CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, novembro 25, 2007

INSTANTÂNEOS (37) de 19 a 24 de Novembro

Segunda-feira, 19.
► Primeiras notícias da noite de uma estação de TV:
- Rapaz conservou ex-namorada refém durante 11 horas, mata-a com arma de fogo e depois suicida-se.
- Jovem é morto por bandidos quando levava a namorada a casa na sua moto.
- Criança de 3 anos mata o pai com a pistola que ele deixara dentro do porta-luvas do carro.
- Jovem turista italiano morre por atropelamento na marginal do Rio de janeiro, quando tentava reagir a um assalto. Enquanto a polícia tomava conta da ocorrência e deixava fugir o assaltante, a 100 metros do local efectuava-se outro assalto. No mesmo dia ocorreram mais 3 perto da mesma área. Dois ingleses foram assaltados por ladrão de perna mecânica, com várias passagens pela polícia. Um ex-polícia alemão foi agredido por sete menores e ficou sem a máquina de filmar.
- Atleta americano que jogava basquete no Brasil é encontrado morto numa reserva do Exército.
► No Brasil, 25 milhões de pessoas sofrem de enxaqueca.
► Traficante sequestra autocarro de passageiros no Rio de Janeiro, e balas perdidas atingem 3 pessoas.
► Navio do Caribe, proveniente do Egipto, é interditado no porto do Recife (capital do estado nordestino de Pernambuco) por transportar 8 tripulantes com malária. A doença ainda mata 2 milhões de pessoas por ano no mundo.
► Inquérito realizado no estado de São Paulo revela que apenas 1 em 17.000 infracções de trânsito são punidas.
► Ao longo de 1 ano, 81% dos automobilistas brasileiros cometeram contravenções, mas só 36% foram autuados.
► "O Código de Trânsito foi mudado, mas os motoristas não".
► A Organização dos Estados Americanos (OEA) acusou o Brasil de racismo por ter, há 10 anos, preterido uma jovem negra, pela cor da pele, na candidatura a um emprego. A mulher foi agora indemnizada pelo Governo do estado de São Paulo.

Terça-feira, 20.
► No estado do Pará, uma jovem de 15 anos é presa e metida numa cela superlotada com 20 presos homens numa esquadra de Polícia. Denuncia que foi sexualmente agredida por todos os presos em troca de comida. A esquadra não tem cela feminina, porque a maior parte do edifício foi destruída durante uma rebelião. O Conselho Tutelar tomou conta da jovem.
► A camisola com o número 10 do "rei" Pelé, usada no México (selecção brasileira de 1970) onde o jogador marcou o último golo da sua carreira, foi leiloada em Londres por 240.000 reais (92.308 euros).
► O presidente Luís Inácio Lula da Silva declarou em cerimónia pública que com a descoberta das novas jazidas de petróleo e gás natural ao largo da costa do Brasil está cada vez mais provado que Deus é brasileiro...
► Hoje celebrou-se o Dia da Consciência Negra no Brasil, mas em apenas 275 municípios se festejou, dentre os 5.561 do país. Em Salvador, capital do estado da Bahia, cidade com o maior número de negros no Brasil nem sequer foi feriado.
► O Brasil bateu um novo recorde de arrecadação de impostos – 54,7 bilhões de reais (21 bilhões de euros).

Quarta-feira, 21.
► No Rio de Janeiro, 4 agentes da Polícia e 1 oficial do Exército foram mortos por bandidos, 2 por assalto e 3 por execução.
► A companhia aérea brasileira GOL vendeu mais bilhetes do que a lotação que um voo permitia. Passageiro que protestou por pouco não apanhava uma sova de funcionário da empresa.
► Médicos de todo o Brasil prometem greve diária de 2 horas durante 3 meses, para verem satisfeitas as reivindicações salariais e de condições de trabalho.
► No Rio de Janeiro, grupos de fãs de equipas de basquete marcam recontros de rua pela Internet, na sequência do exemplo dado pelas próprias equipas que brigam em campo. Morreu um jovem que já tinha sido preso 4 vezes por confrontos na rua.
► Há 1 mês que falta na saúde pública do Recife medicamento para doentes com leucemia, pondo em risco as suas vidas. Cada caixa com 30 comprimidos custa nas farmácias mais de 4.000 reais (1.538 euros).
► Preso no recife pistoleiro procurado há 3 anos pela execução por encomenda de mais de 60 pessoas, a maioria ex-presidiários.
► A AIDS (SIDA) no Brasil aumentou 26% em 1996, e 46% em 2006 entre os heterossexuais; manteve-se estável nos homo e bissexuais, e diminui entre os drogados.

Quinta-feira, 22.
► Mais 2 agentes da Polícia assassinados no cumprimento da missão. Desta vez durante uma operação de resgate levada a cabo por bandidos, quando 4 comparsas eram transportados por estrada sem escolta adequada. A corporação que os transportava não fora avisada da alta periculosidade de um dos presos.
► O pai da jovem de 15 anos que esteve presa com 20 homens na mesma cela, diz ter sido ameaçado por polícias que tentavam falsificar a certidão de nascimento da menor para assim poderem "provar" que ela era maior de idade.
► Inquérito realizado no Brasil, mostra que 1 em cada 7 casas não têm condições de habitabilidade.
► Outro monomotor caiu pouco depois de ter levantado voo. Desta vez em Salvador. Dos 4 passageiros, 2 morreram. Deslocavam-se para uma festa de confraternização empresarial.
► O presidente do Tribunal de Contas da Bahia, juntamente com mais algumas dezenas de pessoas, entre servidores públicos, empresários e um deputado, foram presos acusados de engendrarem um esquema de fraude em licitações públicas e sobrefacturamento de obras. Em 10 anos, o rombo nos cofres do Estado terá sido de 600 milhões de reais (222 milhões de euros).
► O ministro das Relações Institucionais do Governo do presidente Lula da Silva foi afastado sob acusação do Procurador Geral da República de desvio de dinheiros públicos para a campanha do governador do estado de Minas Gerais em 1998.
► Surgem novas denúncias no estado do Pará de mulheres encarceradas em celas com homens nas esquadras de Polícia. O estado é deficitário em cadeias femininas.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, rapazinho de 13 anos testa revólver calibre 38 na aula de Matemática e fere 2 colegas.

Sexta-feira, 23.
► A asma atinge 10% de brasileiros.
► Durante este ano, em Salvador, capital do estado da Bahia, registaram-se 260 queixas de abusos sexuais contra crianças.
► Desde o início do ano, o consumo de electricidade aumentou no Brasil 5,2%; o consumo doméstico aumentou 5,7%
► Pesquisa nacional do Ministério da Educação reprovou a qualidade do ensino das escolas públicas brasileiras, atribuindo uma média de 4 numa escala de 0 a 10.
► "Deitado eternamente em berço esplêndido" – o presidente do município duma pequena cidade do interior do estado de São Paulo não gosta desta estrofe do hino nacional brasileiro, porque, segundo ele, pode dar a entender que o brasileiro é preguiçoso, e vai propor a mudança de letra do hino. Autarca cheio de sorte, sem nada para fazer de importante...
► Mais um avião de pequeno porte, um bimotor, caiu pouco depois de descolar. Foi em Manaus, capital da Amazónia, destruí 6 casas, mas os 4 ocupantes salvaram-se.
► Num inquérito realizado em 178 países, o Brasil ficou em primeiro lugar na complicação burocrática. As empresas do país gastam cerca de 3,5 meses só para calcular impostos.
► No encerramento do 3º Congresso do PSDB (Partido Social Democrata Brasileiro) o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, afirmou que o Brasil não pode ser conduzido por uma pessoa que despreza a educação, a começar por si próprio. Referia-se às poucas letras (e às vezes poucos propósitos) do actual presidente, Luís Inácio Lula da Silva.
► "No Rio de Janeiro actual ninguém está fora de perigo" – a propósito da constante troca de tiros entre polícias e bandidos.
► "No Brasil, pessoas de bem são reféns de bandidos e de polícias".
► O transporte de presos no Brasil (para consultas hospitalares e audiências em tribunais) custa aos cofres do Estado 16.000 reais por mês (6.200 euros).
► A Receita Federal diz que se enganou ao publicar os números relativos à arrecadação tributária do ano. Os valores correctos serão 15,4 bilhões de reais (6 bilhões de euros).
► Peritos da ONU afirmam que o Brasil utiliza tortura nas prisões e nas esquadras de Polícia, e que os responsáveis raramente são punidos.

Sábado, 24.
► É em Brasília que se manifesta a maior discrepância social brasileira.
► No Rio de Janeiro, jovens entre os 15 e os 23 anos, de classe média alta, vivendo em moradias de luxo, entretêm-se e divertem-se a espancar transeuntes.
► Em São Paulo, bando de 6 universitários entre os 18 e os 20 anos (4 raparigas e 2 rapazes) como divertimento roubam os pertences dos freqüentadores da casa nocturna da moda.
► Nas feiras livres de São Pulo, os queijos não empacotados põem em risco a saúde dos consumidores, devido ao estado de deterioração em que se encontram.
► Do total de leite produzido no Brasil, 34% não passa por qualquer fiscalização de higiene, salubridade e qualidade.
► Em 12 meses, o preço da carne subiu 20%; a costela muito procurada para o churrasco, teve aumento de 25%.
► As vendas de Natal crescem em flecha nas lojas populares, e caem nas lojas de luxo. As casas comerciais chiques estão às moscas.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.