CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

quarta-feira, março 05, 2008

"ARCEBISPO PROÍBE PADRES DE INGRESSAR NA POLÍTICA"

CASCAVEL – A participação de padres na política nacional é um tema que ainda desperta polémica. Em Cascavel, cidade do oeste paranaense [estado brasileiro do sul, e um dos mais desenvolvidos do país] o arcebispo da diocese local, dom Mauro Aparecido dos Santos, decidiu colocar um ponto final nesse assunto. Ele decretou a proibição de filiação partidária e a participação de religiosos em equipes de governos federal, estadual e municipal. A medida entra em vigor a partir de 1º de Abril.
O documento publicado recentemente é uma determinação para todos os presbíteros e diáconos que actuam na diocese de Cascavel que reúne 17 municípios com 30 paróquias. Dom Mauro, que assumiu a diocese local há um mês, disse que a medida não é nenhuma novidade, 'uma vez que ela já vem sendo implementada pela Igreja Católica'.
A determinação estabelece, além da proibição de filiação partidária e participação na administração pública, outros itens que devem ser seguidos. Um deles estabelece que o religioso que se filiar a qualquer partido político, ou ingressar em equipa de trabalho governamental, fica suspenso das suas funções sacerdotais, sem direito a pagamento de benefícios, moradia, carro, telefone, plano de saúde e contribuição previdenciária.
O padre que for suspenso por este decreto e desejar retomar a sua actividade, deverá participar de um 'retiro' de trinta dias seguidos, fazer o curso por correspondência da Escola Mater Ecclesiae do Rio de Janeiro, nas disciplinas Código de Direito Canónico, História da Igreja, Espiritualidade e Escatologia.
O decreto informa ainda que não poderá ser admitido se tiver contra ele processo judicial para ser julgado ou pena para cumprir e estiver endividado financeiramente.
Após cumprir todas es exigências estabelecidas, para ser readmitido, deverá fazer um pedido, por escrito, ao arcebispo metropolitano que, após analisar os documentos apresentados, poderá revogar a suspensão da ordem. A diocese não soube informar se há algum padre filiado ou exercendo função pública na região de Cascavel.

NOTA DO BLOG: E pronto, só falta a fogueira...



1 Comments:

Blogger Luís Alves de Fraga said...

Meu Caro,
Tenho estado carregado de trabalho e não me sendo possível ler todos os blogues da minha longa lista. Só hoje, num espaço de repouso, vim ver o seu e topei com esta última postagem.
Isto é incrível! Parece que, tendo o Brasil funcionado durante tantos anos como lugar de refúgio seguro para muitos portugueses perseguidos, agora o país se tornou numa verdadeira prisão para aqueles que resolvem amarrar a sua vida à religião e servir os homens. Pelos vistos, perdem direitos de cidadania, tal e qual os militares! Isso assim vai longe, não haja dúvidas!
Um abraço com votos de boa saúde

domingo, junho 22, 2008 12:52:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.