CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, setembro 02, 2007

INSTANTÂNEOS (31) de 27 de Agosto a 1 de Setembro


Segunda-feira, 27.
► Na zona metropolitana de Curitiba (capital do estado do Paraná, região Sul), estudante universitária de 23 anos foi assaltada por dois adolescentes (15 e 18 anos) que a roubaram, violaram, mataram com um tiro na boca e lhe incendiaram o carro com ela dentro. Um casal, também de adolescentes, foi preso por cumplicidade.
► Em São Paulo, criança de 11 meses é roubada por falsa funcionária de loja onde a mãe fazia compras.
► A crise dos hospitais públicos que tem afectado o Nordeste estende-se agora à região Sul.
► Nos hospitais de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, 70% dos atendimentos foram suspensos. Os médicos exigem reajuste salarial.
► Em menos de 1 mês, 21 bebés morrem em maternidade de alto risco em Aracaju, capital do estado de Sergipe (Nordeste), uns por infecção bacteriana, outros por "complicações de parto". Nos últimos 6 dias verificaram-se 11 mortes. A maternidade está superlotada e degradada. Perto dela existe uma outra, inaugurada há 8 meses, tendo custado 11 milhões de reais (4 milhões de euros), mas não pode ser utilizada porque diversas falhas no projecto a tornam inabitável. A construção teve lugar num terreno alagadiço que está a afundar. Existem equipamentos de última geração em salas alagadas por infiltrações de água. Metade dos fundos do investimento foram desviados durante a construção.
► Em Fortaleza, capital do estado do Ceará, 35 cirurgiões cardiologistas fazem greve. Eles pretendem aumento sobre os 76 reais (28 euros) que o estado lhes paga por cada cirurgia.
► No estado de Pernambuco, apesar do aumento salarial aceite há 1 semana, 130 médicos pediram demissão por alegadas más condições de trabalho.
► Em São Paulo, doentes esperam em macas nos corredores os atendimentos de emergência.
► No estado de Alagoas, técnicos de enfermagem e auxiliares estão em greve por reajuste salarial.
► No Brasil verificam-se 59.000 novos casos de cancro de mama por ano. A cada 36 minutos verifica-se uma morte por essa causa (60% dos casos são estados avançados da doença).
► No estado da Bahia realiza-se 1 aborto clandestino a cada 3 horas.
► Em cada 10 brasileiros, 7 dependem exclusivamente do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), o esquema de saúde pública. Apenas 30% possuem recursos que lhes permitem recorrer a sistemas de saúde privada.
► Em todo o Brasil, o número anual de abortos clandestinos é de 1 milhão.
► NOTÍCIA!!! Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, homem morde orelha de cão pitbull para que ele largue a cabeça da sobrinha de 2 anos que o cachorro atacava com violência.
► No Rio de Janeiro, estudante de Geologia é preso quando assaltava pela 41ª vez a mesma rede de farmácias. Roubava medicamentos e dinheiro.
► Há 40 anos a rede ferroviária brasileira transportava 100 milhões de passageiros por ano. Hoje transporta menos de 1 milhão, e mesmo as mercadorias são conduzidas em 60% por estrada.
► Baixos salários e falta de equipamentos adequados dificultam a acção da Polícia no Rio de Janeiro. Em muitaws esquadras (delegacias) os computadores ainda não fizeram a sua aparição. Noutras, não há fax. Em muitos casos são mesmo os agentes a pagar do próprio bolso algum do material de trabalho.
► Quase metade dos trabalhadores da indústria do estado de São Paulo têm peso acima da média por erro alimentar – 38% são gordos e 3% obesos.
► No processo do "mensalão" (pagamento com dinheiros públicos desviados a parlamentares para aprovarem as propostas do Governo do presidente Lula da Silva) continuam a surgir réus dentro os denunciados pela Procuradoria Geral da República. Agora, o Superior Tribunal Federal, instância máxima do Poder Judicial, estuda as denúncias sobre membros da cúpula do PT (Partido dos Trabalhadores, base de apoio do presidente Lula), acusados de desenharem e operacionalizarem o esquema de assalto aos cofres públicos, e de corrupção. Dos 40 indiciados, 37 já estão constituídos como réus. O ex-deputado Roberto Jefferson, que, enquanto presidente do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) revelou publicamente o escândalo, também vai sentar-se no mesmo banco dos réus, ao lado de altos quadros do PT como José Dirceu, o mentor do esquema, ex-ministro chefe da casa civil de Lula da Silva, e José Genoíno, ex-presidente do PT.
► Promotor de justiça de 26 anos que há quase 36 meses matou a tiro um jovem de 20 anos e feriu outro, durante uma rixa, foi suspenso das funções, mas anda à solta e continua a ganhar o salário por inteiro de 10.000 reais por mês (3.704 euros). O salário mínimo, com que grande parte da população é obrigada a sobreviver, cifra-se em 400 reais (148 euros).
► Bandido de menoridade, por mais hediondo que seja o crime praticado, não pode ter pena superior a 3 anos de prisão.
► Guru espiritual muito conhecido, especialmente consultado por artistas e desportistas, preparava-se para deixar São Paulo rumo a Amesterdão com 4 quilos de cocaína.
► Só em Pernambuco, há 90.000 pessoas prejudicadas por professores de alfabetização que receberam as verbas do programa e desapareceram.
► No caso Renan Calheiros (presidente do Senado e do Congresso brasileiros), acusado de ter contas pessoais pagas por uma empresa de construção civil, a análise à sua contabilidade revelou, entre outras coisas, uma verba de 24.000 reais não justificada (9.000 euros), e um empréstimo de 170 mil (63.000 euros) não declarado ao fisco.
► O presidente da República (Lula da Silva) diz ao seu partido (PT, Partido dos Trabalhadores) que não insista em querer indicar um candidato às próximas eleições presidenciais. Pois, é bem de ver, com todas as escandaleiras políticas e financeiras em que o partido anda embrulhado, qualquer candidato indicado pelos petistas não teria grande receptividade nos eleitores. No entanto, o presidente reserva-se o direito de indicar o seu próprio candidato. O venezuelano Hugo Chávez começa a ter seguidores, ainda que encapotados.

Terça-feira, 28.
► O tempo estimado para o julgamento dos réus do caso "mensalão", a decorrer no Supremo Tribunal Federal (STF), é de 2,5 anos a 3 anos. Cada réu terá direito a 8 testemunhas. Se for acolhida a denúncia do Procurador Geral da República (PGR) para os 40 indiciados, só testemunhas serão 320.
► Mais um director da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) pediu a exoneração do cargo (director para a prevenção dos acidentes aéreos), desta vez sem invocar razões. Não é difícil avançar que o principl motivo é a forte pressão a que a ANAC tem estado sujeita em diversos quadrantes da vida nacional, incluindo o ministério da Defesa, de quem depende, devido ao acidente evitável do Airbus que vitimou 199 pessoas no mês de Julho.
► Ministro da Defesa diz que tem dificuldades em encontrar figuras que queiram integrar a ANAC, e vai pedir ao presidente Lula que apresente ao Congresso medida provisória que permite ao Executivo exonerar elementos das agências reguladoras. A legislação actual é paralisante no que respeita à tomada de medidas moralizadoras e disciplinares, e quanto à "limpeza" de incompetências.
► O STF acolhe a denúncia do PGR, e considera réus todos os 40 indiciados do caso "mensalão". Neles estão incluídos 4 membros das cúpulas do PT, o partido a que pertence o presidente da República, Lula da Silva. Em paralelo, correrá na Justiça processo para recuperação de 55 milhões de reais (20,4 milhões de euros) desviados dos cofres públicos para o esquema do mensalão (pagamento a parlamentares para que votassem favoravelmente as propostas do Governo Lula).
► Apesar do Inverno, em Brasília não chove há 3 meses. Noutras zonas do país a humidade do ar desceu a níveis comparáveis aos dos desertos. É a pior seca desde há 10 anos. Dos 26 estados mais o Distrito Federal, 8 estão em alerta. Há 14.000 focos de incêndio. Extensas áreas de mata preservada já arderam. A manifestação de doenças respiratórias teve um aumento de 10%.
► Mais uma vez o MST (Movimento dos Sem Terra) prova à sociedade que não constitui um movimento de trabalhadores rurais que pretendem uma reforma agrária, mas sim um bando de arruaceiros (que recebe avultadas verbas do Estado, cujo destino é bem diferente daquele que se pretende) e oportunistas que tudo destrói por onde passa. Obrigados a abandonar a última invasão de uma fazenda altamente rentável, deixaram um rasto de destruição nos 3 dias em que lá permaneceram.
► As companhias aéreas TAM, GOL e Varig deixarão de pousar num dos principais aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont) em dias de chuva, até que sejam efectuadas obras de aumento de aderência e atrito da pista. Até lá, os voos serão desviados para o aeroporto Tom Jobim.
► Juíza confirma que a directora da ANAC que pediu a exoneração a enganou com um documento forjado para conseguir a libertação da principal pista de Congonhas (São Paulo) antes das obras concluídas (para favorecer os lucros das companhias aéreas). Nessa pista iniciou-se o acidente com o Airbus da TAM que vitimou 199 pessoas.
► O secretário adjunto da mesa do Senado pediu afastamento por alegadas pressões que a mesa tem sofrido para que a votação do caso Renan Calheiros seja feita por voto secreto, o que beneficiaria o senador. Se assim for, os próprios relatores do processo não poderão exprimir o respectivo parecer quanto ao voto. Um dos relatores, amigo e aliado de Renan, pretende voto secreto, alegando ser essa a orientação da assessoria jurídica (que terá também sofrido pressões no sentido de que Renan seja inocentado).
► Os gastos públicos do Brasil sofreram um aumento de 12,5%, posicionando-se nos 236,8 biliões de reais (87 biliões de euros).
► Falsa agência de lotarias roubou 5 milhões de reais (2 biliões de euros) em 4 dias de funcionamento. As apostas eram recolhidas, mas não encaminhadas para a sede do jogo (a Caixa Económica Federal).
► No estado de Rondônia, bebé de 7 meses é morto com tiro na cabeça, devido a bala perdida em confronto de bandos rivais.
► Estagiária de grande empresa de Santos, cidade do litoral de São Paulo, manda matar colega para ficar com o emprego. Outras 2 vítimas potenciais escaparam, uma delas a mulher do chefe; com ele a estagiária agora presa mantinha relações amorosas.
► No aeroporto internacional de Fortaleza (capital do estado do Ceará), foi roubado o equipamento exterior de auxílio ao pouso. O material, de grande porte, encontrava-se em área de acesso restrito.
► Alguns sectores políticos disseram há 2 anos que a denúncia do esquema do "mensalão" mais não era do que um artifício conspiratório para denegrir a imagem do presidente Lula. Agora, o STF desmentiu isso, ao aceitar o indiciamento de 40 suspeitos, convertendo-os em réus, ainda que os implicados devam ser muitos mais. Mas a procissão apenas começa a sair... Provavelmente algumas surpresas aparecerão, principalmente se os acusados, encostados à parede, resolverem falar...
► O senador Renan Calheiros terá mais uma verba não declarada ao fisco, agora descoberta. Disse tratar-se de um empréstimo feito por uma empresa de aluguer de carros, pertencente a um primo.

Quarta-feira, 29.
► Segundo um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um brasileiro rico gasta 10 vezes mais do que um pobre. No Nordeste, a região de maior desequilíbrio e assimetria, o rico gasta 11,8 vezes mais do que o pobre; 10% dos mais ricos gastam mais do que 40% dos mais pobres.
► As famílias brancas brasileiras ganham, em média, mais do dobro do que as dos negros, revela o estudo citado anteriormente.
► Segundo outro estudo, agora da Fundação Getúlio Vargas, o brasileiro gasta mais com tabaco do que com arroz e feijão.
► Ao fim de 4 horas de reunião de 36 promotores, foi decidido, por 16 contra 15, confirmar no cargo, vitaliciamente, com o salário de 10.000 reais (3.704 euros) por mês, o colega que matou a tiro um rapaz de 20 anos e feriu outro, durante uma rixa. Foi, ainda, resolvido que terá foro privilegiado no julgamento, com base em legítima defesa, não sendo submetido a júri popular. Em princípio, a sua ficha ficará limpa. A arma de fogo utilizada foi-lhe devolvida. Perante o escândalo da decisão, as famílias das vítimas recorrerão para um órgão superior de promotores (Conselho Nacional de Promotores) e para a Organização dos Estados Americanos (OEA).
► Avião, helicóptero, 2 lanchas e 12 carros de luxo, 2 dos quais avaliados em 1 milhão de reais (370.000 euros), foram confiscados pela Polícia que prendeu o maior empresário de jogos electrónicos do Nordeste, acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos e contrabando. Com ele foram presos, também, a ex-mulher, 2 advogados e 7 funcionários. Possuía mais de 500 centros de apostas, cuja segurança privada estava a cargo, em muitos casos, de agentes da Polícia fora dos horários de serviço. Dos 100 milhões de reais facturados por ano (37 milhões de euros), apenas eram declarados 6%. Dos últimos 5 anos, as dívidas ao fisco, apenas por declaração de rendimentos, situam-se em 180 milhões de reais (67 milhões de euros). A fortuna está avaliada em 50 milhões de reais (18,5 milhões de euros).
► Preços dos produtos agrícolas sobem no Brasil 5 vezes mais do que os de bens da indústria (respectivamente, aumentos de 12,8% e 2,7%), podendo contribuir para um aumento da inflação.
► A cada nova vítima, cresce o número de cães da raça pitbull abandonados nas ruas de São Paulo. Em 5 dias registaram-se 15 ataques. Desde o início do ano já foram recolhidos 620 destes animais.
► A estagiária que mandou executar uma colega para ficar com o emprego foi julgada e condenada a 20 anos e 4 meses de cadeia. Segundo a legislação, ao fim de 5 anos pode passar ao regime semi-aberto. Não será isto uma forma de impunidade?...
► O Governo do presidente Lula diz que o julgamento do "mensalão" não prejudica a sua imagem, isto apesar de haver 3 ex-ministros seus entre os réus.
► Em São Paulo, foi preso aquele que é considerado o rei da prostituição do Brasil. A boate mais conhecida no país, "Bahamas", funcionava como bordel de alto luxo, o mesmo acontecendo ao hotel de 40 metros de altura que lhe fica por detrás, e que se encontra na rota de pouso dos aviões que se fazem às pistas de Congonhas. Ambos os estabelecimentos foram lacrados pela Polícia, se bem que a boate tenha alvará de funcionamento há cerca de 20 anos. O proprietário, que possui o curso superior de Psicologia, é acusado de exploração de prostituição (a prostituição, como actividade, é permitida no Brasil) e lavagem de dinheiro. [Publicado em "Instantâneos 29, de 13 a 18 de Agosto".
O rei da prostituição pediu asilo político a 7 países, alegando que está preso há mais de 15 dias sem ser interrogado. Se fosse acolhida a pretensão, não faltariam pedidos de asilo político por esse país fora... É de risota...
► O Procurador Geral da República (PGR) disse possuir novas provas de incriminação dos envolvidos no escândalo do "mensalão".
► "O Brasil é o país do crime sem castigo. (...) A impunidade é uma das grandes mazelas do país, senão a maior". – opinião de analista de política do telejornal Edição Nacional, TVE Brasil.
► Oposição acusa Renan Calheiros de se servir do lugar que ocupa (presidente da mesa do Senado e do Congresso) para obter vantagens no julgamento que o aguarda no Conselho de Ética.
► Por decisão do presidente Lula da Silva, o Director-geral da Polícia Federal (PF) foi substituído pelo Secretário Nacional de segurança Pública. Teme-se que ele faça mudanças profundas na organização, de modo a torná-la susceptível a mudanças políticas. De resto, se se pretendesse uma actuação da PF idêntica à que tem tido no combate ao crime organizado, envolvendo grandes figuras da sociedade brasileira, o seu chefe máximo não teria sido substituído. Pelos vistos, há quem pretenda continuar a favorecer a impunidade de alguns... A gravidade está em que essa postura vem de cima...
► Um novo parecer da assessoria jurídica do Senado, desta vez a pedido da oposição, é diametralmente oposto ao anterior, pedido pelos aliados de Renan quanto ao tipo de voto para o julgamento do senador: enquanto neste caso aconselharam o voto secreto, no novo parecer indicaram como preferencial o voto aberto. Que assessoria é esta que faz pareceres por encomenda?...
► Filme sobre corrupção policial no Brasil é pirateado, e chega aos vendedores de rua antes de ser lançado no circuito comercial.
► "Já se tinha perdido o respeito pela verdade; agora perdeu-se, também, o respeito pela mentira" – a propósito das continuadas afirmações do presidente Lula de que nada sabia do esquema do "mensalão", planeado e dirigido de um gabinete do palácio presidencial ao lado do seu.
► O Governo Lula disponibiliza para infraestruturas no país apenas 0,5% do PIB, o menor valor de toda a história brasileira.

Quinta-feira, 30.
► As 500 rádios clandestinas fechadas pela Polícia em São Paulo tornaram a abrir, e provocam perigosas interferências nos pousos e descolagens dos aviões. Durante este ano registaram-se 571 interferências.
► Na favela da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, foi descoberto laboratório que refinava 500 kg de cocaína por semana. Foram presos o químico e 2 colaboradores.
► No caso Renan Calheiros, 2 dos 3 relatores do processo recomendaram a cassação do senador, e acusam-no de ter mentido ao Senado nos seus depoimentos. O terceiro, aliado de Renan, pediu a absolvição. A oposição ganhou o pleito sobre o tipo de voto, tendo vencido por 10 a 5 no Conselho de Ética a votação aberta. Os aliados conseguiram o adiamento da votação para a próxima semana, e ameaçam recorrer ao Supremo para que os votos sejam secretos. Com tantas manigâncias, é impossível que Rena não tenha culpas no cartório.
► No Rio de Janeiro, pelas 16 horas, um comboio com 800 passageiros chocou a alta velocidade com outro que manobrava na linha. Resultaram do acidente 9 mortos e 70 feridos, 15 em estado grave.
► Um dos maiores jornais do Brasil publica matéria duma jornalista que terá ouvido num restaurante conversa telefónica de um dos juízes do Supremo Tribunal Federal em que afirmava que a votação do caso "mensalão" teria sido feita com a faca no pescoço. As "indicações" seriam para "amaciar" em relação a José Dirceu, apontado como o cabecilha do esquema de corrupção, mas que a pressão da imprensa terá obrigado à aceitação da denúncia do Procurador Geral da República.
► Dirceu defendeu-se em conferência de imprensa da acusação de formação de quadrilha e de corrupção activa. Face ao artigo referido atrás, afirmou que a votação do Supremo está sob suspeição, e que, a partir de agora, teme pelo seu julgamento.
► A presidente do Supremo Tribunal Federal divulgou uma nota em que declara com veemência que o Supremo Tribunal Federal não aceita nem admite influências nem pressões externas, venham donde vierem, que pretendam interferir com as suas decisões. Sobre o "mensalão", referiu que o tribunal é transparente, e que os factos falam por si, não necessitando de maiores explicações.
► A par de 5.000 vendedores ambulantes autorizados em São Paulo, haverá 50.000 clandestinos. A autarquia diz que a redução de bancas de vendedores na rua contribuiu para a diminuição em 40% dos actos de banditismo, pois muitos dos marginais se refugiavam nessas bancas.
► A construtora privada que terá pago despesas pessoais ao presidente do senado e do Congresso, Renan Calheiros, detinha contratos de obras com organismos do Estado, proporcionados por Renan. A empresa defende-se, dizendo que todas as obras em que participou foram submetidas a concurso público.
► Depois de promessa públicas, o Governa de Lula recua e nega que vá libertar 2 bilhões de reais (741 milhões de reais) para a Saúde. Na reunião foram patentes divergências dentro do Governo. O ministro da Fazenda deu o dito por não dito. Em contrapartida, foi decidido alargar a bolsa-família, o subsídio caça-votos que permitiu a reeleição de Lula em Outubro de 2006.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos (29), de 13 a 18 de Agosto".
Os brasileiros trabalham, em média, 7 dias por ano para pagar o CPMF, imposto sobre transacções bancárias (levantamentos, cheques e transferências de dinheiro). Em algumas actividades profissionais o imposto chega a reter 9 dias de trabalho. A taxa actual é de 0,38% de cada operação.

Sexta-feira, 31.
► Embora se desconheçam ainda as verdadeiras causa da colisão entre os dois comboios no Rio de Janeiro, sabe-se já que o comboio com 800 passageiros deveria ter parado enquanto o outro manobrava.
► "Acuado, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, deu entrevistas aos três jornais mais influentes para explicar suas indiscrições sobre o julgamento do Mensalão. Recordando: na semana passada, O Globo revelou que Lewandowski trocou mensagens com a ministra Cármen Lúcia insinuando que outro colega, Eros Grau, havia feito uma "troca" no seu voto. E na terça-feira, o juiz foi flagrado pela Folha ao falar no celular com o irmão que o julgamento havia sido feito "com a faca no pescoço". Agora as suas explicações: "O que quis dizer é que EU estava com a faca no pescoço. Sinceramente, me considero uma vítima da invasão de privacidade. Estou pagando o preço de expressar uma posição jurídica que não refletia os anseios da opinião pública (se referindo ao fato de votar pela absolvição de José Dirceu do crime de quadrilha)", disse o ministro ao
O Globo. "Achei que (depois da divulgação das suas mensagens com Cármen Lúcia) o julgamento ficou mais tenso, os ministros justificaram suas posições com mais detalhamento. A imprensa me critica porque fiquei isolado num voto em que tive convicção. Se eu não puder fazer isso, por Deus do céu, prefiro ir embora", disse ele à Folha" – ["O Filtro", Thomas Traumann].
► "Uma nova denúncia de um suposto esquema de lavagem e desvio de dinheiro público envolvendo integrantes do PMDB pode complicar ainda mais a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro – estado de Alagoas]. O advogado Bruno de Miranda Lins, que foi casado com Flávia Garcia, assessora parlamentar de Renan, acusa em denúncia à Polícia Civil o pai da ex-mulher, o empresário Luiz Carlos Garcia Coelho, de atuar para vários políticos do PMDB.
Em entrevista à revista "Época", Bruno disse que Coelho teria montado um esquema de arrecadação de dinheiro para Renan em ministérios controlados pelo PMDB, como a Previdência e a Saúde. Não especificou, porém, desde quando o esquema estaria em funcionamento. Afirmou que ele próprio foi buscar pessoalmente em pelo menos seis ocasiões o dinheiro da suposta propina [comissão]. Numa delas, no BMG, teria pego R$ 3 milhões" [1,120 milhões de euros]. ["Folha Online"].
► A Polícia Federal começou a investigar denúncia de um esquema de lavagem de dinheiro que envolveria o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do estado de Alagoas].
O caso teve em início em setembro de 2006, em depoimento prestado à Polícia Civil do Distrito Federal por Bruno de Miranda Ribeiro Lins. Ele relatou que seu ex-sogro, o empresário Luiz Carlos Garcia Coelho, manteria duas contas no exterior e operaria para políticos do PMDB, entre os quais o presidente do Senado". ["Folha Online"].
► Está previsto para 2008 um aumento de 30% do subsídio Bolsa-Família, o tal que promove o desemprego mas dá votos nas urnas...
► O III Congresso do PT (Partido dos Trabalhadores), partido a que pertence o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, começou hoje, e nele não se falará sobre o "mensalão". Como principal obreiro do esquema de corrupção que está a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, é bom, mesmo, estar calado, a não ser para pedir desculpa aos Brasileiros pelos vários e vultosos assaltos aos cofres públicos que desencadeou.
► O presidente da República não compareceu à sessão de abertura do III Congresso do PT, o seu partido.
► O PT, contra as "sugestões/indicações/determinações" de Lula da Silva, insiste em apresentar uma candidatura própria às eleições presidenciais de 2010. Lula também quer apresentar a sua, que não será, necessariamente, do PT. Começou uma guerrilha que poderá levar a mudanças no panorama politico-partidário nacional.
► O presidente do PT, na sessão de abertura do III Congresso, afirmou que "o partido vai muito para além do Governo Lula", e que "tem um projecto para o Brasil que ultrapassa os desígnios de Lula". Fica patente a revolta contra o chefe. Por outro lado, será que o projecto a que o presidente do PT se refere é a continuação do roubo do erário para perpetuação no poder, projecto iniciado há alguns anos, e agora denunciado e a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal?
► O presidente do PT sugeriu a extinção do Senado por considerar que a sua actuação é ineficaz e, portanto, perdulária, face à experiência de outros países do mundo.
► "Em encontro com um grupo de cinco deputados, a presidente do STF [Supremo Tribunal Federal], ministra Ellen Gracie, contou que uma empresa especializada detectou na casa dela um grampo telefónico clandestino [escuta telefónica]. Não disse a data. Limitou-se a relatar o fato, revelando uma ponta de dúvida quanto à eficiência do trabalho de varredura" [detecção de escutas]. [
Josias de Souza, colunista da "Folha de São Paulo"]
Sábado, 1.
► "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa neste sábado do segundo dia do congresso do PT, em São Paulo. Pela previsão inicial, Lula participaria da abertura do evento, realizada ontem à noite. Mas o presidente acabou adiando seu pronunciamento para dirigentes e militantes petistas para hoje.
Sem Lula, o PT antecipou ontem a discussão de temas importantes, como a sucessão presidencial de 2010. Correntes do partido defendem que o PT tenha um candidato próprio na eleição de 2010. O debate dessa proposta contraria os interesses do Planalto". [Folha Online].
► "O presidente do PT, Ricardo Berzoini, defendeu hoje a abertura de um debate sobre a convocação de uma nova assembleia constituinte para discutir exclusivamente a reforma política. Uma das propostas --que deve ser debatida no 3º congresso do PT-- prevê que o país tenha uma única Câmara Legislativa e a extinção do Senado". ["Folha Online"].
► "O assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse hoje que as acusações contra os 40 acusados de envolvimento com o mensalão são muito frágeis. Ele participa do 3º Congresso do PT, que ocorre de hoje a domingo, em São Paulo".
"Eu vi que muitos argumentos utilizados contra vários dos indiciados são muito frágeis, que evidentemente não resistirão a um julgamento objetivo como é aquele que o Supremo fará." [Folha Online].
► Dirceu, o ex-ministro da Casa Civil do presidente Lula, demitido, contra vontade do "patrão", pelo envolvimento no escândalo do "mensalão", e agora denunciado de ser o mentor da tramóia e acusado pelo Supremo de formação de quadrilha e corrupção activa, disse que teme pelo seu futuro e que teme a influência da imprensa sobre as decisões do Judiciário. "Estamos caminhando para a ditadura da mídia no país." Ao que se saiba, não há qualquer jornalista ou órgão de comunicação envolvido no escândalo do "mensalão", sr. Dirceu... A questão é que quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele...
► "A proximidade do desfecho do primeiro processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL) [Partido do Movimento Democrático Brasileiro, do estado de Alagoas] azedou o clima entre PMDB e PT [Partido dos Trabalhadores], principais partidos da base aliada, informa neste sábado o
"Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete" Segundo a reportagem, a presença dos petistas Eduardo Suplicy (SP) [estado de São Paulo] e Augusto Botelho (RR) [estado de Roraima] no bloco dos que devem votar contra Renan no Conselho de Ética incomoda os peemedebistas, que ameaçam dar o troco na forma de votos contra o governo no Senado. ". ["Folha Online]. E é assim a política à brasileira: clara e transparente, objectiva e desinteressada, tendo em vista sempre e em primeiro lugar o bem do povo...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.