CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, setembro 16, 2007

INSTANTÂNEOS (33) de 10 a 15 de Setembro


Segunda-feira, 10.
► Jovens entre os 18 e os 30 anos são as principais vítimas de acidentes de trânsito. É a fatal associação bebida alcoólica, diversão, volante.
► No Brasil, o máximo de alcoolemia autorizada é a equivalente a 2 latas de cerveja (cerca de 66ml de bebida).
► Em São Paulo, 60% dos mortos no trânsito estavam embriagados; a maioria com 3 vezes o limite máximo de alcoolemia permitida.
► No Brasil, metade dos acidentes de trânsito são provocados por álcool.
► A multa por conduzir bêbado é de 1.000 reais (370 euros), penalização de 7 pontos na carta de condução, e suspensão de dirigir.
► Mais de 30% dos brasileiros não bebem leite. Com os recentes aumentos em flecha do produto, este número tende a aumentar.
► No estado de Mato Grosso registam-se 25% dos incêndios florestais do país.
► Foi encontrado um corpo carbonizado que se julga ser (e a mulher afirma ser, por reconhecimento de particularidades) do líder comunitário baleado na última sexta-feira, na sequência de denúncias feitas contra polícias corruptos. Segundo parece, o crime terá sido planeado à mesa dum bar por dois polícias, um bombeiro e dois informadores, todos pertencentes às "milícias", organização que pratica extorsão de dinheiro nas comunidades pobres, para pretensa protecção contra traficantes. O líder estivera em 8 quartéis da polícia, prestando queixa contra ameaças de morte que vinha recebendo por parte de elementos das milícias, mas ninguém deu importância à questão.
► Aumenta o número de hospitais públicos no Nordeste sem atendimento de pacientes devido a greves. Na maioria, os profissionais pretendem 39% de aumento salarial.
► O PCC(Primeiro Comando da Capital), organização criminosa que controla o crime a partir do interior das cadeias de São Paulo, continua em força. Foi interceptado um camião que transportava algumas toneladas de arroz, e, sob as sacas, mais de 1 tonelada de maconha. A droga destinava-se ao comércio nas favelas controladas pelo PCC, e o arroz a familiares de presos ligados à organização.
► Um dos maiores clubes de futebol do Brasil está a ser investigado pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em negócios com a máfia russa.
► Juíza brasileira de pequena cidade do interior do estado da Bahia, teria libertado em tempos o segundo maior traficante internacional de drogas a viver no Brasil, um colombiano recentemente preso no país. Os dois eram visita mútua frequente. Há suspeitas de que a juíza esteja envolvida em esquemas de corrupção, com recebimento de dinheiros do tráfico.O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu inquérito criminal contra a juíza. [Publicado em "Instantâneos 32 de 3 a 8 de Setembro"].
Escutas telefónicas autorizadas revelaram conversas da juíza e de seu marido com o traficante. Há provas bancárias de depósitos avultados na conta do casal, feitos pelo traficante. A juíza acaba de ser promovida na carreira profissional, e transferida para a capital do estado (Salvador), para o tribunal onde decorre o inquérito que lhe foi instaurado pela Justiça. Além disso, só trabalhará quando houver demanda, Istoé, quando algum dos juízes estiver de licença. Brincadeira... a sério e de muito, mas muito mau gosto...
► Comboio que levava dois ministros do Governo Lula e outras autoridades em visita oficial foi alvejado a tiro por traficantes ao passar nas imediações de favela. No regresso o tiroteio foi ainda pior. Em retaliação, a Polícia invadiu a favela e matou um homem.
► Senadores da Oposição tentam conseguir que a votação sobre o "caso Renan" seja por voto aberto e não por voto secreto.
► Agentes da Polícia e major da Aeronáutica recebiam dinheiro para proteger casa de prostituição de luxo em São Paulo.O major teria exercido influência para que o prédio onde funciona a casa pudesse ter sido construído perto do aeroporto, apesar da prejudicar a rota de pouso e descolagem dos aviões.

Terça-feira, 11.
► Jornal inglês, "The Gardien", chama ao Rio de Janeiro a cidade dos desaparecidos. Mais de 6.000 famílias procuram por pessoas dos respectivos agregados cujo paradeiro desconhecem.
► Edital elimina da participação em concurso público para Guarda Municipal no Rio de Janeiro candidatos que não tenham pelo menos 10 dentes naturais em cada arcada. Mais de 30% dos brasileiros não possuem um único dente de origem.
► No trajecto onde foi assaltado ontem o comboio que transportava ministros, é frequente o tiroteio vindo das favelas da região. Por vezes as cargas são roubadas.
► Segundo as autoridades, os bandidos que dispararam sobre o comboio dos ministros julgavam que se tratava de uma incursão policial, e não sabiam que viajavam membros do Governo na composição.
► A seca de vários meses que afecta o Nordeste está a quebrar toda a produção agrícola da região.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos (29), de 13 a 18 de Agosto".
A discussão no Parlamento sobre a CPMF continua. O presidente da FIESP, Federação da Indústria do Estado de São Paulo, apresentou à comissão que debate o assunto um documento com 1.100.000 assinaturas para que a contribuição termine em 31 de Dezembro p.f., tal como reza a Constituição.
► O Estado do Rio de Janeiro é aquele em que existe maior número de armas de guerra nas mãos dos bandidos. Entretanto os traficantes desdobram as actividades. Para além da venda de droga, passaram a refina-lá a partir da pasta de cocaína em bruto que chega dos países vizinhos, cobram taxas sobre transportes públicos alternativos e sobre distribuição de gás doméstico, e controlam cadeias clandestinas de tv a cabo. Só na favela da Rocinha os negócios rendem 2 milhões de reais por mês (741 milhões de euros).
► No estado de Minas Gerais, cães da raça pitbull estão a ser inoculados com chips onde se encontram informações respeitantes a si próprios e aos donos, de modo a evitar abandonos, e a possibilitar atribuir responsabilidades em caso de acidente. Só durante este ano verificaram-se no estado 300 ataques destes cães, inclusive a donos. Dos ataques resultaram algumas mortes.
► Ladrões disfarçados de agentes da Polícia assaltaram edifício de transportadora de valores com explosivos de uso exclusivo dos militares. Perseguidos, 2 foram mortos. Na fuga deixaram para trás 5 carros e 5 milhões de reais (1,85 milhões de euros). Não se sabe ainda o valor do total roubado.
► A dívida dos 9 estados do Nordeste à saúde pública é a principal causa do caos instalado nos hospitais. Cerca de 90% da população nordestina depende do atendimento público.
► Em Barretos, cidadezinha do interior do estado de São Paulo, a Fundação Pio XII é uma instituição sem fins lucrativos que vive de fundos do Estado e de dádivas, principalmente de artistas, para tratar gratuitamente doentes cancerosos. Criado há 40 anos, realiza 1.200 consultas por dia, com total agrado dos utentes, alguns dos quais são atendidos nas próprias casas. Dos 8 milhões de reais que movimenta por mês (3 milhões de euros), 5,5 milhões saem dos cofres da Saúde Pública (2 milhões de euros).
► A classe média brasileira trabalha cerca de 9 meses para pagar serviços fundamentais que deveriam ser custeados pelos poderes públicos. Dada a baixa qualidade dos serviços prestados pelo estado, as famílias gastam com serviços privados 11% dos seus rendimentos em saúde, 13% em educação, 4,77% em segurança e 2% em previdência. Só nestes 4 itens são despendidos 116 dias de trabalho.
► No estado de Minas Gerais, vereador é apanhado em flagrante quando tentava levantar ilicitamente a pensão de aposentadoria de homem de 81 anos. Vai responder a inquérito na prisão, e terá de devolver o que roubou em 4 anos – cerca de 20.000 reais (7.407 euros).

Quarta-feira, 12.
► Oposição conseguiu junto do Supremo Tribunal federal (STF) liminar autorizando a entrada de deputados na sala do Senado onde decorreria o julgamento do senador Renan Calheiros pelos seus pares. Ficara decidido que a sessão seria secreta. Ao tentarem entrar, os 13 deputados depararam com uma barragem de homens da segurança, e ouve confrontos físicos, apresentando alguns deputados, homens e mulheres, escoriações. Os seguranças utilizaram armas de choque eléctrico para conter os deputados. Na sessão de pancadaria, o vice-presidente da mesa do Senado levou um soco acidental de um deputado que, logo de seguida, lhe pediu desculpa e o beijou na bochecha. Pouco depois, o STF confirmou a liminar e os deputados entraram para assistir à sessão.
► Por 40 votos contra a cassação e 6 abstenções, depois de 5 horas de debate, o senador Renan Calheiros foi absolvido pela Senado. Seriam precisos 41 votos para cassar o mandato. Presume-se que os elementos do PT (partido do Governo), que no Conselho de Ética votaram pela cassação, tenham dado o dito por não dito no plenário através do voto secreto. Não terá sido por acaso que um senador do PT visitou Renan Calheiros na véspera da votação. A política brasileira funciona por negócio, e não por compromisso com o eleitor.
► O STF criticou o secretismo da sessão, e declarou que ela deveria ser "pública, com maiúscula".
► A Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), referindo-se aos resultados da votação no Senado sobre o "caso Renan", disse que mais uma vez ganhou a impunidade, o clientelismo e o corporativismo.
► Oposição declara que não aceita a presença de Calheiros na presidência do Senado, e que vai organizar-se para conseguir o seu afastamento.
► "A crise no Senado veio morar, e vai morar por algum tempo" – senador Casagrande, um dos relatores do processo, proponente da cassação.
► "O clima no Senado é de tensão, o que prejudica toda e qualquer actividade" – palavras de um deputado após ser conhecido o resultado da votação.
► A Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e a Associação dos Magistrados do Brasil reprovaram o resultado da votação no Senado.
► A OAB defende mudanças na Lei, para que as votações no Senado deixem de ser por voto secreto, e passem a ser abertas.
► "A vitória de Renan é favorável ao Governo, é favorável ao presidente Lula" - palavras de um deputado após ser conhecido o resultado da votação.
► Comerciantes do ramo de venda de música e aluguer de filmes em CD e DVD saíram às ruas do Recife, manifestando-se contra a pirataria que atinge o sector. Milhares de produtos piratas são vendidos todos os dias com a total tolerância da Polícia. Consumidores entrevistados justificaram a preferência pelos artigos piratas dada a enorme diferença de preço entre estes e os originais.
► O Corinthians, um dos maiores clubes de futebol do Brasil, está a ser investigado por suposto conluio com máfia russa, de que resultou, entre outros crimes, lavagem de dinheiro de muitos milhões de reais.
► Controlador de tráfego e maquinista envolvidos no acidente ferroviário do Rio de Janeiro, de que resultaram 8 mortos e mais de 100 feridos, foram demitidos por justa causa, acusados de erro humano. Colegas dos dois trabalhadores, revoltados com a decisão, preparam greve de protesto. A tomada de posição da empresa deve estar relacionada com entrevistas recentes de ferroviários, alertando para o estado de perigo em que as linhas se encontram por falta de manutenção. Pretendendo calar os trabalhadores, tenta assustá-los com estes despedimentos.
► Só em São Paulo, mais de 1 milhão de pessoas tiveram de procurar os hospitais com doenças provocadas pela seca. No ano passado, nos primeiros 7 meses choveu 78mm, e este ano apenas 10mm.
► Presos 50 integrantes de quadrilha internacional que controlava o tráfico de cocaína nos 3 estados do sul do país. Comercializavam mensalmente 500kg do produto.
► Em visita aos países nórdicos, o presidente da República, Lula da Silva, tenta vender a ideia da utilização do etanol como combustível para transportes públicos. No Brasil não há um único transporte colectivo movido a etanol.
► Desde o fim dos jogos pan-americanos (45 dias), realizados no Rio de Janeiro, os militares da tropa especial que fora deslocada para a cidade a fim de zelar pela segurança pública não recebem a verba diária a que têm direito (120 reais diários, 44 euros). Os 1.200 homens do contingente vão permanecer no Rio por tempo indeterminado. Dado que o Exército não fornece alojamento aos deslocados para a operação, os militares vivem em condições degradantes para poupar dinheiro.
► "A Polícia vem no morro para roubar, matar e destruir" – desabafo de um habitante de favela onde decorreram acções policiais.
► Ministro da Fazenda admite que as dificuldades no Congresso não permitem a aprovação da continuidade da CPMF (lei do cheque) tal como está definida, e reconhece que a taxa terá de ser reduzida.

Quinta-feira, 13.
► A não cassação de Renan está a criar problemas ao funcionamento do Senado. A oposição afirma que nada votará enquanto Renan não for afastado. Renan diz que não sai, mas terá de enfrentar mais 3 processos que impendem contra ele no Conselho de Ética.
► Renan é pressionado por aliados seus para renunciar ao cargo e abandonar o Senado.
► Inquérito policial revela que foram 62 os assaltantes da empresa de transporte de valores na terça-feira passada. O planeamento do assalto demorou 4 meses, e a operação entre 3,5 e 7 minutos, conforme as fontes. Participaram da invasão 20 elementos; os restantes faziam parte da logística. Foram utilizadas 25 viaturas. O montante roubado é de 10 milhões de reais (3,7 milhões de euros), dos quais metade foi deixada para trás.
► Jovem grávida de 4 meses baleada numa bomba de gasolina em Curitiba, capital do estado do Paraná, terá planeado a agressão para obter da gasolineira indemnização de 150.000 reais (56.000 euros) por falta de segurança no local. Na ocasião, o acidente indignou o país, e, alguns meses depois, comoveu-o quando a criança nasceu sem problemas...
► Médico de 45 anos, o segundo melhor salário entre a sua classe numa cidade do estado do Rio Grande do Sul, 5.500 reais por mês (2.037 euros), exercia sem qualquer diploma.
► No último ano, aumentou em 30%no Brasil a procura de casas ecologicamente correctas.
► No Brasil, a principal causa de mortalidade entre as crianças já não são as doenças de que existem vacinas, mas sim a falta de investimentos em água e saneamento. Devido à água podre, morrem diariamente no Brasil 250 crianças.
► Da Dinamarca, onde se encontra em visita oficial, o presidente Lula pediu respeito aos resultados da votação de ontem, e que o Senado volte a funcionar, porque "há muita coisa importante para votar" – referia-se, evidentemente, à CPMF, que, se não for aprovada como está, ou for votada a sua cessação, como determina a Lei, muitos dos projectos do Orçamento terão de ser cortados.
► Polícia brasileira usa gás de pimenta contra manifestantes brasileiros do Green Peace que se algemaram a um portão em protesto contra o uso descontrolado de produtos radioactivos em diversas regiões do país, descontrolo que já provocou profundos danos às populações.
► Apesar da independência dos 3 Poderes, do Estado, o Governo Lula gostaria agora que Renan se afastasse do Congresso
► Face aos problemas levantados no Senado pela absolvição de Calheiros, O Governo Lula tem dificuldade em fazer aprovar a emenda constitucional de prorrogação da CPMF

Sexta-feira, 14.
► "Congresso: Cumplicidade e chantagem salvam Renan. Protegidos por uma sessão secreta, com o apoio do governo e o aval do PT, senadores condenam a ética e absolvem Calheiros" [revista "Veja", 14/09/2007].
► "José Dirceu [ex-ministro chefe da Casa Civil do presidente Lula, demitido na sequência dos escândalos políticos e financeiros denunciados em 2005, com o mandato de deputado cassado por quebra de decoro parlamentar, e recentemente tornado réu no "caso mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal] comanda outra turma da pesada. Relatório da Polícia Federal liga o petista a grupo que se instalou no Corinthians e que foi denunciado por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha" [revista "Veja", 14/09/2007].
► Segundo estudo recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para cada 29 brasileiros com carteira de trabalho assinada (contrato de trabalho) há 59 informais, sem quaisquer direitos laborais. Diz ainda que o salário de 3 mulheres equivale ao de 2 homens.
► No Nordeste, a região mais pobre, os salários são metade dos do Sudeste (considerada a região mais desenvolvida, integrando os estados de São Paulo e Rio de Janeiro).
► Nas regiões Norte e Nordeste, 85% das empregadas domésticas trabalham sem qualquer direito laboral reconhecido.
► No Nordeste, a percentagem de analfabetos é o dobro da média nacional.
► As dívidas dos estados brasileiros à Saúde são da ordem dos 5,7 bilhões de reais (2 bilhões de euros) Emenda constitucional de há alguns anos determina que os estados invistam em saúde 12,5% dos respectivos orçamentos, mas tal não acontece.
► Desde 1999 a venda directa porta a porta subiu 18%. Em 2006 a actividade movimentou 2 bilhões de reais (741 milhões de euros).
► Nos últimos 2 dias registaram-se no Brasil 23.000 focos de incêndio, o dobro do ano passado. O estado mais afectado é o do Pará.
► A pista principal do aeroporto de Congonhas vai ser reduzida em 150m em cada extremidade para permitir zonas de escape em caso de dificuldade de travagem. O peso dos aviões que nela operarem terá de ser menor do que o permitido até agora. As companhias aéreas ainda não divulgaram como vão resolver a questão.
► Depois de reunião de 8 horas com bastante tumulto, comissão especial aprova a prorrogação da CPMF até 2011. O projecto vai a gora aos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Parlamentares da oposição, quer da Câmara, quer do Senado, afirmam que a CPMF não será prorrogada.
► O 2º processo contra o senador Renan Calheiros já está em apreciação, mas o relator, aliado de Renan, embora de partido diferente (PT, Partido dos Trabalhadores, o partido do Governo), já avançou que não vê, até agora, motivos para pedir a cassação, e prepara-se para pedir o arquivo do processo sem investigação e sem ouvir seja quem for. Trata-se do caso da suposta influência de Renan no perdão fiscal de vários milhões na venda duma cervejeira, negócio em que seu irmão participou.
► Em São Paulo, mais de 2.000 crianças enchem os cruzamentos para lavar pára-brisas de automóveis.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, o Hospital das Clínicas, que já havia suspendido as intervenções cardiológicas, corre agora o risco de fechar por falta de verbas. Os produtos químicos estão a chegar ao fim. O Estado não desbloqueia nem o dinheiro necessário à sua manutenção, nem a dívida acumulada.
► Uniformes da Polícia são vendidos livremente nas ruas de São Paulo. Apesar do preço baixo, alguns equipamentos estão em saldo, o que incrementa as vendas. Grande parte da clientela é constituída por bandidos. Do outro lado da rua de uma das principais lojas funciona a sede de um alto órgão do comando policial.
► Parlamentares aumentam a pressão para que Renan Calheiros seja afastado.
► Em vastas regiões da Amazónia, árvores de preservação ambiental são abatidas ilegalmente para serem transformadas em carvão.Só no Pará, a produção de carvão chega a 15 toneladas por mês.
► A cidade do mundo mais contaminada por chumbo encontra-se no Brasil. Aí morreram já 300 pessoas devido aos efeitos do metal.

Sábado, 15.
► Em 85% dos casos de homicídio no estado de Minas Gerais, os motivos estão relacionados com tráfico de drogas.
► Ilhabela, a maior ilha marítima do Brasil, a norte do litoral de São Paulo, está a ser depredada por construções ilegais de alto custo (em média, 1 milhão de reais, 370 mil euros). O ambiente tem vindo a degradar-se, quer do ponto de vista ecológico, quer paisagístico, quer, ainda, arquitectónico.
► O presidente da República, Lula da Silva, em visita à Espanha, mostrou-se ontem muito irritado com uma jornalista que lhe fez perguntas sobre o "caso Renan Calheiros", dando a entender que era de mau tom falar dos problemas do Brasil no estrangeiro, e acrescentando que só falaria do tema quando regressasse. Mas hoje convocou uma conferência de imprensa (vulgo "colectiva") para dizer, entre outras preciosidades, que a absolvição de Renan Calheiros não foi impunidade.
► Numa pequena cidade do estado de Goiás, para 1.700 habitantes há um número 3 vezes maior de eleitores. Noutra do mesmo estado, a 880 habitantes correspondem 2.304 eleitores. Fantasmas assim, nem num filme de terror...
► Brinquedos que nunca passaram por fiscalização antes de serem postos no mercado, estão à venda no Brasil ostentando o selo de controlo de qualidade.
► Relatório revela que traficantes ligados aos grandes cartéis da droga da Colômbia estão escondidos no Brasil.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.