CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

sábado, novembro 10, 2007

INSTANTÂNEOS (35) de 5 a 10 de Novembro

· Segunda-feira, 5.
► Especialista em aviação afirma que grande parte dos acidentes aéreos no Brasil são devidos a deficiente manutenção dos aviões.
► Em 3 semanas caíram no Brasil 3 helicópteros e 1 jacto de executivos.
► Os atrasos e os cancelamentos de voo voltaram a assolar o país.
► Na sequência do caos aéreo que dura há meses no Brasil, e levou à substituição do ministro da Defesa, toda a direcção da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) foi substituída.
► A tuberculose mata cerca de 6.000 pessoas por ano no Brasil, embora uma Fundação no Rio de Janeiro produza 25 milhões anuais de doses da vacina BCJ, e exporte 7% da produção mundial.
► Só na cidade do Rio de Janeiro são assaltados 15 carteiros diariamente. Os 53.000 carteiros brasileiros pedem um complemento salarial por considerarem ser a sua profissão de alto risco. Resta saber quem compensará os utentes vítimas dos extravios ou roubo de cartas ou encomendas.
► A produção de rosas em Barbacena, pequena cidade do estado de Minas Gerais, é de 7.000 dúzias por semana.

· Quarta-feira, 7.
► Das estradas brasileiras, 64.000 km não têm condições de tráfego. Sem berma de acostamento são 42,5%. Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, 70% das rodovias estão em más condições. Nalgumas delas, os buracos são tapados com areia... Em contrapartida, nas estradas concessionadas 76% são boas ou óptimas.
► A BRA, transportadora aérea brasileira, com voos domésticos e internacionais, anunciou há pouco tempo, com abraços e parabéns do presidente da República, Lula da Silva, a compra de mais 20 jactos comerciais à empresa Embraer (Brasil). Hoje encerrou toda a actividade, e despediu 1.100 trabalhadores. Pelo mesmo caminho seguirá a empresa de turismo do grupo.
► Dos 73 polícias presos no Rio de Janeiro há 1 mês por envolvimento com o tráfego de droga, 43 foram soltos, alegadamente porque a acusação não especificou os crimes cometidos por cada um deles. Comemoraram com fogo de artifício à porta da prisão, e o comandante geral da corporação achou isso tudo muito natural. Os 30 estantes devem sair também. Entretanto o Ministério Público recorreu para os recambiar para o seu lugar adequado – a cadeia. Os polícias agora soltos vão ser reintegrados e voltarão às suas anteriores funções. Até lá, desempenharão funções administrativas. O secretário de segurança pública e o governador do Rio de Janeiro protestaram contra a libertação e contra as comemorações públicas dos agentes.
► O presidente Lula deita foguetes e garante que não haverá falta de energia no país até 2012. No entanto, especialistas alertam para o facto de ser necessário tomar medidas preventivas para que 2009 e 2010 não se tornem anos problema. O próprio ministro das Minas e Energia desaconselhou neste momento a conversão de carros a gasolina para gás natural. Há pouco tempo o Rio de Janeiro foi privado de gás por algum tempo devido a problemas de abastecimento.

· Quinta-feira, 8.
► Presa no Rio de Janeiro quadrilha de adolescentes, todos estudantes universitários, todos pertencentes a famílias ricas. Um deles foi detido na sala de aula da faculdade. Os jovens dedicavam-se ao tráfico de droga.
► No sertão do estado nordestino de Alagoas foram encontrados mortos 3 jovens entre 16 e 22 anos, todos nas mesmas circunstâncias: enforcados com o próprio cinto. A Polícia julga que as mortes estão relacionadas com jogos electrónicos violentos. Na região não há cinema, muito menos teatro, e os tempos de lazer dos adolescentes é ocupado em lojas de internet, em jogos, alguns dos quais simulam a própria morte.
► Assassinados no Rio de Janeiro 2 agentes da Polícia que se encontravam numa guarita. Não foram feitas detenções.
► Foram feitas 36 prisões (e ainda falta dar cumprimento a mais 5 mandados de captura) de indivíduos que integravam 2 quadrilhas da zona metropolitana do Recife, estado nordestino de Pernambuco, que integravam 2 quadrilhas de extermínio, uma delas chefiado por um polícia reformado.
► Uma excepcional reserva de jazida ao largo da costa de Brasil pode colocar o país entre as 9 maiores potências mundiais exploradoras de petróleo e gás natural. Os depósitos têm uma extensão de 800 km, largura de 200 km e profundidade entre 2 e 4 km.
► Logo após a divulgação da descoberta da Petrobrás, a cotação das acções da companhia subiram na Bolsa de São Paulo mais de 16%.
► Entre 2008 e 2012, a Petrobrás (companhia de petróleos e gás natural brasileira) vai investir em exploração 1 bilhão de reais por mês (370 milhões de euros mensais).
► Os parlamentares iniciaram hoje no Congresso Nacional (Senado e Câmara dos deputados) o reajuste dos seus próprios salários. O importante que há para discutir e votar ficará para quando houver tempo...
► O PSDB (Partido Social Democrata Brasileiro), da oposição, que tentava negociar a prorrogação da CPMF (contribuição provisória sobre movimentações financeiras, taxa que deveria terminar em 31 do próximo mês, e que confere ao estado arrecadações anuais da ordem dos 40 bilhões de reais, 15 bilhões de euros), afastou-se e deu por encerradas as negociações por achar que a nova proposta governamental não contemplava os interesses dos cidadão. Sejamos mais objectivos: ao PSDB tal verba interessa que se mantenha, pois é sério candidato às próximas eleições presidenciais. Mas, por outro lado, não pode hostilizar os restantes partidos da oposição, pois tem de contar com os seus votos, e estes partidos foram manifestamente contra esta aproximação do PSDB ao Governo Lula.
► Em Porto Alegre, capital do estado do sul de Rio Grande do Sul, traficante de droga utilizava 3 câmaras de vigilância ra rua da sua residência para se prevenir da chegada da Polícia. Quando esta chegou foi recebida a tiro. Do recontro resultou a mote de 1 polícia, o ferimento de 2 e a prisão do bandido.
► Estão cadastrados no Brasil 1,6 milhões de camiões, e metade dos condutores ingere bebidas alcoólicas. Está em discussão no Congresso um projecto de lei que visa a proibição de venda de álcool nos bares e restaurantes à beira da estrada, incluindo as lojas de conveniência.
► No estado nordestino de Alagoas, onde a Polícia Civil está em greve há 100 dias, a criminalidade subiu mais de 40%. Bancos e outras casas financeiras fecharam as lojas com medo dos assaltos.
► Depois de terem sido encontradas soda cáustica e água oxigenada em vários lotes de leite ultra pasteurizado, o que resultou no fecho de várias fábricas e prisão de responsáveis pelo fabrico, agora encontrou-se excesso de água. O leite foi o produto alimentar cujo preço mais subiu nos últimos meses, chegando nalguns casos a aumentos de 40%.
► A companhia aérea brasileira BRA, com mais de 170 milhões de reais de dívidas (63 milhões de euros), encerrou definitivamente os seus serviços, deixando em terra todos os passageiros, e despedindo todos os 1.100 trabalhadores. Entre 27 de Setembro e 14 de Outubro passados, a empresa fora multada em mais de 400 vezes por venda de bilhetes para além da lotação (overbooking), e por falta de assistência aos passageiros por cancelamentos e atrasos de voos.

· Sexta-feira, 9.
► Polícia considerado foragido há 11 anos, procurado por assassinato de um jovem, estava integrado em corporação policial e exercia funções policiais de rua, com arama de fogo. Foi preso hoje no Recife, capital do estado nordestino de Pernambuco.
► Foi desbaratada quadrilha de 11 jovens de classe média alta que roubava contas bancárias pela internet. Em 2 anos desviaram 14 milhões de reais (mais de 5 milhões de euros). Eles também se dedicavam à falsificação de documentos, utilizando o serviço de "técnicos" de menoridade.
► Vigilância sanitária interdita mais 11 lotes de leite ultra pasteurizado, de 3 marcas diferentes, agora por alto teor de sal e açúcar. Por certo que o cidadão que vive no Brasil há muito anda a beber leite adulterado. Mesmo marcas como a Parmalat não resistiram aos testes recentemente efectuados.
► Os 43 polícias que tinham sido presos, após acusação de envolvimento com o tráfico de droga, voltaram para a cadeia, desta vez com mais 1 comparsa. O mesmo juiz que decretou a libertação decidiu agora pela nova prisão, dando voz ao que defendia o Ministério Público, desta vez com acusações personalizadas.
► Caiu em São Paulo helicóptero cujo piloto fora examinado por elemento da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) sem qualificação. Outro piloto diz que é frequente os "técnicos" da agência não terem capacitação para voar e, muito menos, para dar instrução de voo.
► Quadrilha preparava-se para assaltar apartamentos de luxo, com os seus elementos disfarçados de empresa de entregas de cestas de Natal. Mas o nome impresso nos carros utilizados ("Impório" em vez de "Empório") levantou suspeitas na Polícia que, apesar de tudo, sempre tem mais algumas letras. Foram todos presos – e nunca mais se vão esquecer de como se escreve "empório".
► Só em Guarulhos, cidade dos arredores de São Paulo, em 6 meses foram apreendidos 250 mil comprimidos da droga extasy, o que representa um aumento 750% num ano. A droga é preferencialmente vendida em casas de dança, festas e universidades, e não nos pontos de venda convencionais das outras drogas.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.