CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, agosto 05, 2007

INSTANTÂNEOS (27)


Segunda-feira, 30.
► Depois de longas esperas para poderem submeter-se a cirurgias de transplante, pacientes são confrontados com a falta no mercado de medicamentos contra a rejeição. A responsabilidade pela distribuição dos remédios é do Governo.
► Em São Paulo, um rapaz de 21 anos foi arrastado durante 20 metros por dois cães da raça pitbull que lhe arrancaram uma orelha e lhe destruíram parte do rosto. Os cães saltaram o portão da casa dos donos.
► A crise aérea brasileira afasta turistas em todo o Brasil. Uma das regiões afectadas é o parque nacional da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, onde se regista actualmente uma ocupação média de 5% da hotelaria.
► Ministro da Defesa pretende trocar o presidente da Infraero (agência que administra – na corrupção - os aeroportos brasileiros), mas o primeiro convidado, ex-presidente do Banco do Brasil, recusou o presente envenenado.
► Durante os 17 dias que duraram os jogos Pan-americanos reinou a paz e tranquilidade no Rio de Janeiro. O Governo do estado pretende que 2000 homens das forças especiais de segurança permaneçam na cidade.
► O presidente da República, Lula da Silva, promete que 75% dos efectivos e do material utilizados nos jogos Pan-americanos permanecerão no Rio de Janeiro.
► Ministro da defesa entende que a demissão colectiva da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) é uma resolução que compete à Direcção da agência.
► A descentralização do tráfego aéreo brasileiro por vários aeroportos vai fazer perder a Congonhas, o de maior movimento até agora, cerca de 21% dos voos, ou seja, 151 por dia.
► O desvio de aviões de Congonhas para o aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo, congestionou este aeroporto e criou confusão.
► Foi denunciado por associações de profissionais da aviação civil que outros 7 aeroportos brasileiros oferecem riscos nos pousos e descolagens: situam-se em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
► Na cidade de Caxias do Sul, 40% dos candeeiros da pista do aeroporto foram destruídas por vandalismo. A população utiliza a pista a corta-mato para chegar de um bairro a outro.
► A construção da 3ª pista do aeroporto de Congonhas foi adiada sem prazo à vista. É o primeiro adiamento de um conjunto de medidas anunciadas com pompa e circunstância pelo novo ministro da Defesa para colmatar os prejuízos causados pelo colapso do tráfego aéreo brasileiro.
► Verificou-se que o aeroporto de Guarulhos, para onde foi transferida parte da movimentação do aeroporto de Congonhas, apresenta fissuras e buracos de 8 cm, pondo em risco a circulação dos aviões.
► A promessa de construção de novo aeroporto em São Paulo durou 10 dias... O aeroporto já não vai ser construído.
► A selecção do Iraque ganha o campeonato mundial da Ásia pela mão dum treinador brasileiro.
► O material que foi importado para uso dos atletas nos jogos Pan-americanos custou aos cofres do estado 16 milhões de reais (6 milhões de euros). Agora ninguém sabe qual o destino a dar-lhe. Para já, encontra-se depositado num armazém dum amigo dum alto quadro do comitê olímpico brasileiro...
► Bebés brasileiros mamam, em média, apenas 1 mês, contra os 6 meses aconselhados pelas autoridades de saúde.
Terça-feira, 31.
► A pista principal do aeroporto de Guarulhos vai ser objecto de reparações de emergência.
► O presidente da Infraero passa para a ANAC parte das responsabilidades pela abertura antecipada da pista de Congonhas, onde se iniciou o acidente que fez 200 vítimas.
► O presidente da Infraero declarou que a empresa não tem recursos financeiros suficientes para uma acção eficaz.
► A Gol, transportadora aérea brasileira, vai ter de pagar uma multa de 672 mil reais (250 mil euros) por não ter prestado assistência aos passageiros de voos atrasados ou cancelados.
► Piloto que guiou o mesmo avião acidentado em 17 de Julho diz que teve muitas dificuldades em fazê-lo parar na véspera. O aparelho estava em perfeitas condições, mas a pista parecia de vidro. Apresentou um relatório sobre o perigo que a pista constituía. Não acredita que o colega tenha cometido um erro. Aliás, é preciso ter em conta que não era um colega, mas sim dois – piloto e co-piloto.
► O presidente Lula da Silva disse que Deus, quando fez o Homem, deu-lhe duas orelhas para que uma ouvisse os aplausos, e outra as vaias.
► Segundo estudo recente, em cada 100 crianças brasileiras, 10 são superdotadas. Alguma conseguirá chegar a presidente da República?
Quarta-feira, 1.
► A pista principal de Guarulhos está a atingir o limite de tempo útil de vida. Fissuras e buracos põem em risco o tráfego e as operações de pouso e descolagem.
► Apesar de se proibido por lei internacional com mais de 60 anos, começaram a ser divulgados os dados das caixas pretas do Airbus acidentado no dia 17 p.p. Até agora nada permite concluir sobre causas e responsabilidades quanto ao acidente.
► Depois dos jogos Pan-americanos recomeçaram os tiroteios nas favelas do Rio. O Governo do estado afirma que não fez qualquer acordo de paz com os bandos para vigorar durante os jogos.
► A Confederação Brasileira de Futebol aponta como algumas das razões para o fracasso da equipa brasileira no mundial de futebol de 2006 o facto de "a estrela" Ronaldo ter chegado a pesar 94 quilos, e de os jogadores, em época de treinos, regressarem aos locais de trabalho por volta das 4 ou 5 horas da madrugada, completamente bêbados.
► Por não concordarem com a proposta de reajuste salarial do Governo de Pernambuco, mais de 200 médicos do estado pediram a demissão. Muitos pacientes estão a ser encaminhados para os estados vizinhos de Ceará e Paraíba.
► O mês de Julho, de férias no Brasil, registou um aumento do 18% nos acidentes rodoviários, em relação ao mesmo mês do ano passado. A Polícia diz que a imprudência é a principal causa de sinistros.
Quinta-feira, 2.
► A ideia peregrina do Governo de Pernambuco transferir doentes para o Ceará e a Paraíba parece não estar a provocar congestionamentos nos hospitais daqueles estados, embora eles lutem com os mesmos problemas: falta de médicos e de infra-estruturas.
► No Recife, capital de Pernambuco, a tornar-se, também, a capital do crime, 2 jovens foram presos por terem agredido com pedaços de pau e de ferro uma jovem. Justificam dizendo que a confundiram com um travesti. No carro foram encontradas garrafas de bebidas alcoólicas.
► Acabam de ser descobertas fraudes em licitações nos Correios, que acarretaram à empresa estatal prejuízos da ordem das dezenas de milhões de reais (1real vale cerca de 0,37 euros). A nova quadrilha foi ocupar a uma anterior, denunciada em 2005, quando veio a público o escândalo do mensalão – compra de parlamentares da oposição para votarem leis favoráveis ao Governo Lula. As fraudes nos correios, segundo agora revelado, duram há mais de dez anos.
► Um empresário agora preso na operação que levou à descoberta de novas fraudes nos Correios foi o mesmo que armou, em 2005, a filmagem escondida de um director da estatal recebendo comissões para favorecimento de outras entidades em concursos públicos. Ele declarou, nessa época, que o seu gesto decorria do facto de se sentir prejudicado face a outros concorrentes. Na verdade, o que ele pretendia era substituir a quadrilha então dominante pela sua; e conseguiu-o até agora.
► Uma operação envolvendo 200 homens da Polícia numa das mais violentas favelas do Rio de Janeiro, cuja vida é controlada pelo tráfego de drogas, não teve os resultados esperados porque os traficantes foram previamente avisados da acção policial. Afinal, quem poderia tê-los alertado, a não ser alguém ligado à própria Polícia?
► Dos 125 despedidos da indústria de calçado em todo o país, 85 mil ainda não conseguiram nova colocação.
► O presidente da TAM, transportadora aérea proprietária do Airbus acidentado no passado dia 17, declarou à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caos aéreo no Brasil que a pista de Congonhas não oferece segurança para operações com aeronaves.
► Verificou-se mais um problema com um Airbus da TAM, e os passageiros tiveram de ser transferidos para outro voo. O avião foi submetido a uma manutenção não programada.
► Outro piloto (co-piloto) declarou que apresentou queixa quanto às condições da pista de Congonhas nas vésperas do acidente com o Airbus acidentado.
► O presidente Lula da Silva diz que a aviação no Brasil é como cachorro com vários donos: morre de fome porque ninguém cuida dele. Mas... quem é o principal dono actual da aviação no Brasil?... Quem nomeia o pessoal?... Quem liberta (ou deveria libertar) as verbas?... Quem gosta (e usa e abusa) das chamadas medidas provisórias (leis da autoria do Governo)?...
► Já é a 3ª greve sem aviso prévio levada a cabo em São Paulo pelos trabalhadores do metropolitano. Os 3 milhões de prejudicados dizem não perceber os motivos dos grevistas. Os engarrafamentos na cidade atingiram 152 km.
► O governador de São Paulo diz que a greve do metropolitano é política, e que os responsáveis serão punidos. A greve na função pública não está ainda regulamentada.
► Foi mandado arquivar, "por falta de provas", o processo que decorria contra o presidente do Banco Central do Brasil (que nunca foi afastado e continua no cargo), acusado de exportação ilegal de divisas e doutros crimes económicos e financeiros. Foi o próprio Supremo Tribunal de Justiça que inviabilizou a investigação, ao proibir a quebra do sigilo bancário do investigado. Muita coisa incómoda deve saber essa figura...
Sexta-feira, 3.
► Devido à falta de médicos, todos os dias morrem pacientes nos hospitais do Recife.
► Em dois anos, uma farmácia dum bairro periférico do Recife foi assaltada 29 vezes. Da última, decorria ao mesmo tempo uma reunião entre o chefe da Polícia e a comissão de moradores, na qual o primeiro dizia aos habitantes não ter efectivos suficientes para um policiamento eficaz.
► Piloto e co-piloto do avião que derrapou na pista principal de Congonhas na véspera do acidente com o Airbus da TAM declararam à Polícia que o avião estava em perfeitas condições; a derrapagem, segundo eles, ficou a dever-se ao mau estado geral da pista, em particular com o tempo chuvoso.
► Vendedores ambulantes de São Paulo passam chips de telemóveis (aqui chamados celulares) para serviço de presidiários que controlam o crime organizado de dentro das prisões. O negócio rende 1 milhão de reais por mês (370 mil euros). As operadoras não têm qualquer controlo sobre a venda dos seus chips.
► Na região mais rica do Brasil, Sudeste, onde se incluem os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, mães queixam-se de que as escolas públicas não ensinam os filhos a ler nem a escrever. Aos 9 anos, um aluno de 9 anos, no terceiro ano de escolaridade e que não é caso único, foi incapaz de escrever a palavra "bola" e de identificar a função do símbolo "?".
► Após veredicto da Justiça do Trabalho sobre a ilegalidade da greve do metropolitano em São Paulo, os grevistas voltam ao trabalho, e o respectivo sindicato é multado em 200 mil reais (74 mil euros) pelos dias de greve.
► "Ninguém está contra a greve, mas a verdade é que estão a utilizar os usuários do metro como reféns" – passageiro em entrevista de rua.
► "Antes de fazerem essas greves, deveriam pensar que quem sai prejudicado é o trabalhador" – passageiro em entrevista de rua.
► Uma agente da Polícia de Trânsito multou sem razão 3 vizinhos que exigiam da mãe, administradora do prédio em que moravam, explicações sobre a utilização dos dinheiros do prédio. Comprovadas as irregularidades das multas, foi demitida da corporação.
► Piloto da TAM que circulava de moto foi assassinado pelas costas por homens que o perseguiam de carro. A Polícia encara a hipótese de execução, já que euros, dólares e objectos pessoais de ouro que a vítima transportava não foram roubados.
► Testadas por uma associação de defesa de consumidores 8 marcas de iogurtes, entre as quais se encontravam as mais consumidas no país, verificou-se que todas continham açúcar em excesso.
► Divulgado vídeo sobre as péssimas condições de higiene e alojamento de 350 homens da Força Nacional de Segurança estacionada no Rio de Janeiro para combater o tráfego de drogas e outras actividades do crime organizado. Os militares dormem no chão, em tendas que eles próprios têm de comprar por 50 reais (18,5 euros). Quando chove, o piso alaga. Nalguns sectores há falta de energia eléctrica; noutros, a fiação está à vista. O balneário dispõe de um único chuveiro para os 350 militares. Cada um recebe 123 reais por dia (46 euros) para alojamento.
► Na capital do estado de Alagoas, Maceió, "reserva" da família Calheiros, a mesma em que há um senador a contas com a Justiça por suspeita de ter recebido dinheiro de uma empresa para pagamento de contas pessoais, a troco não se sabe ainda de quê, foi assaltada uma empresa frigorífica de carne de bovino, precisamente uma das que o senador mencionou como tendo participado nos seus negócios de venda de gado. A Polícia investiga os documentos apresentados por Calheiros, muitos dos quais são falsos. Os assaltantes exigiram a abertura do cofre, e pediram os documentos das transacções de Renan Calheiros. Não os tendo encontrado, roubaram dinheiro e papeis de outras transacções do frigorífico.
► Em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, homem morre depois de esperar 1 ano por exame neurológico.
► Divulgado vídeo do maior hospital de emergências da América Latina, no Rio de Janeiro, em que se vêm doentes sentados no chão dos corredores, aguardando assistência, e lixo hospitalar espalhado.
►A justificação dos funcionários do metropolitano para a greve que prejudicou 3 milhões de pessoas foi a exigência do adiantamento da participação nos lucros da empresa em 2007 (?!)...
► A zona leste de São Paulo, a mais prejudicada pela greve do metropolitano, alberga 1 em cada 3 paulistanos.
► No Distrito Federal, apenas num dia foram presos 115 homens acusados de não pagarem a pensão alimentar aos filhos. Em Brasília, por esse motivo há mais de 1500 mandados de prisão.
► O ministro da Defesa cria mais um órgão para controlar a aviação civil. Isto no dia a seguir àquele em que o presidente Lula classificara a aviação brasileira como um cachorro com muitos donos. Enfim, o ministro arranjou-lhe mais um.
► Juiz de São Paulo determina que futebol é desporto viril, e que, por isso, não pode ter jogadores homossexuais. Houve já o bom senso de afastar o juiz do processo sobre o assunto que deu origem à sua decisão.
Sábado, 4.
► Mais um agente da Polícia assassinado no recife. Os 11 tiros disparados por dois homens de motorizada quando ele descia do transporte público levam a supor execução por vingança.
► A pista principal de Guarulhos, para onde foi desviado o grosso do tráfego aéreo de Congonhas, o mais movimentado aeroporto brasileiro, vai ser sujeita a uma reforma completa. Cabe perguntar: e quando a elegeram como substituta de Congonhas não sabiam que ela não estava em condições?...
► Os voos de Guarulhos vão ser desviados para os aeroportos de Tom Jobim (Rio de Janeiro) e Viracopos (Campinas, São Paulo)
► Finalmente o Governo conseguiu um substituto para o presidente da Infraero, a empresa que administra (pior que mal) os aeroportos brasileiros. O nomeado foi presidente da Agência Espacial Brasileira.
► O morro da Mineira, no Rio de Janeiro, zona cercada por 7 favelas controladas por facções antagónicas de traficantes, está fortemente armada e com todos os seus sistemas de transmissões operacionais, preparando-se para uma possível invasão de bandidos que pretendem retirar a outra quadrilha o controlo do comércio de drogas. As imagens dos dispositivos que parecem um cenário de guerra vão ser publicadas hoje no jornal carioca "O Dia". A Polícia não comenta – nem actua...
► A uma média de 16 por dia, já foram assassinadas este ano no Rio de Janeiro 300 pessoas, 600 das quais em confrontos entre Polícia e traficantes.
► Até em Brasília, capital do país, se faz sentir aquilo que já é uma generalidade em todos os estados brasileiros: faltam camas nas UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.