CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, julho 29, 2007

INSTANTÂNEOS (26)

• Segunda-feira, 23.
► Desabou parte da cabeceira da pista principal do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a pista onde começou o acidente com o Airbus que vitimou cerca de 200 pessoas. Simplesmente... desabou...
► Logo a seguir ao acidente com o Airbus, as companhias de aviação brasileiras avisaram que vão aumentar os preços das passagens. O Governo não se manifestou.
► Mais uma vez, à semelhança do que tem repetidamente feito ao longo dos mandatos presidenciais, Lula da Silva afirmou em cerimónia pública que "a verdade há-de vir à tona". Geralmente estas suas afirmações não se confirmam.
► Pilotos recusam-se a pousar na pista secundária do aeroporto de Congonhas com tempo molhado, e 60% dos voos no Brasil foram cancelados.
Terça-feira, 24.
► Face ao estado caótico das condições de atendimento nos hospitais públicos, cerca de 500 médicos de Pernambuco podem pedir a demissão.
► Responsável da Aeronáutica diz que as causas da tragédia do dia 17 só poderão estar apuradas dentro de 10 meses.
► Companhias rodoviárias registam 30% de aumento das vendas numa semana, e esgotam os lugares, devido ao acidente do Airbus da companhia brasileira TAM.
► Muitos passageiros que antigamente voavam, agora afirmam que o avião já não está nos seus planos de viagem.
► Foi proibida a venda de bilhetes para voos que envolvam o aeroporto de Congonhas, até que seja resolvida a situação caótica do tráfego aéreo no Brasil.
► Às 14h30 o aeroporto de Congonhas é fechado por causa do nevoeiro e da chuva.
► Finalmente, 5 aeroportos brasileiros vão receber aparelhagem para poderem controlar descolagens e pousos por instrumentos.
Verificam-se motins em vários aeroportos, devido a atrasos de várias horas e a cancelamentos de voos.
► As queixas mais ouvidas nos aeroportos brasileiros é a de falta de respeito das autoridades para com os cidadãos.
► As primeiras investigações mostram que o Airbus acidentado tocou a pista de Congonhas a uma velocidade padrão.
► O presidente da Infraero, empresa que administra os aeroportos brasileiros, dando asas à sua ignorância e incompetência, afirma que o Airbus tocou a pista a uma velocidade de 110 km/h... Nem uma simples avioneta...
► A temperatura do incêndio no interior do Airbus terá atingido temperaturas da ordem dos 1000 °C, e daí a dificuldade de identificação dos restos mortais das vítimas.
► O dia foi de confusão em todos os aeroportos do país.
► Cada vez mais se verifica o desaparecimento de bagagens nos voos brasileiros.
► Pergunta de um repórter a turista brasileiro acabado de chegar da Europa: "Qual é a sensação de regressar a casa?". Resposta: "A de chegar a um país sem ponta de infra-estruturas".
► Os EUA imprimiram folhetos em que avisam os viajantes americanos com destino ao Brasil das dificuldades que vão encontrar devido ao caos aéreo.
► Os dois técnicos da Infraero, empresa responsável pelos aeroportos brasileiros, que afirmaram que a pista de Congonhas, antes do acidente, estava em condições de aterragem, fizeram a inspecção dos quase 2 quilómetros em 15 minutos, a pé, e sem qualquer tipo de instrumento de medida.
► No Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste, 228 médicos de emergência dos hospitais públicos pediram demissão colectiva, alegando falta de condições de trabalho.
► O mosquito da dengue foi eliminado por duas vezes no país, mas deixaram-no reactivar-se.
► Hipermercados rodeados de favelas, pagam "imposto" em géneros a bandidos, para evitar que funcionários e clientes sejam molestados. As negociações realizam-se, geralmente, nas próprias instalações da empresa, entre gerentes e bandidos armados.
► Mulher-polícia de 23 anos queixa-se de ter sido estuprada por 4 colegas da sua equipa, após ter sido drogada através da bebida que com eles compartilhava num barzinho, depois do horário de trabalho.
► O Norte e o Nordeste são as regiões onde se verifica maior desvio de dinheiros públicos. Não se registaram prisões; nem sequer há indiciados.
► No estado e Minas Gerais, 80% das obras são executadas de forma inadequada. É neste estado que se regista o maior número de acidentes de trabalho na construção civil.
Quarta-feira, 25.
► No Recife, capital de Pernambuco, 216 médicos pedem a demissão de funções que exerciam nos hospitais públicos. Em causa as condições de trabalho, em particular nas emergências, as carreiras profissionais e os salários que, segundo a associação profissional, são os mais baixos do país na classe médica. O ministério Público exige medidas imediatas do governo do estado. Este, por sua vez, move acções na Justiça contra os médicos. Entretanto, no 5º dia sem atendimento, os pacientes continuam a sofrer, apanhados entre estes dois fogos. Crianças misturadas com feridos à bala e com politraumatizados, alguns com fracturas expostas, amontoam-se nos corredores por falta de vagas nas salas de atendimento. As ambulâncias são retidas porque as macas, à falta de leitos, não são libertadas. Duas doentes foram obrigadas a partilhar a mesma cama. Os pacientes transportam os seus próprios frascos de soro por falta de suportes. Os familiares dos doentes fazem o serviço de auxiliares por falta de pessoal. A imprensa acusa o governador Eduardo Campos pela situação.
► No aeroporto internacional do Recife, bem longe de São Paulo, houve 28 atrasos e 4 cancelamentos nos 54 voos do dia.
► O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, diz em cerimónia pública que tem medo de andar de avião, e que, em viagem aérea, passa o tempo a rezar para o avião não cair. Restou saber se isso se deve à falta de confiança nas infra-estruturas aéreas do país que governa.
► A tão esperada demissão do ministro da Defesa aconteceu. Ele pediu ao presidente para que constasse que a demissão tinha sido feita a seu pedido.
► Na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as causas da situação de colapso do tráfego aéreo brasileiro, o presidente da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) assumiu uma postura arrogante no interrogatório a que foi submetido. Os parlamentares, irritados, acabaram por insultá-lo, e pediram para que devolvesse ao povo brasileiro a medalha de condecoração de Santos Dumont que recentemente recebeu.
► Um avião Boeing da Força Aérea Brasileira perdeu uma turbina logo após a descolagem, mas conseguiu fazer um pouso de emergência sem vítimas.
► O tecto de gesso do aeroporto de Viracopos, em Campinas, um dos mais importantes do estado de São Paulo, abateu quando o terminal estava repleto de passageiros. Não houve feridos. As causas foram atribuídas a infiltrações de água...
► O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou avultado desvio de fundos públicos destinados às obras de reforma do aeroporto de Congonhas (onde se verificou o acidente com o Airbus da TAM, de que resultaram mais de 200 mortos). Além disso, há outras irregularidades, tais como obras efectuadas sem concurso público, e erros de arquitectura que prejudicam passageiros e o trânsito no exterior. O Ministério Público entrou com acções na Justiça contra a Infraero (empresa responsável pela gestão dos aeroportos) e pediu o congelamento de bens de alguns dos seus directores. Há poucos dias, um senador afirmara que tudo o que respeita à Infraero é corrupção.
► Capitão da Polícia forçou um seu subalterno a mentir num depoimento, para ilibar os quatro agentes que estupraram uma colega de equipa há poucos dias; ao mesmo tempo, ameaçou outro subordinado que pediu transferência para outra unidade. A hierarquia reagiu com a complacência corporativa habitual, mantendo-o em funções até à conclusão do inquérito...
► O novo ministro da Defesa, empossado com todos os poderes e verbas necessários, exercia funções de juiz no Supremo Tribunal Federal. É o 6º ministro do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), integrante da base de apoio do presidente Lula da Silva.
Quinta-feira, 26.
► Assaltantes de uma empresa financeira (empréstimos a clientes de baixa renda) no fim da acção pediram desculpa, e declararam que não queriam praticar o assalto, justificando-o com o facto de estarem desempregados.
► Médico matou 7 pacientes em cirurgias plásticas e 2 em lipoaspiração, num hospital particular de grande dimensão, no Recife. Continua a exercer a sua actividade normal, e o Conselho de Medicina já disse que não o vai afastar, "mesmo que haja outras mortes", enquanto não for concluído o inquérito em curso.
Há 44 edifícios à volta do aeroporto de Congonhas que prejudicam a segurança dos voos, tanto na descolagem, como na aterragem. O Plano Director da cidade nunca pôs qualquer entrave a construção dos prédios, alguns com 10 metros de altura a mais sobre os limites de segurança.
► Foi anunciado que "a pista principal do aeroporto de Congonhas será aberta ao tráfego aéreo ao meio-dia de sexta-feira, se não chover".
► Uma jovem a quem foram dados 23 nomes (fora os sobrenomes) por incumprimento, por parte do oficial de registo, da lei que proíbe atribuir nomes que possam criar constrangimentos aos próprios, não o consegue decorar Ao pretender mudá-lo pelas razões apontadas, foi-lhe dito que teria de pagar 1000 reais (cerca de 370 euros), e esperar, no mínimo, 1 ano pela decisão das autoridades respectiva.
Sexta-feira, 27.
► Airbus da companhia aérea TAM despeja passageiros em Salvador, capital do estado da Bahia, devido a pane na turbina do lado esquerdo. Quando, algumas horas depois, os passageiros reembarcaram, não receberam qualquer esclarecimento sobre o sucedido.
► Uma reportagem televisiva mostrou buraco em turbina de avião coberto com fita adesiva.
► A pista principal do aeroporto de Congonhas foi reaberta, uma vez que não choveu. Após 3 minutos de funcionamento teve de ser encerrada porque a torre de controlo deu pela falta de documento da aeronáutica autorizando a reabertura. O documento chegou 2 horas depois. A pista reabriu ao tráfego, para ser de novo encerrada para inspecção.
► A direcção da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) está a preparar uma renúncia colectiva, face à incapacidade e incompetência, revelada publicamente, no tratamento dos assuntos respeitantes à aviação. A OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros) está a preparar uma acção para mover na Justiça, a fim de que toda a direcção da ANAC seja demitida. Por lei, tal demissão, como em qualquer das agências reguladoras das actividades nacionais, só pode ser efectuada por renúncia ou por acção judicial, o que tem tornado esses órgãos em verdadeiros ninhos de oportunistas, carreiristas, e incompetentes.
► No final da tarde, 4 voos que se preparavam para aterrar em Congonhas foram abortados devido à falta de confiança dos pilotos na pista.
► O ex-ministro da Defesa afirmou publicamente que, embora não tendo sido ele a pedir a demissão, não guarda qualquer reserva em relação ao presidente da República, que o exonerou, compreendendo o papel do presidente.
► As favelas do complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, centros populacionais controlados pelos traficantes de droga, têm, há 3 meses, 50% das cabines públicas de telefone avariadas. Os traficantes não deixam entrar os técnicos para as consertarem, alegando que temem que sejam colocadas escutas. Mas toda a gente sabe que eles comandam os grupos por telemóvel (no Brasil chamado telefone celular).
► Uma área extensa de floresta da Amazónia está a ser depradada por madeireiros instalados no Peru.
► No estado de Minas Gerais, desde que um bebé foi atacado pelo pitbull da família, tendo morrido devido aos ferimentos, os donos destes cães estão a abandoná-los no meio da rua, o que provoca um aumento de ataques a transeuntes. Numa semana, as autoridades sanitárias já recolheram mais de 100 destes animais.
► No interior do estado do Ceará, numa zona com mais de 350 mil habitantes, os bombeiros apagam os incêndios com baldes de água por falta de mangueiras. O único carro que até agora possuíam, mais o carro adquirido recentemente são manifestamente insuficientes para acorrer aos pedidos de ajuda.
► Cerca de 20 mil famílias que vivem ao lado do aeroporto de Congonhas terão de ser desalojadas para que possa ser construída uma 3ª pista, apesar de todas as suas casas estarem em situação regular no que respeita às respectivas autorizações de construção.
► Empresário, depois de ter sido assaltado, passou a contratar para a sua empresa de construção civil apenas ex-presidiários, homens e mulheres, e diz não estar a dar-se mal com a opção.
► No Rio de Janeiro, onde decorrem os jogos Pan-americanos, foram roubadas 2 mil peças de artigos desportivos, no valor de 300 mil reais (112 mil euros), oferta de uma empresa brasileira do ramo ao Haiti, o país mais pobre da América Latina. A população da favela onde o material se encontrava devolveu metade do roubo, com medo de que a Polícia voltasse a fazer incursões na região.
► Polícias brasileiros assaltam e praticam extorsão contra polícias americanos que se encontravam de férias no Rio de Janeiro.
Sábado, 28.
► Devido ao preço das próteses de membros inferiores, apenas têm acesso a elas 3% dos brasileiros necessitados.
► Devido ao mau tempo, pista principal do aeroporto de Congonhas tornou a fechar. Manteve-se operacional a pista secundária.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, mulheres com cursos universitários trabalham como estivadoras por falta de emprego nas suas áreas de formação académica, ou semelhantes.
► Um avião da transportadora brasileira Ocean Air que saíra do Recife para o Rio de Janeiro com 96 passageiros teve de efectuar um voo de emergência ao sul da Bahia, por falha mecânica numa das turbinas. Para além da situação de pânico, os passageiros passaram pelo constrangimento de chegar ao destino com 17 horas de atraso.
► Quadrilha usava alta tecnologia, incluindo microcâmera cirúrgica, para assaltar máquinas de pagamento automático. Por meio de um pequeno curto-circuito provocavam a saída de todo o dinheiro da máquina. O grupo, do qual fazem parte 5 agentes da Polícia, vendia os seus conhecimentos a outros bandos, bem como o material para o assalto, que fabricavam.
► Avião da TAM que se deslocava para a Argentina foi obrigado a retornar. Passageiros viram fumo saindo duma turbina, e avisaram a tripulação. A companhia confirmou que o aparelho teve de ser sujeito a uma manutenção não programada.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.