. A votação no Senado, por voto secreto, segundo o regimento, terá lugar na quarta-feira 12.
► No Rio de Janeiro, pelas 16 horas, um comboio com 800 passageiros chocou a alta velocidade com outro que manobrava na linha. Resultaram do acidente 9 mortos e 70 feridos, 15 em estado grave. [Publicado em "Instantâneos 31 de 27 de Agosto a 1 de Setembro"].
Sem parafusos e com remendos, é o estado da ferrovia do Rio de Janeiro onde se deu o choque entre dois comboios na semana passada. Maquinista que declarou já ter andado em comboio sem travões, diz que o risco de acidente é constante.
► Nos últimos 4 anos registaram-se no Brasil 480.000 casos de dengue, 12 vezes superior ao verificado até então. De Janeiro a Julho deste ano o aumento foi de 45%, com 98 mortes.
► Fala-se já em epidemia nacional de dengue.
► Dos 14,2 milhões de aposentados brasileiros, 30% exercem algum tipo de actividade profissional.
► Devido à seca, foram apontados hoje no país 17.000 pontos de queimadas.
► Em 3 dias, acção da Polícia em favelas do Rio de Janeiro matou 21 pessoas, todas traficantes, segundo as autoridades. Foram feitas prisões e aprendidas 50 motos roubadas, droga, e armas, entre as quais um lança-foguetes capaz de derrubar helicópteros e fazer explodir blindados.
► O Governo determinou o aumento de verbas do Orçamento para o subsídio assistencial "bolsa-família", para além da extensão do benefício da idade de 15 anos até à idade de 17 anos - boa idade para quem não está na escola se dedicar a uma actividade profissional... É claro que a medida é eleitoralista, uma vez que aos jovens de 16 e 17 anos é permitido votar. No próximo ano há eleições autárquicas, e daqui a 2 anos (eleições presidenciais, parlamentares e para governador de estado) esses jovens já são obrigados a votar. Assistência, assistência...
► Ministro do Planeamento vem a público repetir o que o Governo já tinha afirmado: se a CPMF (Contribuição Provisória para a Movimentação Financeira) acabar (tema de discussão actual no Congresso) o esquema fiscal fica desequilibrado e será preciso rever o Orçamento. O Governo pretende fazer passar a imagem do papão da falta de dinheiro...
► Em Agosto, a inflação teve um aumento de 1,4% provocado pela alta de preços dos alimentos.
► O leite do tipo "longa vida" aumentou 61% desde o início do ano.

Quinta-feira, 6.
► Numa cidadezinha brasileira, no do andar de cima da igreja local funciona um motel (que no Brasil designa um estabelecimento para casais em curta permanência).
► No estado do Ceará, 25 municípios declararam situação de emergência devido à seca.
► O pagamento dum prémio de lotaria de 27 milhões de reais (10 milhões de euros) foi suspenso pela Justiça depois de um carpinteiro se ter queixado na Polícia de que o patrão lhe teria sonegado o bilhete. O acusado terá oferecido uma motorizada ao queixoso para o compensar, e, neste momento, não se sabe do seu paradeiro.
► Clínica clandestina de abortos no Rio de Janeiro reabre 1 mês depois de ter sido sentenciado o seu encerramento.
► No Rio de Janeiro realizam-se 40 abortos clandestinos por dia. Muitos acabam em hospitais públicos, e, nalguns casos, verifica-se que eles não foram completamente efectuados.
► Nas ferrovias de São Paulo registaram-se este ano 21 mortes e 59 atropelamentos por comboios. A população atravessa sem cuidado a linha férrea que não tem qualquer protecção.
► Menores de 12 e 16 anos assaltam carro com pistola de plástico, e dominam proprietária do carro e seus 2 filhos. Acabam por ser detidos a tiro por agente da Polícia que, por acaso, passava no local.
► O Governo diz que é preciso investir 223,8 bilhões de reais (83 bilhões de euros) em transportes nos próximos 10 anos. As estradas contribuem com mais de 60% do transporte de mercadorias, o caminho de ferro com 20%, os navios com 18% e o avião com 1%.
► O aumento de verbas para as Forças Armadas brasileiras será de 6 para 9 bilhões de reais (2, 2 para 3,3 bilhões de euros).
► Está a ser investigada denúncia segundo a qual forças armadas da Venezuela terão invadido o espaço aéreo brasileiro, e penetrado em território do Brasil pelo norte.
► Em São Paulo, 40% das famílias estão com pagamento de contas em atraso, o que reflecte o endividamento geral dos brasileiros.
► Em relação a Julho, a inflação de Agosto duplicou. O preço dos alimentos aumentou 1,37%, com o leite a subir 51,65%.
► Outro director da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) pede demissão, mas o caso passou quase despercebido na comunicação social.

Sexta-feira, 7.
► Médicos do Rio de Janeiro fazem especialidades de cirurgia e emergência em países em guerra, para poder tratar ferimentos provocados pelas sofisticadas armas dos traficantes.
► Em Minas Gerais, o estado com a maior rede viária do país, e onde as estradas apresentam o pior estado de conservação, os radares, que contribuíam para reduzir o número de acidentes, foram desligados porque o governo estadual não renovou os contratos de prestação de serviços com as empresas de manutenção. O número de atropelamentos aumentou.
► O Brasil fabrica roupas que bloqueiam 98% das radiações solares.
► O dia de hoje, feriado nacional, foi marcado pelas cerimónias do dia da independência (7 ed Setembro de 1822).
► O custo com os desfiles militares do 7 de Setembro foi de 2 milhões de reais (741 milhões de euros), o dobro do ano passado.
► Nas cerimónias públicas de 7 de Setembro registaram-se em várias capitais dos estados do país confrontos entre Polícia e manifestantes que protestavam contra vários aspectos da vida nacional, um dos quais a corrupção política que prolifera. Em muitos casos, membros do Governo e outras autoridades foram vaiados.
► Filme sobre corrupção policial no Brasil é pirateado, e chega aos vendedores de rua antes de ser lançado no circuito comercial. [publicado em "Instantâneos 31, de 27 de Agosto a 1 de Setembro"].
O filme pirata "Tropa de Elite" já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, antes de chegar às salas de cinema. A Polícia entrou com uma acção na Justiça para impedir a divulgação comercial, dado que o filme, segundo comentadores, apresenta cenas de grande realismo da actuação da Polícia nas surtidas às favelas, nos interrogatórios, e na comunicação estratégica e táctica da corporação, principalmente durante as operações.

Sábado, 8.
► Em mais uma rota de colisão com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) Ministro da Defesa desmente publicamente relatório apresentado pelo presidente da Agência, que considerava estar debelada a crise aérea. "A crise aérea continua, não foi superada" – afirmou o ministro.
► Líder comunitário de favela que denunciou a presença na sua área de "milícias" (grupos armados, integrando agentes da Polícia, que fazem extorsão de dinheiro nas comunidades a troco de pretensa protecção contra traficantes) foi baleado por quatro homens e sequestrado. Testemunhas afirmam que havia polícias entre os atiradores, e que uma viatura da Polícia deu cobertura à ocorrência.
► Junto de uma esquadra de Polícia do Rio de Janeiro, bandidos ateiam fogo em 5 viaturas que se encontravam estacionadas. Segundo as autoridades, tratava-se de carros roubados. Segundo os traficantes, os polícias da área faziam parte das milícias que actuam na região. A guerra decorre da tentativa de controle, por polícias e traficantes, de postos de venda de drogas nas favelas.
► Desde 1936 que a lei obriga a que as receitas médicas sejam escritas por extenso e de forma legível. No entanto, devido à ilegibilidade generalizada, e apesar da existência de computadores, ocorrem muitos acidentes por erros de medicação (nome do remédio, dosagem do produto, e forma de administração).
► Juíza brasileira de pequena cidade do interior do estado da Bahia, teria libertado em tempos o segundo maior traficante internacional de drogas a viver no Brasil, um colombiano recentemente preso no país. Os dois eram visita mútua frequente. Há suspeitas de que a juíza esteja envolvida em esquemas de corrupção, com recebimento de dinheiros do tráfico.O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu inquérito criminal contra a juíza.
► Nos rios da Amazónia, com origem em Belém, capital do estado do Pará, circulam barcos sem iluminação e sem coletes salva-vidas ou qualquer outro meio de protecção, pondo em risco a segurança dos passageiros. Além disso, habitualmente transportam botijões de gás nos porões, sem que os passageiros disso se apercebam. De um modo geral, navegam com elevado excesso de lotação.
► No Rio de Janeiro, uma armadilha na sinalização da estrada desvia os viajantes que pretendem visitar o monumento ao Cristo Redentor para o interior duma favela onde são assaltados. As autoridades dizem que vão corrigir a sinalização... daqui a alguns dias...
► No Brasil há 46 milhões de automóveis em circulação, aumentando até ao fim do ano em mais 3 milhões. Só em São Paulo, são emitidas para a atmosfera 12 milhões de toneladas de CO2 por ano.
► A FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) é acusada de ter pago por serviços contratados preços 10 vezes superiores ao do mercado. O director da FUNASA é apadrinhado pelo senador Renan Calheiros.
► A Biblioteca Nacional de Brasília, inaugurada há ano e meio, continua fechada e sem um único livro. A construção, que custou 42 milhões de reais (16 milhões de euros), não foi desenhada no projecto para a função a que se destinava. Os vários erros cometidos exigem agora mais 4 milhões de reais (1,48 milhões de euros). Entretanto os gastos aumentam, já que é preciso pagar aos 20 funcionários, bem como as despesas de electricidade que chegam a 125.000 reais por mês (46.300 euros).
► A pista principal do aeroporto de Congonhas, onde começou o acidente com o Airbus brasileiro que vitimou 199 pessoas, foi libertada para operações de pouso e descolagem, depois de ter recebido as modificações de segurança que se impunham (fendas para escoamento de água e para reforço da capacidade de aderência). No entanto, ela só funcionará quando não chover, até que peritos procedam à vistoria técnica. Pergunta: então, abriram para quê?...
► Economista afirma: "Governo não abre mão dos impostos [referindo-se em particular à CPMF] porque não pára de gastar mais".
► A sonegação de impostos no Brasil representa 30% do PIB.
► No estado de São Paulo, 92 agentes da Polícia são investigados por envolvimento na máfia dos caça-níqueis.
► O maior zoológico da América Latina, em São Paulo, desde 2003 mantém abertas as suas portas de noite para que a população possa apreciar os hábitos nocturnos dos animais.
► Um jovem infractor em presídio custa aos cofres públicos tanto quanto 28 alunos do ensino fundamental (do 5º ao 8º ano).



domingo, setembro 02, 2007

INSTANTÂNEOS (31) de 27 de Agosto a 1 de Setembro


Segunda-feira, 27.
► Na zona metropolitana de Curitiba (capital do estado do Paraná, região Sul), estudante universitária de 23 anos foi assaltada por dois adolescentes (15 e 18 anos) que a roubaram, violaram, mataram com um tiro na boca e lhe incendiaram o carro com ela dentro. Um casal, também de adolescentes, foi preso por cumplicidade.
► Em São Paulo, criança de 11 meses é roubada por falsa funcionária de loja onde a mãe fazia compras.
► A crise dos hospitais públicos que tem afectado o Nordeste estende-se agora à região Sul.
► Nos hospitais de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, 70% dos atendimentos foram suspensos. Os médicos exigem reajuste salarial.
► Em menos de 1 mês, 21 bebés morrem em maternidade de alto risco em Aracaju, capital do estado de Sergipe (Nordeste), uns por infecção bacteriana, outros por "complicações de parto". Nos últimos 6 dias verificaram-se 11 mortes. A maternidade está superlotada e degradada. Perto dela existe uma outra, inaugurada há 8 meses, tendo custado 11 milhões de reais (4 milhões de euros), mas não pode ser utilizada porque diversas falhas no projecto a tornam inabitável. A construção teve lugar num terreno alagadiço que está a afundar. Existem equipamentos de última geração em salas alagadas por infiltrações de água. Metade dos fundos do investimento foram desviados durante a construção.
► Em Fortaleza, capital do estado do Ceará, 35 cirurgiões cardiologistas fazem greve. Eles pretendem aumento sobre os 76 reais (28 euros) que o estado lhes paga por cada cirurgia.
► No estado de Pernambuco, apesar do aumento salarial aceite há 1 semana, 130 médicos pediram demissão por alegadas más condições de trabalho.
► Em São Paulo, doentes esperam em macas nos corredores os atendimentos de emergência.
► No estado de Alagoas, técnicos de enfermagem e auxiliares estão em greve por reajuste salarial.
► No Brasil verificam-se 59.000 novos casos de cancro de mama por ano. A cada 36 minutos verifica-se uma morte por essa causa (60% dos casos são estados avançados da doença).
► No estado da Bahia realiza-se 1 aborto clandestino a cada 3 horas.
► Em cada 10 brasileiros, 7 dependem exclusivamente do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), o esquema de saúde pública. Apenas 30% possuem recursos que lhes permitem recorrer a sistemas de saúde privada.
► Em todo o Brasil, o número anual de abortos clandestinos é de 1 milhão.
► NOTÍCIA!!! Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, homem morde orelha de cão pitbull para que ele largue a cabeça da sobrinha de 2 anos que o cachorro atacava com violência.
► No Rio de Janeiro, estudante de Geologia é preso quando assaltava pela 41ª vez a mesma rede de farmácias. Roubava medicamentos e dinheiro.
► Há 40 anos a rede ferroviária brasileira transportava 100 milhões de passageiros por ano. Hoje transporta menos de 1 milhão, e mesmo as mercadorias são conduzidas em 60% por estrada.
► Baixos salários e falta de equipamentos adequados dificultam a acção da Polícia no Rio de Janeiro. Em muitaws esquadras (delegacias) os computadores ainda não fizeram a sua aparição. Noutras, não há fax. Em muitos casos são mesmo os agentes a pagar do próprio bolso algum do material de trabalho.
► Quase metade dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo têm peso acima da média por erro alimentar – 38% são gordos e 3% obesos.
► No processo do "mensalão" (pagamento com dinheiros públicos desviados a parlamentares para aprovarem as propostas do Governo do presidente Lula da Silva) continuam a surgir réus dentro os denunciados pela Procuradoria Geral da República. Agora, o Superior Tribunal Federal, instância máxima do Poder Judicial, estuda as denúncias sobre membros da cúpula do PT (Partido dos Trabalhadores, base de apoio do presidente Lula), acusados de desenharem e operacionalizarem o esquema de assalto aos cofres públicos, e de corrupção. Dos 40 indiciados, 37 já estão constituídos como réus. O ex-deputado Roberto Jefferson, que, enquanto presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) revelou publicamente o escândalo, também vai sentar-se no mesmo banco dos réus, ao lado de altos quadros do PT como José Dirceu, o mentor do esquema, ex-ministro chefe da casa civil de Lula da Silva, e José Genoíno, ex-presidente do PT.
► Promotor de justiça de 26 anos que há quase 36 meses matou a tiro um jovem de 20 anos e feriu outro, durante uma rixa, foi suspenso das funções, mas anda à solta e continua a ganhar o salário por inteiro de 10.000 reais por mês (3.704 euros). O salário mínimo, com que grande parte da população é obrigada a sobreviver, cifra-se em 400 reais (148 euros).
► Bandido de menoridade, por mais hediondo que seja o crime praticado, não pode ter pena superior a 3 anos de prisão.
► Guru espiritual muito conhecido, especialmente consultado por artistas e desportistas, preparava-se para deixar São Paulo rumo a Amesterdão com 4 quilos de cocaína.
► Só em Pernambuco, há 90.000 pessoas prejudicadas por professores de alfabetização que receberam as verbas do programa e desapareceram.
► No caso Renan Calheiros (presidente do Senado e do Congresso brasileiros), acusado de ter contas pessoais pagas por uma empresa de construção civil, a análise à sua contabilidade revelou, entre outras coisas, uma verba de 24.000 reais não justificada (9.000 euros), e um empréstimo de 170 mil (63.000 euros) não declarado ao fisco.
► O presidente da República (Lula da Silva) diz ao seu partido (PT, Partido dos Trabalhadores) que não insista em querer indicar um candidato às próximas eleições presidenciais. Pois, é bem de ver, com todas as escandaleiras políticas e financeiras em que o partido anda embrulhado, qualquer candidato indicado pelos petistas não teria grande receptividade nos eleitores. No entanto, o presidente reserva-se o direito de indicar o seu próprio candidato. O venezuelano Hugo Chávez começa a ter seguidores, ainda que encapotados.

Terça-feira, 28.
► O tempo estimado para o julgamento dos réus do caso "mensalão", a decorrer no Supremo Tribunal Federal (STF), é de 2,5 anos a 3 anos. Cada réu terá direito a 8 testemunhas. Se for acolhida a denúncia do Procurador Geral da República (PGR) para os 40 indiciados, só testemunhas serão 320.
► Mais um director da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) pediu a exoneração do cargo (director para a prevenção dos acidentes aéreos), desta vez sem invocar razões. Não é difícil avançar que o principl motivo é a forte pressão a que a ANAC tem estado sujeita em diversos quadrantes da vida nacional, incluindo o ministério da Defesa, de quem depende, devido ao acidente evitável do Airbus que vitimou 199 pessoas no mês de Julho.
► Ministro da Defesa diz que tem dificuldades em encontrar figuras que queiram integrar a ANAC, e vai pedir ao presidente Lula que apresente ao Congresso medida provisória que permite ao Executivo exonerar elementos das agências reguladoras. A legislação actual é paralisante no que respeita à tomada de medidas moralizadoras e disciplinares, e quanto à "limpeza" de incompetências.
► O STF acolhe a denúncia do PGR, e considera réus todos os 40 indiciados do caso "mensalão". Neles estão incluídos 4 membros das cúpulas do PT, o partido a que pertence o presidente da República, Lula da Silva. Em paralelo, correrá na Justiça processo para recuperação de 55 milhões de reais (20,4 milhões de euros) desviados dos cofres públicos para o esquema do mensalão (pagamento a parlamentares para que votassem favoravelmente as propostas do Governo Lula).
► Apesar do Inverno, em Brasília não chove há 3 meses. Noutras zonas do país a humidade do ar desceu a níveis comparáveis aos dos desertos. É a pior seca desde há 10 anos. Dos 26 estados mais o Distrito Federal, 8 estão em alerta. Há 14.000 focos de incêndio. Extensas áreas de mata preservada já arderam. A manifestação de doenças respiratórias teve um aumento de 10%.
► Mais uma vez o MST (Movimento dos Sem Terra) prova à sociedade que não constitui um movimento de trabalhadores rurais que pretendem uma reforma agrária, mas sim um bando de arruaceiros (que recebe avultadas verbas do Estado, cujo destino é bem diferente daquele que se pretende) e oportunistas que tudo destrói por onde passa. Obrigados a abandonar a última invasão de uma fazenda altamente rentável, deixaram um rasto de destruição nos 3 dias em que lá permaneceram.
► As companhias aéreas TAM, GOL e Varig deixarão de pousar num dos principais aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont) em dias de chuva, até que sejam efectuadas obras de aumento de aderência e atrito da pista. Até lá, os voos serão desviados para o aeroporto Tom Jobim.
► Juíza confirma que a directora da ANAC que pediu a exoneração a enganou com um documento forjado para conseguir a libertação da principal pista de Congonhas (São Paulo) antes das obras concluídas (para favorecer os lucros das companhias aéreas). Nessa pista iniciou-se o acidente com o Airbus da TAM que vitimou 199 pessoas.
► O secretário adjunto da mesa do Senado pediu afastamento por alegadas pressões que a mesa tem sofrido para que a votação do caso Renan Calheiros seja feita por voto secreto, o que beneficiaria o senador. Se assim for, os próprios relatores do processo não poderão exprimir o respectivo parecer quanto ao voto. Um dos relatores, amigo e aliado de Renan, pretende voto secreto, alegando ser essa a orientação da assessoria jurídica (que terá também sofrido pressões no sentido de que Renan seja inocentado).
► Os gastos públicos do Brasil sofreram um aumento de 12,5%, posicionando-se nos 236,8 biliões de reais (87 biliões de euros).
► Falsa agência de lotarias roubou 5 milhões de reais (2 biliões de euros) em 4 dias de funcionamento. As apostas eram recolhidas, mas não encaminhadas para a sede do jogo (a Caixa Económica Federal).
► No estado de Rondônia, bebé de 7 meses é morto com tiro na cabeça, devido a bala perdida em confronto de bandos rivais.
► Estagiária de grande empresa de Santos, cidade do litoral de São Paulo, manda matar colega para ficar com o emprego. Outras 2 vítimas potenciais escaparam, uma delas a mulher do chefe; com ele a estagiária agora presa mantinha relações amorosas.
► No aeroporto internacional de Fortaleza (capital do estado do Ceará), foi roubado o equipamento exterior de auxílio ao pouso. O material, de grande porte, encontrava-se em área de acesso restrito.
► Alguns sectores políticos disseram há 2 anos que a denúncia do esquema do "mensalão" mais não era do que um artifício conspiratório para denegrir a imagem do presidente Lula. Agora, o STF desmentiu isso, ao aceitar o indiciamento de 40 suspeitos, convertendo-os em réus, ainda que os implicados devam ser muitos mais. Mas a procissão apenas começa a sair... Provavelmente algumas surpresas aparecerão, principalmente se os acusados, encostados à parede, resolverem falar...
► O senador Renan Calheiros terá mais uma verba não declarada ao fisco, agora descoberta. Disse tratar-se de um empréstimo feito por uma empresa de aluguer de carros, pertencente a um primo.

Quarta-feira, 29.
► Segundo um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um brasileiro rico gasta 10 vezes mais do que um pobre. No Nordeste, a região de maior desequilíbrio e assimetria, o rico gasta 11,8 vezes mais do que o pobre; 10% dos mais ricos gastam mais do que 40% dos mais pobres.
► As famílias brancas brasileiras ganham, em média, mais do dobro do que as dos negros, revela o estudo citado anteriormente.
► Segundo outro estudo, agora da Fundação Getúlio Vargas, o brasileiro gasta mais com tabaco do que com arroz e feijão.
► Ao fim de 4 horas de reunião de 36 promotores, foi decidido, por 16 contra 15, confirmar no cargo, vitaliciamente, com o salário de 10.000 reais (3.704 euros) por mês, o colega que matou a tiro um rapaz de 20 anos e feriu outro, durante uma rixa. Foi, ainda, resolvido que terá foro privilegiado no julgamento, com base em legítima defesa, não sendo submetido a júri popular. Em princípio, a sua ficha ficará limpa. A arma de fogo utilizada foi-lhe devolvida. Perante o escândalo da decisão, as famílias das vítimas recorrerão para um órgão superior de promotores (Conselho Nacional de Promotores) e para a Organização dos Estados Americanos (OEA).
► Avião, helicóptero, 2 lanchas e 12 carros de luxo, 2 dos quais avaliados em 1 milhão de reais (370.000 euros), foram confiscados pela Polícia que prendeu o maior empresário de jogos electrónicos do Nordeste, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e contrabando. Com ele foram presos, também, a ex-mulher, 2 advogados e 7 funcionários. Possuía mais de 500 centros de apostas, cuja segurança privada estava a cargo, em muitos casos, de agentes da Polícia fora dos horários de serviço. Dos 100 milhões de reais facturados por ano (37 milhões de euros), apenas eram declarados 6%. Dos últimos 5 anos, as dívidas ao fisco, apenas por declaração de rendimentos, situam-se em 180 milhões de reais (67 milhões de euros). A fortuna está avaliada em 50 milhões de reais (18,5 milhões de euros).
► Preços dos produtos agrícolas sobem no Brasil 5 vezes mais do que os de bens da indústria (respectivamente, aumentos de 12,8% e 2,7%), podendo contribuir para um aumento da inflação.
► A cada nova vítima, cresce o número de cães da raça pitbull abandonados nas ruas de São Paulo. Em 5 dias registaram-se 15 ataques. Desde o início do ano já foram recolhidos 620 destes animais.
► A estagiária que mandou executar uma colega para ficar com o emprego foi julgada e condenada a 20 anos e 4 meses de cadeia. Segundo a legislação, ao fim de 5 anos pode passar ao regime semi-aberto. Não será isto uma forma de impunidade?...
► O Governo do presidente Lula diz que o julgamento do "mensalão" não prejudica a sua imagem, isto apesar de haver 3 ex-ministros seus entre os réus.
► Em São Paulo, foi preso aquele que é considerado o rei da prostituição do Brasil. A boate mais conhecida no país, "Bahamas", funcionava como bordel de alto luxo, o mesmo acontecendo ao hotel de 40 metros de altura que lhe fica por detrás, e que se encontra na rota de pouso dos aviões que se fazem às pistas de Congonhas. Ambos os estabelecimentos foram lacrados pela Polícia, se bem que a boate tenha alvará de funcionamento há cerca de 20 anos. O proprietário, que possui o curso superior de Psicologia, é acusado de exploração de prostituição (a prostituição, como actividade, é permitida no Brasil) e lavagem de dinheiro. [Publicado em "Instantâneos 29, de 13 a 18 de Agosto".
O rei da prostituição pediu asilo político a 7 países, alegando que está preso há mais de 15 dias sem ser interrogado. Se fosse acolhida a pretensão, não faltariam pedidos de asilo político por esse país fora... É de risota...
► O Procurador Geral da República (PGR) disse possuir novas provas de incriminação dos envolvidos no escândalo do "mensalão".
► "O Brasil é o país do crime sem castigo. (...) A impunidade é uma das grandes mazelas do país, senão a maior". – opinião de analista de política do telejornal Edição Nacional, TVE Brasil.
► Oposição acusa Renan Calheiros de se servir do lugar que ocupa (presidente da mesa do Senado e do Congresso) para obter vantagens no julgamento que o aguarda no Conselho de Ética.
► Por decisão do presidente Lula da Silva, o Director-geral da Polícia Federal (PF) foi substituído pelo Secretário Nacional de segurança Pública. Teme-se que ele faça mudanças profundas na organização, de modo a torná-la susceptível a mudanças políticas. De resto, se se pretendesse uma actuação da PF idêntica à que tem tido no combate ao crime organizado, envolvendo grandes figuras da sociedade brasileira, o seu chefe máximo não teria sido substituído. Pelos vistos, há quem pretenda continuar a favorecer a impunidade de alguns... A gravidade está em que essa postura vem de cima...
► Um novo parecer da assessoria jurídica do Senado, desta vez a pedido da oposição, é diametralmente oposto ao anterior, pedido pelos aliados de Renan quanto ao tipo de voto para o julgamento do senador: enquanto neste caso aconselharam o voto secreto, no novo parecer indicaram como preferencial o voto aberto. Que assessoria é esta que faz pareceres por encomenda?...
► Filme sobre corrupção policial no Brasil é pirateado, e chega aos vendedores de rua antes de ser lançado no circuito comercial.
► "Já se tinha perdido o respeito pela verdade; agora perdeu-se, também, o respeito pela mentira" – a propósito das continuadas afirmações do presidente Lula de que nada sabia do esquema do "mensalão", planeado e dirigido de um gabinete do palácio presidencial ao lado do seu.
► O Governo Lula disponibiliza para infraestruturas no país apenas 0,5% do PIB, o menor valor de toda a história brasileira.

Quinta-feira, 30.
► As 500 rádios clandestinas fechadas pela Polícia em São Paulo tornaram a abrir, e provocam perigosas interferências nos pousos e descolagens dos aviões. Durante este ano registaram-se 571 interferências.
► Na favela da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, foi descoberto laboratório que refinava 500 kg de cocaína por semana. Foram presos o químico e 2 colaboradores.
► No caso Renan Calheiros, 2 dos 3 relatores do processo recomendaram a cassação do senador, e acusam-no de ter mentido ao Senado nos seus depoimentos. O terceiro, aliado de Renan, pediu a absolvição. A oposição ganhou o pleito sobre o tipo de voto, tendo vencido por 10 a 5 no Conselho de Ética a votação aberta. Os aliados conseguiram o adiamento da votação para a próxima semana, e ameaçam recorrer ao Supremo para que os votos sejam secretos. Com tantas manigâncias, é impossível que Rena não tenha culpas no cartório.
► No Rio de Janeiro, pelas 16 horas, um comboio com 800 passageiros chocou a alta velocidade com outro que manobrava na linha. Resultaram do acidente 9 mortos e 70 feridos, 15 em estado grave.
► Um dos maiores jornais do Brasil publica matéria duma jornalista que terá ouvido num restaurante conversa telefónica de um dos juízes do Supremo Tribunal Federal em que afirmava que a votação do caso "mensalão" teria sido feita com a faca no pescoço. As "indicações" seriam para "amaciar" em relação a José Dirceu, apontado como o cabecilha do esquema de corrupção, mas que a pressão da imprensa terá obrigado à aceitação da denúncia do Procurador Geral da República.
► Dirceu defendeu-se em conferência de imprensa da acusação de formação de quadrilha e de corrupção activa. Face ao artigo referido atrás, afirmou que a votação do Supremo está sob suspeição, e que, a partir de agora, teme pelo seu julgamento.
► A presidente do Supremo Tribunal Federal divulgou uma nota em que declara com veemência que o Supremo Tribunal Federal não aceita nem admite influências nem pressões externas, venham donde vierem, que pretendam interferir com as suas decisões. Sobre o "mensalão", referiu que o tribunal é transparente, e que os factos falam por si, não necessitando de maiores explicações.
► A par de 5.000 vendedores ambulantes autorizados em São Paulo, haverá 50.000 clandestinos. A autarquia diz que a redução de bancas de vendedores na rua contribuiu para a diminuição em 40% dos actos de banditismo, pois muitos dos marginais se refugiavam nessas bancas.
► A construtora privada que terá pago despesas pessoais ao presidente do senado e do Congresso, Renan Calheiros, detinha contratos de obras com organismos do Estado, proporcionados por Renan. A empresa defende-se, dizendo que todas as obras em que participou foram submetidas a concurso público.
► Depois de promessa públicas, o Governa de Lula recua e nega que vá libertar 2 bilhões de reais (741 milhões de reais) para a Saúde. Na reunião foram patentes divergências dentro do Governo. O ministro da Fazenda deu o dito por não dito. Em contrapartida, foi decidido alargar a bolsa-família, o subsídio caça-votos que permitiu a reeleição de Lula em Outubro de 2006.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos (29), de 13 a 18 de Agosto".
Os brasileiros trabalham, em média, 7 dias por ano para pagar o CPMF, imposto sobre transacções bancárias (levantamentos, cheques e transferências de dinheiro). Em algumas actividades profissionais o imposto chega a reter 9 dias de trabalho. A taxa actual é de 0,38% de cada operação.

Sexta-feira, 31.
► Embora se desconheçam ainda as verdadeiras causa da colisão entre os dois comboios no Rio de Janeiro, sabe-se já que o comboio com 800 passageiros deveria ter parado enquanto o outro manobrava.
► "Acuado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, deu entrevistas aos três jornais mais influentes para explicar suas indiscrições sobre o julgamento do Mensalão. Recordando: na semana passada, O Globo revelou que Lewandowski trocou mensagens com a ministra Cármen Lúcia insinuando que outro colega, Eros Grau, havia feito uma "troca" no seu voto. E na terça-feira, o juiz foi flagrado pela Folha ao falar no celular com o irmão que o julgamento havia sido feito "com a faca no pescoço". Agora as suas explicações: "O que quis dizer é que EU estava com a faca no pescoço. Sinceramente, me considero uma vítima da invasão de privacidade. Estou pagando o preço de expressar uma posição jurídica que não refletia os anseios da opinião pública (se referindo ao fato de votar pela absolvição de José Dirceu do crime de quadrilha)", disse o ministro ao
O Globo. "Achei que (depois da divulgação das suas mensagens com Cármen Lúcia) o julgamento ficou mais tenso, os ministros justificaram suas posições com mais detalhamento. A imprensa me critica porque fiquei isolado num voto em que tive convicção. Se eu não puder fazer isso, por Deus do céu, prefiro ir embora", disse ele à Folha" – ["O Filtro", Thomas Traumann].
► "Uma nova denúncia de um suposto esquema de lavagem e desvio de dinheiro público envolvendo integrantes do PMDB pode complicar ainda mais a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro – estado de Alagoas]. O advogado Bruno de Miranda Lins, que foi casado com Flávia Garcia, assessora parlamentar de Renan, acusa em denúncia à Polícia Civil o pai da ex-mulher, o empresário Luiz Carlos Garcia Coelho, de atuar para vários políticos do PMDB.
Em entrevista à revista "Época", Bruno disse que Coelho teria montado um esquema de arrecadação de dinheiro para Renan em ministérios controlados pelo PMDB, como a Previdência e a Saúde. Não especificou, porém, desde quando o esquema estaria em funcionamento. Afirmou que ele próprio foi buscar pessoalmente em pelo menos seis ocasiões o dinheiro da suposta propina [comissão]. Numa delas, no BMG, teria pego R$ 3 milhões" [1,120 milhões de euros]. ["Folha Online"].
► A Polícia Federal começou a investigar denúncia de um esquema de lavagem de dinheiro que envolveria o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do estado de Alagoas].
O caso teve em início em setembro de 2006, em depoimento prestado à Polícia Civil do Distrito Federal por Bruno de Miranda Ribeiro Lins. Ele relatou que seu ex-sogro, o empresário Luiz Carlos Garcia Coelho, manteria duas contas no exterior e operaria para políticos do PMDB, entre os quais o presidente do Senado". ["Folha Online"].
► Está previsto para 2008 um aumento de 30% do subsídio Bolsa-Família, o tal que promove o desemprego mas dá votos nas urnas...
► O III Congresso do PT (Partido dos Trabalhadores), partido a que pertence o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, começou hoje, e nele não se falará sobre o "mensalão". Como principal obreiro do esquema de corrupção que está a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, é bom, mesmo, estar calado, a não ser para pedir desculpa aos Brasileiros pelos vários e vultosos assaltos aos cofres públicos que desencadeou.
► O presidente da República não compareceu à sessão de abertura do III Congresso do PT, o seu partido.
► O PT, contra as "sugestões/indicações/determinações" de Lula da Silva, insiste em apresentar uma candidatura própria às eleições presidenciais de 2010. Lula também quer apresentar a sua, que não será, necessariamente, do PT. Começou uma guerrilha que poderá levar a mudanças no panorama politico-partidário nacional.
► O presidente do PT, na sessão de abertura do III Congresso, afirmou que "o partido vai muito para além do Governo Lula", e que "tem um projecto para o Brasil que ultrapassa os desígnios de Lula". Fica patente a revolta contra o chefe. Por outro lado, será que o projecto a que o presidente do PT se refere é a continuação do roubo do erário para perpetuação no poder, projecto iniciado há alguns anos, e agora denunciado e a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal?
► O presidente do PT sugeriu a extinção do Senado por considerar que a sua actuação é ineficaz e, portanto, perdulária, face à experiência de outros países do mundo.
► "Em encontro com um grupo de cinco deputados, a presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], ministra Ellen Gracie, contou que uma empresa especializada detectou na casa dela um grampo telefónico clandestino [escuta telefónica]. Não disse a data. Limitou-se a relatar o fato, revelando uma ponta de dúvida quanto à eficiência do trabalho de varredura" [detecção de escutas]. [
Josias de Souza, colunista da "Folha de São Paulo"]
Sábado, 1.
► "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste sábado do segundo dia do congresso do PT, em São Paulo. Pela previsão inicial, Lula participaria da abertura do evento, realizada ontem à noite. Mas o presidente acabou adiando seu pronunciamento para dirigentes e militantes petistas para hoje.
Sem Lula, o PT antecipou ontem a discussão de temas importantes, como a sucessão presidencial de 2010. Correntes do partido defendem que o PT tenha um candidato próprio na eleição de 2010. O debate dessa proposta contraria os interesses do Planalto". [Folha Online].
► "O presidente do PT, Ricardo Berzoini, defendeu hoje a abertura de um debate sobre a convocação de uma nova assembleia constituinte para discutir exclusivamente a reforma política. Uma das propostas --que deve ser debatida no 3º congresso do PT-- prevê que o país tenha uma única Câmara Legislativa e a extinção do Senado". ["Folha Online"].
► "O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que as acusações contra os 40 acusados de envolvimento com o mensalão são muito frágeis. Ele participa do 3º Congresso do PT, que ocorre de hoje a domingo, em São Paulo".
"Eu vi que muitos argumentos utilizados contra vários dos indiciados são muito frágeis, que evidentemente não resistirão a um julgamento objetivo como é aquele que o Supremo fará." [Folha Online].
► Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, demitido, contra vontade do "patrão", pelo envolvimento no escândalo do "mensalão", e agora denunciado de ser o mentor da tramóia e acusado pelo Supremo de formação de quadrilha e corrupção activa, disse que teme pelo seu futuro e que teme a influência da imprensa sobre as decisões do Judiciário. "Estamos caminhando para a ditadura da mídia no país." Ao que se saiba, não há qualquer jornalista ou órgão de comunicação envolvido no escândalo do "mensalão", sr. Dirceu... A questão é que quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele...
► "A proximidade do desfecho do primeiro processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do estado de Alagoas] azedou o clima entre PMDB e PT [Partido dos Trabalhadores], principais partidos da base aliada, informa neste sábado o
"Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete" Segundo a reportagem, a presença dos petistas Eduardo Suplicy (SP) [estado de São Paulo] e Augusto Botelho (RR) [estado de Roraima] no bloco dos que devem votar contra Renan no Conselho de Ética incomoda os peemedebistas, que ameaçam dar o troco na forma de votos contra o governo no Senado. ". ["Folha Online]. E é assim a política à brasileira: clara e transparente, objectiva e desinteressada, tendo em vista sempre e em primeiro lugar o bem do povo...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.