CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, setembro 23, 2007

INSTANTÂNEOS (34) de 17 a 22 de Setembro

Segunda-feira, 17.
► Depois de investigação de 8 meses, foram presos no Rio de Janeiro 52 agentes da Polícia, de 59 mandados de prisão, todos do mesmo quartel, acusados de corrupção e envolvimento com o tráfico de drogas. Os polícias recebiam verdadeiros ordenados dos traficantes para os protegerem e providenciarem a soltura de bandidos da cadeia.
► Em Curitiba, capital do estado do Paraná, no sul do país, depois de consulta em hospital público onde foi diagnosticada infecção de bexiga, mulher entra em trabalho de parto e dá à luz no meio da rua.
► Relatório internacional considera São Paulo a cidade mais poluída do mundo. Estudo recente mostra que nesta cidade a poluição tem aumentado o risco de enfarto.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, mulher de 64 anos morre de ataque cardíaco ao receber falsa notícia de bandidos de que a neta teria sido sequestrada. Os golpes de extorsão por este processo totalizaram 1.600 casos em 2006, e este ano já se registaram 500.
► Para que a CPMF (contribuição conhecida como Lei do Cheque, 0,38% sobre qualquer transacção bancária) tenha aprovação dos parlamentares para prorrogação do prazo de vigência, o Governo encara a hipótese de reduzir a taxa, ou diminuir outros impostos. Mas só depois da aprovação... Ná...nunca fiando...
► No Rio de Janeiro, quadrilha de 3 elementos fazia negócios ilegais por todo o país com créditos da Previdência. O rombo em 2 anos foi da ordem dos 300 milhões de reais (111 milhões de euros).
► Agora são parlamentares do estado de Minas Gerais, do PSDB (Partido Social Democrata Brasileiro), partido da Oposição, que poderão estar implicados num esquema de desvio de dinheiros públicos, à semelhança do "mensalão" (compra de votos para aprovação de propostas governamentais) praticado pela base aliada do Governo, em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, rapaz simula roubo de carro para receber dinheiro do seguro, e mata namorada a facadas para que ela não o denunciasse.
► Em Minas Gerais, 3 jovens adolescentes, 2 menores, estão a ser investigados por terem espancado índio até à morte.
► Das 320 lombas com controlo electrónico de velocidade nas estradas federais, 100 estão desligadas, e mais seguirão o mesmo caminho, por terem caducado os contratos com as empresas de manutenção. Os acidentes de trânsito nesses troços aumentaram por excesso de velocidade.
► Entre 199 e 2006 o número de livrarias nas cidades brasileiras decaiu 15%.
► Apenas 8,7% das cidades brasileiras possuem sala de cinema.

Terça-feira, 18.
► Num dos maiores hospitais do Rio de Janeiro, devido à superlotação doentes em situação de emergência são atendidos no chão. A situação arrasta-se há 1 ano sem que as autoridades tomem providências.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, cobrador de transporte público recebe por ordem da Justiça indemnização do estado no valor de 8.000 reais (2.963 euros) por ter sido assaltado 6 vezes dentro do transporte, e ter uma bala alojada no corpo.
► Acção policial em favela do Rio de Janeiro descobre casa que acoitava o produto do roubo de fio de cobre para telefones e iluminação pública, no valor de 500.000 reais (185.200 euros). Um homem foi abatido e outros foram presos, todos traficantes, segundo a Polícia.
► No Brasil existem actualmente 30 milhões de automóveis e 40 milhões de possuidores de carta de condução.
► No estado da Bahia, 57 ex-deputados pedem na Justiça a incorporação na pensão de aposentadoria de benefícios atribuídos a parlamentares no activo. A juíza que analisa o pedido diz que ele é legal. A ser aprovado, provocaria um aumento mensal de 1,2 milhões de reais (445.000 euros) nas despesas do estado; com retroactivos, o montante despendido seria de 150 milhões (55,6 milhões de euros). A população mostra-se indignada. O governo estadual vai apelar para o Supremo a fim de suster a pretensão.
► Entre os mais de 60 tipos diferentes de taxas praticadas pelos bancos brasileiros, taxas que mudam de nome de banco para banco, chega a haver diferenças de 250% nos montantes cobrados. A insatisfação dos clientes é de 67&, contra os 45% da média mundial.
► No estado de Alagoas, Nordeste, em 2 anos foram assassinados 31 homossexuais por preconceito. Ninguém foi condenado.
► Devido a rádios piratas, o maior aeroporto do Brasil teve de suspender as operações durante meia hora. Todos os anos são apreendidos 1.600 emissores clandestinos.
► A dengue hemorrágica, forma mais severa da doença, avança pelo país provocando mortes. A dengue já tinha sido erradicada do país.
► Segundo relatório da comissão que investiga o acidente de Julho no aeroporto de Congonhas, São Paulo, com um avião da companhia brasileira TAM, de que resultaram 199 mortos, as condições da pista foram, em parte, responsáveis pelo desastre, embora não de forma determinante. Admite-se que tenha havido, também falha nos equipamentos. Ex-directora da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) que recentemente pediu exoneração do cargo, poderá ser indiciada por co-responsabilidade no acidente.
► Na Faculdade de Medicina da cidade de Santo André, estado de São Paulo, foi proibida a utilização de animais vivos (ratos e cães) para estudo.
► Quadrilha que obtinha cadastros de beneficiários da Segurança Social para conseguir empréstimos bancários pagos na folha de pensões lesou 8.000 reformados em 4 meses, no montante de 200.000 reais (74.000 euros).
► No Rio de Janeiro, mulher vai pagar indemnização de 200.000 reais (74.000 euros) ao marido por lhe ter mentido sobre a paternidade dos filhos (que eram de um amante).
► Crise no Senado continua. Oposição quer a saída de Rena Calheiros. Renan recusa-se a abandonar o lugar, sentindo-se mais forte depois da votação que o absolveu no Senado. Oposição e governistas não se entendem quanto a possíveis soluções para continuar os trabalhos.
► A OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), a Associação dos Magistrados e a Igreja Católica aprovam movimento de deputados que pretendem fim do voto secreto nos processos de cassação de mandatos. O presidente da Câmara dos Deputados, elemento do PT, partido do Governo, discorda da proposta.
► O 2º processo contra Renan Calheiros teve a apreciação adiada. É possível que os 2 outros processos contra ele sejam englobados num só pacote para apreciação pelo Conselho de Ética, a fim de poupar tempo.
Das obras do aeroporto de Congonhas, São Paulo, 9 foram sobrefacturadas pela Infraero, agência estatal que administra os aeroportos brasileiros. Há proposta para a privatização de 49% da agência.
► O presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que em várias declarações públicas arrogantes garantiu que não deixaria o cargo, acaba de ser substituído por determinação do ministro da Defesa. O lugar será ocupado por uma técnica experiente, considerada braço direito do ministro até agora.

Quarta-feira, 19.
► Nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Roraima foram presos os 10 integrantes de quadrilha que fabricava ilegalmente remédio que supostamente faria emagrecer, mas que se tratava de uma mistura de anabolizantes e redutores do apetite. O produto criva habituação física e psíquica. A líder do grupo (37 anos) está foragida; em sua casa foram encontradas obras de arte no valor aproximado de 2 milhões de reais (741.000 euros).
► A Polícia de São Paulo levou a efeito operação para fechar rádios piratas. Investigou 11, fechou 2, mas a que provocara o fecho do aeroporto na véspera, devido às interferências entre aviões e a torre, continua a funcionar normalmente...
► Mais uma evidência da precariedade da engenharia brasileira na construção do metropolitano de São Paulo, uma das obras mais importantes do país, segundo os especialistas: erro no projecto provocou o desencontro em 80cm de 2 túneis que estavam a ser construídos em pontos opostos do percurso. A rectificação vai custar 1 mês de obras. Nos trabalhos participam 5 das maiores empreiteiras de construção civil brasileiras...
► O nome da economista nomeada pelo ministro da Defesa para presidir à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) foi enviado à presidência da República para apreciação. Entretanto, o actual presidente diz que não se demite. Continua a rota de colisão com as instâncias superiores, a coberto da Lei, que prevê que os directores de agências reguladoras só podem deixar o cargo por processo administrativo (roubo ou assassinato) ou por exoneração a seu pedido.
► A greve dos Correios impediu em 4 dias a entrega de 20 milhões de objectos.
► A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade a emenda constitucional que acaba com o voto secreto em todas as sessões do Congresso. O plenário terá a gora de discutir e votar a proposta.
► O presidente Lula da Silva, em discurso inflamado e irritado, diz que se a CPMF não for aprovada, o país se tornará ingovernável (???). Garantiu que não vai abrir mão da contribuição até 2011, não baixará a taxa, nem distribuirá parte da arrecadação pelos estados, contrariamente ao que tinha acenado à Oposição para obter dela a concordância quanto à dilatação do prazo de vigência.
► Ex-presidiário, um dos maiores chefes do crime organizado da zona sul de São Paulo, tendo como fachada uma inocente loja de venda de peças para automóvel controlava negócio de venda de armas e droga a traficantes.
► Preso no Brasil mais um dos grandes traficantes de droga colombianos, com ligações aos dois anteriormente detidos.
► O Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu 77 obras públicas sobrefacturadas, num total de 1 bilhão de reais (370 milhões de euros). A maior parte faz parte do pacote PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), a nova menina dos olhos (eleitoral) de Lula da Silva. O presidente do TCU diz que todos os anos 30% das obras públicas do Governo apresentam irregularidades. Neste ano vão ser embargadas 29 obras. O Governo não gostou, e tentou desvalorizar o relatório aos olhos da opinião pública.
► Os agentes da Polícia presos ontem por envolvimento com traficantes recebiam entre 2.000 e 3.000 reais por semana (741 a 1.111 euros) para não "incomodarem" os bandidos. Um dos agentes recebeu 3.500 reais (1.296 euros) para providenciar a libertação de um chefe de tráfico da favela.
► Moradora de favela do sul do Rio de Janeiro foi expulsa de sua residência por traficantes, por não deixar que a casa servisse de depósito de armas e droga. Ela queixa-se de que, naquela zona, polícias e bandidos são aliados.
► No Rio de Janeiro, especialistas de 30 países discutem a preservação do meio ambiente.
► São mais de 36 milhões os brasileiros que vivem ainda na linha de miséria (20% da população), com rendimentos inferiores a 125 reais por mês (46 euros). No estado de Alagoas, Nordeste, a percentagem é de 44,4%; em Santa Catarina, região Sul, é de 4%.
► Polícias da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos do Recife, estado de Pernambuco, Nordeste, foram apanhados em flagrante desmanchando carros que estavam à sua guarda. O chefe da Delegacia disse que nada o espanta quanto ao comportamento dos seus subordinados, uma vez que são humanos... Homessa!... Chefe e subordinados para a cadeia, já!...
► Em primeira votação na Câmara dos Deputados, foi aprovada a prorrogação até 2011 da vigência da CPMF. Falta ser votada em segunda volta, e passar em duas votações no Senado. Deverá passar em todas: 2010 é ano de eleições presidenciais, e 39 bilhões (14,4 bilhões de euros) é fruto apetecido...

Quinta-feira, 20.
► No Rio de Janeiro, 1.800 carros de Polícia, novos, adquiridos por 100 milhões de reais (37 milhões de euros) para a segurança dos Jogos Pan-americanos realizados em Julho, estão parados há 55 dias em terreno a céu aberto, enquanto 40% da frota de 3.000 viaturas se encontram inutilizados por falta de manutenção ou reparação.
► Durante os Jogos Pan-americanos no Rio, a criminalidade baixou 11%. Depois dos jogos tornou a subir, aumentando 12,4%.
► No Rio de Janeiro, mais de 1.000 polícias que deveriam estar a patrulhar as ruas encontram-se presos por envolvimento com bandidos, em particular traficantes de droga. Desde 2005, 500 agentes já foram expulsos das respectivas corporações. O Corregedor da Polícia disse publicamente que se for necessário, serão construídos mais presídios para polícias.
► Criança de 6 anos, em cidade da Bahia, quando se dirigia acompanhado da ama a supermercado para comprar 1 kg de açúcar é baleada e morre durante um assalto na rua.
► Em pequena cidade a 40km de Brasília, jornalista que fazia há 15 dias reportagens sobre o crime organizado na região é baleado a mando dos traficantes quando jantava num bar.
► O tenente-coronel comandante do quartel da Polícia onde foram presos 57 agentes envolvidos com a criminalidade acaba de ser demitido, passando para serviços de retaguarda da corporação (departamento de Pessoal).
► Desde o início do ano, foram recuperadas em São Paulo 10 toneladas de fio de cobre roubadas de instalações eléctricas e telefónicas, postas à venda em respeitáveis (?) lojas do centro da cidade.
► Bandidos das prisões do Rio de Janeiro e de São Paulo conseguem iludir os mecanismos de bloqueio de telemóveis (aqui designados celulares), e continuam a controlar o crime organizado de dentro das prisões.
► Empregado da limpeza encontra na casa de banho da Câmara Municipal (Prefeitura) de cidade do estado da Bahia mala com 50.000 reais (18.500 euros) e entrega-a a funcionário da Câmara que agora diz desconhecer o assunto. A família do rapaz começou a receber pressões para esquecer o assunto e não falar dele a ninguém. Presume-se que se trata de dinheiro proveniente de algum esquema de corrupção. O empregado da limpeza arredonda o salário camarário recolhendo papel e papelão nas ruas, e com isso consegue 380 reais por mês (141 euros).
► Ministério da Saúde determina que as 60.000 farmácias do país passem a vender apenas medicamentos e artigos de higiene pessoal. Saem do cardápio rações para animais, rolos fotográficos, sorvetes e carvão para churrasco. Em contrapartida, os remédios deixam de ser vendidos em supermercados e bombas de gasolina. Isto oficialmente, claro...
► Devido à falta de chuva que dura há mais de 2 meses no estado do Paraná, as cataratas da Foz do Iguaçu, atracção turística de grande beleza, estão a secar.
► Renan Calheiros diz que não pode deixar a cadeira da presidência do Senado por ser inocente de tudo quanto o acusam. Entretanto, a mesa directora do Senado, ao fim de 3 horas de discussão, acolheu mais uma denúncia contra ele: a recolha para benefício próprio de dinheiros em empresas estatais controladas por membros do seu partido, por si indicados para o cargo. Cabe agora ao Conselho de Ética julgar.
► O presidente ainda em exercício da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), depois de várias declarações enfatuadas e arrogantes, acaba de colocar o lugar à disposição, embora queixando-se de que tinha sabido pela imprensa que o ministro da Defesa apresentara ao presidente Lula um novo nome para o cargo.
► Os estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm no seu conjunto 14.000 pessoas com mais de 100 anos.
► Economista afirma que o crescimento do Brasil se deve mais à sorte do que ao planeamento. Segundo ele, o Governo continua a gastar muito e mal, não devolvendo à sociedade, sob a forma de serviço e benfeitorias, as arrecadações cada vez maiores de impostos.
► O presidente Lula da Silva diz que o mal do Brasil é o pessimismo. Entrevistados de rua reagiram à afirmação, dizendo que não se pode ser optimista num país governado como o Brasil.
► Hugo Chávez, presidente da Venezuela, deslocou-se ao Brasil a convite do presidente Lula da Silva. Na véspera Chávez criticara o seu homólogo, mais uma vez, pela demora no arranque das obras da refinaria de Pernambuco, e insinuara que Lula seria aliado de Bush e um lacaio do capitalismo. O objectivo do encontro, acertar agulhas no respeitante à política energética, foi gorado, já que nenhum dos acordos previstos foi assinado.
► Foram encontrados durante este ano, só no Rio de janeiro, 1,5 milhões de reais falsos (556.000 euros).
► Filme sobre corrupção policial no Brasil é pirateado, e chega aos vendedores de rua antes de ser lançado no circuito comercial. [publicado em "Instantâneos 31, de 27 de Agosto a 1 de Setembro"].
O filme pirata "Tropa de Elite" já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, antes de chegar às salas de cinema. A Polícia entrou com uma acção na Justiça para impedir a divulgação comercial, dado que o filme, segundo comentadores, apresenta cenas de grande realismo da actuação da Polícia nas surtidas às favelas, nos interrogatórios, e na comunicação estratégica e táctica da corporação, principalmente durante as operações. [publicado em "Instantâneos 32, de 3 a 8 de Setembro"].
► Começaram as 2 semanas do Festival de Cinema do Rio 2007. Há 110 anos, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade brasileira a dispor de sala de cinema. O festival abriu com o filme "Tropa de Elite".
► Homem que está na Polícia há 20 anos, diz que o filme "Tropa de Elite" retrata a realidade policial no que respeita à corrupção. "Quem quiser mudar a corporação, ou é afastado, ou é morto".

Sexta-feira, 21.
► Hospital do Rio de Janeiro interrompe todas as actividades para que os médicos possam fazer uma festa regada a muita cerveja no terraço. Um rapaz de 14 anos morre 4 horas depois por não ter sido atendido na UTI (Unidade de Tratamentos Intensivos), após ter esperado mais de 24 horas.
► A sala de espera do hospital principal de Salvador, capital do estado da Bahia, está fechada. Por falta de espaço na Emergência, a sala serve de prolongamento de assistência hospitalar, sem ter sido preparada para isso. Todos os utentes se queixam de superlotação e mau cheiro. O director do hospital diz que não há problemas. Reportagem de televisão mostra doente em cama suja de sangue, outro com tubo de respiração desligado do ventilador, e ainda outro com um dos sapatos com que chegou da rua, foco de infecções.
► "O que está a acontecer na saúde pública brasileira é extermínio em massa. A CPMF foi feita para acorrer à Saúde Pública...".
► Chegam ao Brasil os primeiros 35 refugiados Palestinos, dum lote de 107 que serão acolhidos no Brasil até finais de Outubro.
► Os migrantes brasileiros que procuravam preferencialmente São Paulo na busca de melhores condições de vida, agora dirigem-se para o estado de Santa Catarina, no Sul, mais rico e de maior segurança pública.
► Em cada dia, morrem no Brasil 6 crianças vítimas de atropelamento.
► Os operadores de telemarketing somam no Brasil mais de 750.000 profissionais.
► "Um acordo entre Chávez e Lula
Os jornais noticiaram a tensão latente no encontro entre Lula e Hugo Chávez, ontem, em Manaus. A relação entre os dois se desgastou nos últimos meses, apesar das declarações de amor mútuas. Um dos principais assuntos da pauta, a construção em conjunto da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, finalmente avançou, segundo
O Globo: na noite de ontem, chegou-se a um acordo para que a Petrobras fique com 60% do controle da refinaria, e sua equivalente estatal venezuelana, a PDVSA, com 40%. No início deste mês, a Petrobras dera início às obras, mesmo sem ter fechado a parceria com a PDVSA Mais uma vez deu-se destaque a uma declaração do presidente venezuelano contra o Congresso brasileiro. Ontem, Chávez disse que "a mão do império" (os Estados Unidos) está por trás da demora do parlamento do Brasil em aprovar a entrada da Venezuela no Mercosul. Em junho, Chávez havia sido mais direto. Disse que nosso Congresso "repete como papagaio o que dizem em Washington", despertando uma reação indignada de (adivinhe) Renan Calheiros, presidente desse mesmo Congresso". "O Filtro", de Thomas Traumann.
► "Antes de acabar com o tráfico, é preciso acabar com a corrupção na polícia, dizem especialistas.
Antes de encontrar soluções para o fim do tráfico ou repreender a violência, é preciso acabar com a corrupção dentro da polícia. Essa é a avaliação do historiador Marcos Brêtas, pesquisador do Núcleo de Estudos de Cidadania e Violência Urbana da UFRJ. Para ele, o filme 'Tropa de Elite', de José Padilha, é emblemático ao trazer à tona uma discussão que é fundamental. (
Depoimento: corrupção na PM é do jeito que mostra 'Tropa de Elite' ) ["O Globo Online", 21 de Setembro].

Sábado, 22.
► Os agentes de Polícia expulsos das respectivas corporações por crimes vários riem para as câmaras de tv. Com razão. O que aprenderam na escola de Polícia vão utilizar no crime organizado, nas ruas, já que após a expulsão ninguém os monitora. Muitos deles engrossam as "Milícias", grupos constituídos por polícias no activo ou ex-polícias, que se dedicam à extorsão nas comunidades pobres, geralmente favelas, para pretensa defesa contra traficantes. Só que as "milícias", se combatem os traficantes, é para conquistar pontos de venda de droga.
► Continuam os noticiários em todos os canais de tv sobre o caos da Saúde Pública no Brasil, com muitos mortos sem que haja responsabilidades atribuídas.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.