CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

sábado, dezembro 01, 2007

INSTANTÂNEOS (38) de 26 a 30 de Novembro

Segunda-feira, 26.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, num estádio de futebol lotado cai parte de arquibancada, matando 7 pessoas (4 homens e 3 mulheres) e ferindo mais de 60. Considerado o pior estádio do Brasil em Outubro passado pela Associação Nacional dos Arquitectos e Engenheiros, entre 29 instalações do género, a sua interdição já fora pedida pelo Ministério Público há 3 anos, por falta de condições de utilização, mas nada foi feito. A Superintendência dos Desportos da Bahia tinha conhecimento da situação. Como de costume, toda a gente diz que de nada sabia. O Governo queria incluí-lo na lista de estádios para o campeonato mundial de futebol de 2014. Agora, o ministro dos Desportos adite a sua demolição. O estádio foi construído nos anos 50, e nunca passara por uma manutenção completa.
► Corpo de doente falecido fica exposto 21 dias em necrotério de hospital de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, por falta de câmara frigorífica. Ao que consta, esta carência é comum a grande parte dos hospitais daquela cidade.
► Prevê-se para o Brasil uma média de 500.000 novos casos de cancro por ano.
► No estado do Pará, barco lotado naufraga. Dos 60 passageiros, que, na maioria, se deslocavam para um funeral, 2 morreram e 10 foram dados como desaparecidos. O barco virou devido ao vento e a forte corrente do rio.
► Padaria em bairro do Recife, capital do estado de Pernambuco, é assaltada 10 vezes em menos de 1 ano. Parte dos assaltos foi cometida por clientes.
► Em São Paulo, 3 em 10 crianças agredidas que chegam aos hospitais são vítimas das próprias mães.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, orelhão de rua servia de esconderijo de craque para adolescentes.
► Naquele que é considerado o pior presídio do Brasil, Aníbal Bruno, no Recife, preso foi morto a facadas por ter estuprado mulher de outro preso na hora da visita.
► Em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, defensor público de 64 anos defendia um cliente em esquadra de Polícia quando foi espancado brutalmente até à morte pelo tenente comandante do posto. O tenente já tinha 4 processos por abuso de autoridade.
► Governo volta atrás e já não apresenta ao Congresso o projecto de reforma tributária. Estará pronto, mas só será apresentado depois do resultado da votação para a prorrogação (ou não) da CPMF, o chamado imposto do cheque, contribuição que terminaria em 31 de dezembro próximo, mas que rende aos cofres cerca de 40 bilhões de reais (15 bilhões de euros).
► A maior causa de morte no Brasil de mulheres entre 16 e 44 anos é a violência doméstica. A cada 15 segundos uma mulher é agredida. São mais de 2 milhões por ano de casos registados, mas sabe-se que cerca de 60% das mulheres agredidas não denunciam os maridos com medo de represálias maiores.

Terça-feira, 27.
► No Rio de Janeiro, confronto entre polícias e traficantes deixa 1 polícia morto e outro ferido, e um arrecadador de papel morto e a sobrinha ferida. Os agentes ficaram cercados e encurralados no alto de um morro, e tiveram de ser resgatados por 3 blindados. Um destes carros avariou e teve de ser rebocado.
► Doentes dos hospitais de Porto Alegre são atendidos nos corredores por falta de alojamentos.
► No Rio de Janeiro, homem é encontrado morto com 10 tiros num caixote de lixo. A Polícia procura numa favela mais 5 corpos, todos mortos por engano por traficantes que esperavam chegada de facção rival.
► O Brasil ficou em 70º lugar mundial quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), tendo perdido uma posição, dado que Albânia e Arábia Saudita tiveram melhor desempenho. Os dados de avaliação referem-se a 2004 e 2005, por não haver dados actualizados do ano passado nem do ano em curso.
► Falso dentista é preso de pois de actuar durante 1 ano, fazendo obturações e extraindo dentes.
► Em São Paulo, polícias são apanhados em flagrante a extorquir dinheiro a comerciantes, e recebem a tiro os colegas que os iam prender.
► Em Salvador, parte da fiação eléctrica do tribunal foi roubada. O facto só foi descoberto quando os funcionários pretenderam ligar o ar condicionado.
► Em Porto Velho, na Amazónia, foram encontrados 3 milhões de peixes mortos por falta de oxigénio na água.
► Aumenta o número de casos de AIDS/SIDA entre os jovens brasileiros dos 13 aos 17 anos.
► O Brasil precisa de 11 bilhões de reais por ano (4 milhões de euros) durante 20 anos para resolver o problema do saneamento básico.

Quarta-feira, 28.
► No Instituto e Medicina Legal (IML) do Rio de Janeiro, funcionários pedem dinheiro a familiares de defuntos para libertarem os corpos mais depressa.
► Casal de "videntes" preso no Recife por defraudar incautos. Uma das vítimas pagou 400.000 reais (149.000 euros) pelos "tratamentos".
► Na orla de Salvador foram encontrados milhares de peixes mortos por poluentes, devido a rompimento de uma conduta da empresa baiana de água e saneamento.
► No estado do Paraná, sul do país, pescadores encontram exemplar raro de cobra sucuri, com 6 metros e 150 kg.
► Presas no Rio de Janeiro mais de 20 pessoas (empresários, contabilistas e fiscais da Receita Federal) que vinham sendo investigadas há 1 ano por desvio de bilionário de impostos de empresas.
► Em Dezembro os senadores brasileiros vão trabalhar também nas segundas e sextas-feiras para discutirem e votarem a prorrogação (ou não) da CPMF (imposto do cheque). O anúncio, feito com algum estardalhaço, conduz à pergunta: os salários de marajá e as mordomias principescas que os senadores recebem não serão para que trabalhem, ao menos, 5 dias por semana?...
► Aluno da 5ª série (5º ano de escolaridade) não sabe o que está escrito na bandeira do Brasil, não sabe escrever "Brasil", nem quantos são 5 X 5.
► Em São Paulo, a maior metrópole brasileira, 1 em cada 5 alunos com o 2º ano de escolaridade não sabe ler nem escrever.
► A jovem de 15 anos que esteve presa numa cela com mais 20 presos homens foi estuprada, segundo relatório médico. Ela tinha sido detida acusada de furto, mas do processo não consta o nome da vítima nem o presumível objecto furtado. A família, que tem sido vítima de ameaças de agentes da Polícia, foi retirada para local seguro.
► Anticoncepcional que fora retirado do mercado por conter menor quantidade de hormonas do que o adequado para a função propicia gravidez em jovem de 19 anos.
► No estado de Goiás, assessor de deputado é apanhado em flagrante a cobrar comissões de utentes dos serviços públicos de saúde, gratuitos, para conseguirem consulta mais rápida.
► Em Brasília, agentes funerários disputam a soco e pontapé corpo de defunto em hospital.
► O Estado Brasileiro não fornece pensos higiénicos (aqui chamados "absorventes") às presidiárias. As que não os podem obter, improvisam com miolo de pão – divulgado pela coordenadora da Pastoral da Carceragem.

Quinta-feira, 29.
► O salário médio brasileiro dos activos é de 1.206 reais (447 euros), e o dos aposentados 544 (201,5 euros).
► Segundo pesquisa internacional, o ensino médio público brasileiro é o pior do mundo. Os alunos das escolas particulares têm notas 3 vezes superiores aos das estatais. Há alunos no ensino médio que não sabem qual é a capital do Brasil.
► Num inquérito realizado em 57 países pela OCDE, verificou-se que os alunos de Ciências estão mal preparados no Brasil. O pais ficou em 53º lugar na classificação.
► Em São Paulo foram feitas de uma só vez 1.425 prisões de foragidos, alguns procurados há anos.
► O presidente Lula da Silva vai visitar uma favela do Rio de janeiro, mas apenas se deslocará pela zona urbanizada, a que está nos roteiros turísticos. Na ocasião anunciará um investimento de 35 milhões de reais, principalmente para saneamento básico, e a criação de 300 empregos.
► No Brasil 13 milhões de pessoas vivem em casas sem condições de habitabilidade.
► A droga dos adolescentes da classe média – extasy – teve um aumento no consumo superior a 700% em relação ao ano passado.
► Segundo a Polícia, a conhecida e prestigiada escola de samba "Morro da Mangueira" é o principal entreposto de drogas e armas da quadrilha do super rico traficante Fernandinho Beira-Mar, actualmente preso, mas continuando a controlar os "negócios" de dentro da cadeia de "segurança máxima".
► A menina de 15 anos que esteve presa numa cela com 20 homens terá sido visitada por 2 promotores de justiça que nada fizeram para alterar a sua situação carcerária.
► No pior presídio do Brasil, Aníbal Bruno, no Recife, depois do tumulto que levou à morte de 3 presos e a ferimentos em algumas dezenas, foram descobertas mais de 400 armas, entre facas, adagas, punhais, pedaços de pau e de ferro, e utensílios de construção civil e de lavoura, como picaretas e enxadas. Ninguém sabe como foram lá parar...
► Duas quadrilhas articuladas foram descobertas no Recife. Uma, comandada por um agente da Polícia, dedicava-se a tráfico de armas e a assassinatos. A outra, dirigida de dentro do presídio, actuava no tráfico de drogas.
► Elemento da tropa de elite, expulso da corporação por ligação ao narcotráfico, e que passou definitivamente para o lado dos traficantes como atirador especial, foi baleado na boca e na coluna quando trabalhava como segurança em casa nocturna. Não foram feitas prisões.
► Dos 29 estádios brasileiros inspeccionados, todos se encontram em más condições de utilização, e 3 estão em estado crítico.
► O cartão de crédito é usado por 1 em cada 3 brasileiros, mas 75% dos mais pobres não sabem qual a taxa de juro que os bancos cobram.
► Em São Paulo, a taxa de desemprego baixou de 15,1% para 14,4%, e a média de crescimento económico do estado está acima da média nacional.
► Pesquisadores internacionais de 22 países concluem que as esquadras de Polícia brasileira deixam muito a desejar, depois de terem inspeccionado 122, com qualidade muito abaixo do desejado. No Rio de Janeiro, o secretário de Segurança diz que a situação é crítica, e o secretário nacional de Segurança diz que o estado é grave em todo o país.

Sexta-feira, 30.
► Em São Paulo, às 13 horas, 3 homens assaltaram um banco em frente a quartel da Polícia, e fugiram aos tiros para a maior estação de metropolitano do país, por onde transitam milhares de pessoas. No recontro com agentes policiais, 1 foi baleado e preso; os outros 2 fugiram a pé.
► Na capital mais violenta do Brasil, Recife, a iluminação nocturna é escassa, e os bandidos aproveitam para atacar. Um projecto de melhoria da iluminação, de 2003, foi adiado 4 vezes, e acabou por ter de aguardar por 2008 para sair do papel. Se...
► A capital do Brasil, Brasília, possui 1 carro por cada 2,6 habitantes, e o aumento anual de veículos novos é de 49.000. Actualmente há 923.000 viaturas diariamente nas ruas, e em 2008 a cidade possuirá 1 milhão de carros.
► Mais de 1000 atletas indígenas, de 43 tribos brasileiras, com 15 equipas femininas, participaram no Recife em jogos e manifestações tradicionais dos respectivos povos.
► Máquinas de distribuição de preservativos criadas por estudantes do estado de Santa Catarina e premidas pelo governo brasileiro e pela ONU, vão ser colocadas em 1.500 escolas públicas, integradas num plano de defesa da saúde nas escolas. O aluno terá de comunicar à máquina o nº de matrícula e a respectiva senha para ter uma camisinha libertada.
► Mais de 1 milhão de pessoas em compras natalícias no maior centro comercial popular e ao livre do Brasil, na rua 25 de Março, em São Paulo, e espera-se o mesmo volume diário de compradores até ao Natal.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.