CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, novembro 18, 2007

INSTANTÂNEOS (36) de 12 a 17 de Novembro


Segunda-feira, 12.
► Rebelião no principal presídio do Recife (capital do estado nordestino de Pernambuco) termina com 1 morto e 33 feridos entre os presos. A cadeia, com lotação para 1.400 pessoas, comporta neste momento mais de 4.000. entre outras queixas, os detidos alegam que os guardas prisionais fazem extorsão para lhes concederem algumas mordomias, como seja a reserva de salas para encontros privados fora dos dias estipulados para visitas conjugais.
► "Obrigado, doutor, por ter salvado a minha vida" – palavras de rapazinho de 8 anos, após intervenção cirúrgica na sequência de ferimento por bala perdido num recontro entre polícias e bandidos. A bala ainda se encontra alojada no corpo da criança, bem perto da coluna. O rapaz diz à família que não quer ficar mais no Rio de Janeiro.
► Hospital público do interior do estado de São Paulo supera países ricos no tratamento e cura da hepatite C, graças à aplicação de projecto pioneiro.
► Rio de Janeiro vai receber helicóptero blindado para acções de combate ao tráfico de droga nos morros. Na última sexta-feira um disparo atravessou a porta de um heli em operações, matando um soldado da polícia militar (34 anos, licenciado em Direito). É oi segundo polícia morto em helicópteros este ano. Nos morros do Rio foram já apreendidas, em 10 meses, 12 metralhadoras antiaéreas, algumas de fabrico chinês.
► Nos primeiros 10 meses do ano foram contaminadas com dengue, 500.000 pessoas em todo o Brasil.
► A Petrobrás (companhia de petróleos e gás natural do Brasil) apresenta resultados inferiores ao que o mercado esperava, e as acções nas Bolsas de São Paulo e Nova York caem, com uma perda equivalente a metade do que haviam subido aquando da descoberta de novas jazidas ao longo da costa.
► Ministro da Defesa diz que aeroportos brasileiros são ruins, e que os passageiros terão problemas no Natal e no Ano Novo.
► No Brasil, 9 em cada 10 queijos são prejudiciais à saúde.

Terça-feira, 13.
► Militares da Força Nacional de Segurança, tropa de elite deslocada para o Rio de Janeiro durante os jogos Pan-americanos para prevenir e combater o tráfico de droga, poderão estar envolvidos com esse mesmo tráfico. Embora ganhando 5 vezes mais do que a Polícia comum, a troco de 500 reais (185 euros) por peça terão deixado entrar metralhadoras antiaéreas nos morros controlados por traficantes. A denúncia está a ser investigada pelo Ministério Público.
► Relatório aponta que 8 em 10 espingardas de guerra estão nas mãos de traficantes do Rio de janeiro.
► No 3º motim ocorrido no maior presídio do Recife (capital do estado de Pernambuco), com mais de 2.000 homens rebelados, outros dois presos foram mortos à paulada pelos seus pares.
► Polícia incriminado por participação em grupo de extermínio é solto e assassina 2 pessoa.
► Desmantelada quadrilha de 34 elementos (incluindo empresários e 10 agentes da Polícia Rodoviária) que introduzia droga em autocarros de passageiros para desacreditar as respectivas empresas de transportes. Actuavam nos 3 estados do sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná) e no estado de São Paulo. Alguns dos agentes da Polícia Rodoviária já tinham vários processos administrativos por prática de diversas irregularidades.
► O ministro da Cultura, o cantos Gilberto Gil, disse que se afastaria do Governo no próximo ano, alegando a existência de um calo na garganta que tem de ser tratado...
► Governo compromete-se a baixar até 2011 em 0,02% por ano a taxa da CPMF, contribuição sobre todas as movimentações financeiras (actualmente em 0,385), conhecida como imposto do cheque, para que o prazo de vigência da contribuição (que terminaria em 31 de dezembro p.f.) possa ser prorrogado. Além de outras "ofertas" ao Congresso para conseguir a prorrogação, o Governo conseguiu o afastamento "democrático" de alguns senadores discordantes da sua base aliada na comissão que estuda a proposta.

Quarta-feira, 14.
► Após ter sido dominada a rebelião no presídio do Recife, um grupo de 150 adolescentes tentou uma evasão em massa do presídio para menores na zona metropolitana da mesma cidade. Resultaram 30 feridos e 1 morto a golpes de picareta pelos outros detidos. A prisão foi construída para 98 pessoas mas alberga 304.
► Os telemóveis (conhecidos no Brasil como celulares), continuam a entrar livremente nas cadeias "sem que alguém dê por isso". Com esse instrumento, os bandidos mantêm o poder de controlar o crime organizado do exterior a partir do interior dos presídios. No entanto, existe uma lei que proíbe o uso desses aparelhos pelos presos.
► Director de penitenciária confirma que nos presídios entra de tudo: telemóveis, droga e "outras coisas" (por certo referindo-se a armas de fogo).
► Numa penitenciária do Nordeste existem 3 orelhões activados, o que é ilegal, e apesar dos sucessivos apelos do respectivo director para que eles sejam desactivados. A companhia dos telefones responsável pelo caso diz não comentar a afirmação do director. Todos gostaríamos de saber porquê...
► Remédios falsificados à venda no Recife (feitos de farinha e corante) põem em risco a vida de doentes de cancro.
► a vistoria de aviões é feita à pressa no Brasil, porque avião parado dá prejuízo... O número de mecânicos de aviões diminuiu, enquanto que o número de aeronaves aumentou. O Ministério Público investiga a situação, e procura saber se há risco de vida para os passageiros.
► Professores brasileiros do ensino fundamental mostraram em reportagem de rua não saber quem proclamou a independência nem quem proclamou a República no Brasil.
► As 216 toneladas de queijo com prazo de validade esgotado e apreendidas na semana passada pelas autoridades, desapareceram do armazém selado onde se encontravam à ordem da Justiça.
► O presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva diz que se pode acusar de tudo o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, menos de falta de democracia... É um bom momento para estudar a política venezuelana e o perfil de Lula...

Quinta-feira, 15.
► No Rio de Janeiro, clínicas de recuperação tratam crianças de 7 anos já viciadas em cocaína. O universo dos utentes abrange todas as classes sociais.
► Os acidentes de trânsito no Brasil deixam por ano 35.000 mortos. Até aqui, os responsáveis eram condenados a prestar serviços comunitários, ou condenados a penas muito ligeiras. A partir de agora o crime passa a ser considerado doloso (com intenção de matar), e os réus vão a júri popular, podendo apanhar de 14 a 30 anos de cadeia.
► Jovens de classe média que agrediram prostitutas numa movimentada rua do Rio de Janeiro são condenados a varrer e limpar ruas durante 1 ano, trabalhando 8 horas semanais na companhia de limpeza urbana.
► Uma mulher de 19 anos, negra foi condenada a 4 anos de cadeia por ter roubado um pacote de manteiga num mercado de uma zona residencial pobre, alegadamente porque o filho tinha fome. Cumpriu 124 dias, beneficiada de sentença judicial. Outra mulher, 41 anos, branca, classe média alta, apanhada a roubar peças de roupa íntima num grande centro comercial é libertada após prestar declarações na esquadra da Polícia.

Sexta-feira, 16.
► Depois da desastrosa defesa do presidente venezuelano Hugo Chávez, que pretende perpetuar-se no Poder, por parte do presidente do Brasil, Lula da Silva, foi agora a vez de um alto quadro do PT (Partido dos Trabalhadores, a que pertence Lula) tecer elogios a Chávez. Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és...
► Um instituto de pesquisas de opinião do Brasil revelou que o governante mais popular nas Américas é o brasileiro Luís Inácio Lula da Silva. Em penúltimo lugar, empatados, George W. Bush e Hugo Chávez. Em último o cubano Fidel Castro.
► Em 2006 registaram-se no Brasil 1.117 assaltos a carteiros. Só no Rio de Janeiro foram 615
► Prevê-se que as vendas de Natal este ano atinjam 1 bilhão de reais (370 milhões de euros) em produtos electrónicos, o que representa, em relação ao ano passado, um aumento de 45%.
► Em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, o município proibiu a venda de bebidas alcoólicas fortes nos barzinhos de praia, tentando evitar afogamentos e violência. No entanto, a cerveja é vendida sem limite, e do outro lado da estrada todas as esplanadas fornecem as tais bebidas fortes... É mesmo tentar tapar o sol da praia com a peneira...
► Pesquisa americana revela que 64% dos brasileiros gostam dos seus chefes no trabalho. Pesam na opinião o bom humor e o sentido de ética dos chefes.
► O número de vendas de carros de luxo no Brasil aumentou este ano até 30%.

Sábado, 17.
► Inaugurado há 10 dia no Rio de Janeiro, com um custo de 28 milhões de reais (mais de 10 milhões de euros), hospital com o maior centro de atendimento de urgências do país não chegou a receber pacientes, pois a tubulação do esgoto rebentou e invadiu a área.
► Durante 1 ano, empregada doméstica narcotizou a patroa de 72 anos, e roubou 300.000 reais (112.000 euros) em dinheiro, jóias e outros valores. Ganhando 600 reais por mês (cerca de 222 euros), "conseguiu" adquirir 6 apartamentos, 2 terrenos, uma loja, 2 automóveis e 1 moto.
► O secretário-geral da ONU advertiu para a opinião de cientistas que entendem que o aquecimento global está a sufocar a Amazónia que poderá morrer em 80 anos, transformando-se em savana.
► Dos homens brasileiros, 25% sofrem de ejaculação precoce.
► Rebelião em presídio do estado nordestino de Alagoas provoca 6 mortos e 70 feridos. As tropas de segurança foram recebidas à bala. Ninguém sabe como as armas entraram na prisão. Tanta ingenuidade chega a ser comovente.
► Na cidade de Salvador, capital do estado nordestino da Bahia, são presas 100 pessoas por semana. O estado lotou a capacidade de albergar detidos, e as fugas são uma constante.



1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Farinha, só uma pergunta: Você considera isso um trabalho?
Já procurou um analista? É transtorno obsessivo compulsivo?
Qual é o seu trauma? Por quê você, afinal, não volta para Portugal?

sexta-feira, julho 11, 2008 9:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.