CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, agosto 26, 2007

INSTANTÂNEOS (30) de 20 a 25 de Agosto


Segunda-feira, 20.
► "A maioria dos nossos hospitais é um caos" – José Luiz Datena, pivot do programa "Brasil Urgente", TV Bandeirantes.
► "Faltam médicos medicamentos, e o descaso é total" – repórter do mesmo programa.
► Doentes morrem por falta de assistência nos hospitais, situação agravada pelas greves que, em várias capitais de estado, duram há meses.
► Familiar de doente hospitalizado foi visitá-lo e encontrou-o morto no leito.
► As astronómicas verbas do CPMF (chamado imposto do cheque, contribuição de 0,38% sobre cada movimento bancário efectuado a nível de levantamentos ou transferências de dinheiro) que, inicialmente se destinariam à Saúde Pública, foram desviadas para outros fins.
► "Bota corrupto na cadeia e vai ver que tudo melhora", comentador na televisão.
► Foi desbaratada no Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste, quadrilha de 29 elementos, integrando assessor parlamentar e 8 polícias, que se dedicava a homicídios, seqüestros, roubo de carros, assaltos e fraudes na Segurança Social.
► Vão ser construídos 187 presídios para jovens entre os 14 e os 24 anos.
► No Recife, 113 famílias esperam há 3 anos que a autarquia construa as casas que lhes desapropriou para a construção de 2 ruas.
► No dia mais seco do ano no Distrito Federal (17% de humidade relativa), ardeu parte do jardim botânico de Brasília.
► Preso no Brasil segundo megatraficante de droga colombiano que vivia há 5 anos em São Paulo com a mulher e os filhos. Usava uma bem sucedida exportadora de fruta no Nordeste para colocar cocaína na Europa (principalmente Holanda), transportada em fundos falsos das caixas de fruta. Com ele foram presas mais 16 pessoas. Com património avaliado em 200 milhões de reais (74 milhões de euros), foram-lhe confiscados 2 aviões, 1 helicóptero, motos, carros de luxo, mansões, avultadas somas de dinheiro nacional e estrangeiro e jóias. A sua actividade pode estar relacionada com a do outro colombiano recentemente detido também no Brasil.
► Em São Paulo, clínico de cirurgia plástica com mais de 20 processos por erro médico, alguns causadores de morte, continua a efectuar operações. Parece que a "corporação médica" tem o mesmo comportamento criminosamente complacente em todo o lado, desonrando o juramento de Hipócrates.
► O Ministério Público do Distrito Federal pretende a devolução dos 55 milhões de reais (20 milhões de euros) desviados dos cofres públicos por altos quadros do PT (Partido dos Trabalhadores, base de apoio do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva) destinados à compra de votos a parlamentares da oposição para que votassem favoravelmente propostas do Governo. O esquema ficou conhecido como "mensalão".
► Um avião Airbus da TAM (a companhia aérea que teve um outro Airbus acidentado, com 199 mortos, na aterragem, em Julho p.p.) quando se preparava para tocar a pista do aeroporto de Porto Alegre, capital do estado de Rio Grande do Sul, foi obrigado a levantar voo de novo porque nessa pista se encontrava outra aeronave a manobrar. Os passageiros não foram informados dos motivos da manobra. A Aeronáutica declarou em nota que o Airbus não tinha autorização para aterrar. Assim continua a segurança do tráfego aéreo no Brasil.
► O presidente Lula anuncia um investimento de quase 7 biliões de reais (2,6 biliões de euros) para os próximos 5 anos, destinado à segurança pública. O principal objectivo referido foi reduzir para metade os homicídios no país.
► Governo do estado de Alagoas, Nordeste, com médicos públicos em greve há 3 meses, convoca Polícia para manter a ordem nos hospitais. Os médicos querem 50% de aumento; o governo estadual oferece 5%. Entretanto, as mortes por falta de assistência sucedem-se.
► Justiça proíbe médicos demissionários de se afastarem da função enquanto não for publicado concurso para os substituir, e multa-os em 100 reais diários, 37 euros, (o equivalente a mais do que o seu salário mensal).
► Em inquérito recente apurou-se que 40% dos analfabetos brasileiros entendem que se alguém é eleito para cargo público pode utilizar o cargo em benefício próprio. Esse número desce para 4% entre os que possuem curso superior.
► Há 1 ano a Varig despediu cerca de 9.000 trabalhadores. A maioria aguarda ainda as indemnizações devidas. A Varig deve mais de 1 bilião de reais (370 milhões de euros) em processos respeitantes a direito do trabalho.

Terça-feira, 21.
► A Bolsa-família, subsídio que existe desde 2003, inicialmente criado para, alegadamente, esbater desníveis sociais, mas que acabou por promover a preguiça, o auto-desemprego, a criminalidade e a prostituição, dando, em contrapartida, votos ao Governo, atinge 25% dos brasileiros; destes, 69% encontram-se nas cidades.
► Nas obras do metropolitano de Fortaleza, capital do Ceará, o chão abate à passagem dum camião betoneira, soterrando 4 trabalhadores (1 morto). Encontravam-se no local 650 operários. A empresa é a mesma do acidente que provocou 8 mortes nas obras do metropolitano de São Paulo. Engenharia de ponta brasileira...
► Também no Ceará, cada médico traumatologista tem a obrigação de assistir a 200 doentes (o aconselhável é 70) em cada período de 12 horas de plantão. Cada doente tem direito a 3 minutos de assistência... Estamos a falar de ossos partidos, não de constipações...
► Por atropelamento e outros acidentes de trânsito, morrem no Brasil 2 pessoas por hora. Ninguém está preso por ter provocado mortes neste tipo de desastres.
► De Janeiro a Julho de 2007 a compra de automóveis novos aumentou no Brasil 26%. Um dos motivos é o dilatado prazo de pagamento que pode chegar aos 7 anos.
► O Brasil possui 410 milhões de cartões de dinheiro de plástico, sendo 17% de crédito, para uma população de 200 milhões.
► O Procurador Geral da República considerou o caso "mensalão" (compra de votos a parlamentares oposicionistas para votarem favoravelmente propostas do Governo) como "uma forma sofisticada de formação de quadrilha para perpetuação no Poder", e considera que os métodos utilizados foram colhidos nos subterrâneos do crime organizado.
► Em Julho, 2 aviões estiveram em iminência de colisão, caso que nunca foi do conhecimento público, e agora denunciado pelo líder da Associação dos Controladores de Tráfego Aéreo na comissão parlamentar de inquérito que investiga as causas do caos do tráfego aéreo brasileiro. O controlador estivera preso 15 dias por ter dado uma entrevista sem autorização. À comissão declarou que os controladores são coagidos a nada revelarem sobre os problemas actualmente existentes.
► A maior parte da violência sexual com crianças brasileiras tem lugar dentro de casa, com meninas, das quais mais de 50% têm menos de 12 anos.
► As regiões que mais denunciam a violência sexual em crianças são o Centro Oeste (em particular o Distrito Federal), o Norte e o Nordeste.
► Rodolfo Gamberini, prestigiado jornalista brasileiro, diz que "a missão do jornalista é pôr a pulga atrás da orelha de todo o mundo" e "fornecer todas as versões possíveis da verdade".
► Em 200 milhões de brasileiros, apenas 10 milhões ganham o suficiente para fazerem declaração anual de impostos.
► O Brasil é a 8ª economia do mundo, e a penúltima em distribuição de rendimentos (a última é a Serra Leoa).
► "A questão da eventual aceitação de denúncia pelo Supremo Tribunal Federal contra 40 parlamentares envolvidos no escândalo do "mensalão" não é confortável para o presidente Lula nem para o seu Governo" – comentador de política na televisão.
► Os brasileiros nunca pagaram tantos impostos como agora. Em 2006 a arrecadação fiscal representou 34% do PIB, e continua a subir. De Janeiro a Julho p.p. cresceu 10,7%, em relação a igual período do ano anterior. Todos os anos o Governo promete que a carga tributária vai baixar, mas todos os anos o nariz do Governo aumenta...
► É registada uma queixa por minuto de crimes de pedofilia na internet brasileira.
► Foi preso em São Paulo empresário brasileiro de 32 anos que divulgava na internet cenas de pedofilia com a própria filha de 9 anos. É o primeiro detido no Brasil por este tipo de crime.

Quarta-feira, 22.
► Em pequena cidade do Interior do estado de Alagoas, Nordeste, vice-presidente da Câmara dos Vereadores contrata pistoleiro para matar presidente da mesma câmara, seu amigo e colega de partido. O contratado, profissional de segurança, amigo da possível vítima, recusou-se a fazer o trabalho. Para além do pagamento pelo serviço, fora-lhe prometido emprego na câmara.
► O presidente Lula fala a manifestação de mulheres rurais: " Se alguém vos disser que as pensões dos aposentados e pensionistas, e os salários das rurais vão ser mexidos, podem dizer, sem ser preciso olhar para a cara, que é mentiroso". Isto significará que nunca mais vão ter aumentos?... Ficamos à espera...
► Face ao caos na Saúde Pública, secretários de Saúde de vários estados vão a Brasília para discutir a forma como os dinheiros do erário devem ser utilizados.
► Organização não Governamental (ONG) brasileira recebeu em ano e meio 650 mil denúncias de pornografia infantil na internet.
► Jovem de 17 anos, vítima de ferimentos e preso por ter sido tomado como bandido, durante uma invasão policial em favela do Rio de Janeiro vê a sua inocência resgatada e é alvo de pedido de desculpas públicas por parte das autoridades.
► A ANAC publicou no seu site, em Janeiro deste ano, uma norma de segurança que a TAM (companhia aérea brasileira) não cumpriu. Em 17 de Julho p.p. um avião desta companhia sofreu um acidente na aterragem de que resultaram 199 mortos, para o que terá contribuído, além de outras causas, aquele incumprimento. Logo depois, a ANAC retirou a norma do site a pretexto de que ela não seria oficial e de que a sua publicação ficou a dever-se a um erro dos serviços informáticos da Agência... [Publicado em "Instantâneos 29, de 13 a 18 de Agosto].
Ministro da Defesa instaura processo disciplinar contra directores da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), na sequência da publicação e posterior retirada de norma de segurança no site da Agência.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado. [Publicado em "Instantâneos 29, de 13 a 18 de Agosto].
O relator da comissão que analisa o processo de prorrogação do prazo da CPMF é António Palocci, deputado, amigo pessoal do presidente Lula, ex-ministro da Fazenda, afastado compulsivamente por pressão da opinião pública, depois de denúncias de envolvimento em escândalos de vida pessoal, fuga ao fisco, corrupção, desvio de fundos públicos, e cobertura de assessores envolvidos em escândalos de tráfico de influência. Excelente...
► Órgão fiscalizador pede devolução aos cofres públicos de 1,5 milhões de reais (600.000 euros) gastos pela Vigilância Sanitária a coberto de viagens em serviço. As deslocações começavam nas sextas-feiras ou em vésperas de feriado, e as operações que lhes serviam de pretexto não se justificavam nas áreas de destino.
► Pelo menos 15 carteiros são assaltados diariamente na "cidade maravilhosa" (Rio de Janeiro). O número sobe na época do Natal, quando aumentam as encomendas feitas por internet.
► Os dois traficantes colombianos presos no Brasil terão oferecido vários milhões a polícias para não serem detidos. Conseguiram, assim, manter a liberdade por algum tempo.
► A Google do Brasil recusa-se a colaborar com as autoridades para identificar criminosos da internet.
► Em inquérito recente apurou-se que 16% dos jovens brasileiros entre os 14 e os 17 anos já se embriagaram.
► Remédio produzido no Paraguai, igual ao Viagra e proibido no Brasil, é vendido livremente e muito mais barato no estado de Pernambuco (Nordeste).
► Jornalista tem a opinião de que "greves dos médicos que se arrastam há meses pelo Nordeste tocam já a criminalidade".

Quinta-feira, 23.
► Descoberta em São Paulo duas quadrilhas de fraudes sobre pensões de reforma. Fazendo-se passar por advogados, promotores públicos, juízes e funcionários de tribunal, e utilizando impressos com o timbre do Poder Judicial, abordavam beneficiários que tinham descontado para a Segurança Social e aguardavam há anos a libertação das respectivas pensões. Os interessados tinham de depositar em contas fornecidas pelos falsários 10% da "importância concedida" para pagar "custas de tribunal". Dispunham de um "serviço de atendimento" com cúmplices treinados em linguagem jurídica. Houve quem comprometesse o orçamento familiar para pagar as "custas". Um ludibriado chegou a vender uma propriedade. Até agora foram feitas 14 prisões. As vítimas são milhares, e não ainda possível estimar a totalidade das verbas em que foram lesadas.
► Numa prisão no estado de Minas Gerais, uma guerra entre facções provocou 25 mortos carbonizados. Um grupo de presos encerrou os rivais numa cela, e ateou fogo aos colchões. A cidade não possui corpo de bombeiros; o fogo foi extinto com a ajuda de um camião cisterna do município. Ouviu-se tiroteio e explosão de bombas durante o incêndio. A Polícia de reforço entretanto chamada foi recebida com tiros pelos presos (!!!). A prisão tinha o dobro da capacidade de instalação. As autoridades já haviam recebido informações sobre rivalidades entre grupos, e sabiam da existência de presos marcados para morrer.
► No aeroporto internacional de Guararapes (Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste), foi preso um cidadão guineense que se preparava para embarcar para a Europa com 77 cápsulas de cocaína no estômago (cerca de 1.300 gramas). Segundo ele, ganharia 3.000 dólares americanos pelo transporte. A tentativa de contrabando foi descoberta porque o passageiro, antes de embarcar, se sentiu mal e teve de ser assistido.
► No estado da Bahia, a poucos quilómetros da capital, Salvador, a retirada ilegal de areia para comercialização coloca em risco as dunas do litoral. Se as autoridades não puserem cobro ao crime ambiental que se verifica há vários meses, as dunas poderão desaparecer completamente dentro de 10 anos, com todas as consequências desastrosas para o equilíbrio ecológico.
► "Apenas 3% dos crimes são apurados e devidamente julgados e condenados no Brasil" – afirmação de um responsável de uma comissão de direitos humanos brasileiros.
► Suspensa a greve dos médicos que se arrastava há 3 meses no estado de Alagoas (Nordeste).
► O Brasil tem 1,5 milhões de camionistas, responsáveis pelo transporte de mais de 60% das mercadorias. Os prejuízos causados aos veículos devido ao mau estado das estradas, fazem subir os preços dos produtos em, no mínimo, 13%.
► Médicos do estado do Ceará entram em greve, comprometendo ainda mais a precária situação da saúde pública no Nordeste.
► Mais de 23 milhões de trabalhadores brasileiros não têm contrato de trabalho assinado.

Sexta-feira, 24.
► A doença conhecida como dengue parece alastrar sem controlo no estado de Pernambuco (Nordeste). Nos primeiro 7 meses do ano, o aumento da manifestação foi superior a 50% em relação ao mesmo período do ano anterior.
► Encontrado em bomba de gasolina no Recife tanque clandestino com 14.000 litros de gasolina adulterada. Possuía mais de 64% de álcool, quando o permitido vai até 23%.
► Em São Paulo, o roubo de carros rende aos bandidos 190 milhões de reais por ano (70 milhões de euros).
►Num dos maiores hospitais do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, doentes são obrigados a disputar espaço com ratos, mosquitos e esgoto. Além disso, pacientes de urgência esperam 7 horas para serem atendidos, devido à falta de médicos.
► Grávida de alto risco e já em trabalho de parto, depois de ter viajado 72 quilómetros esperou 12 horas dentro da ambulância que os médicos discutissem se a receberiam ou não. Foi no estado de Alagoas (Nordeste).
► Em Alagoas terminou a greve dos médicos que acabaram por aceitar um aumento salarial de 39%. No entanto, o martírio da população continua, já que técnicos e auxiliares de enfermagem estão agora em greve, pedindo aumento de 80%. O governo estatal ofereceu 5%.
► No Nordeste, em termos de cuidados de saúde, 90% da população apenas pode contar com os serviços da rede pública.
► Peritagem da Polícia Federal revelou que o senador Renan Calheiros não dispõe de património para pagar a pensão de alimentos à filha de 3 anos, que teve fora do casamento com uma jornalista. Volta a estar em foco a denúncia de que os pagamentos efectuados saíram dos cofres de uma empresa privada de construção civil, a troco não se sabe ainda de que favores. O senador, em audiência no Conselho de Ética, não conseguiu provar que fez os pagamentos com dinheiro seu.
► No 3º dia do julgamento no Supremo tribunal federal dos envolvidos no escândalo do "mensalão", pagamento a parlamentares da oposição para que votassem favoravelmente propostas do Governo, 19 dos 40 indiciados já passaram à condição de réus, entre donos e directores de bancos, empresários, políticos e ex-ministro. Para além da acusação de base, há outras de gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, corrupção activa, desvio de fundos públicos para proveito próprio e de terceiros (peculato), e utilização de fundos proibidos ou desviados em campanhas eleitorais.

Sábado, 25.
► A directora da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) acusada de ter enganado a Justiça com a publicação e retirada duma norma de segurança no site da Agência para libertar antes do tempo a pista principal do aeroporto de Congonhas, pediu exoneração do cargo "por motivos pessoais". Nessa pista iniciou-se o acidente que com um Airbus que resultou na morte de 199 pessoas. Se a norma tivesse sido mantida, o avião não teria aterrado nessa pista.
► Os cardiologistas dos hospitais públicos do estado da Paraíba (Nordeste) estão em greve. Em menos de 1 semana já morreram 2 pacientes por falta de assistência.
► O corporativista Conselho Regional de Medicina diz que os médicos não podem ser responsabilizados por omissão quando, por se recusarem a trabalhar e a assegurar os serviços mínimos, doentes morrem. Como de costume, defende os seus filiados, em manifesta oposição ao juramento de Hipócrates, que melhor será chamar-se de juramento dos hipócritas.
► Atleta deficiente que ganhou medalha de ouro nos jogos para-pan-americanos recentemente realizados no Brasil, quando comemorava na rua, com a população, a sua vitória viu a medalha roubada. Nem os deficientes escapam perante o banditismo no Brasil.
► Em cerimónia pública, o presidente da República do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, afirmou: "É um verdadeiro ferro fazer acontecer alguma coisa neste país".
► Só neste ano, 700 jogadores brasileiros saíram do país para jogar em clubes estrangeiros. Dos sub-20 emigraram 11.
► "Conselho de Ética vai pedir a cassação de Renan Calheiros por ele ter usado lobista de empreiteira para pagar suas despesas pessoais" – revista "Veja".
► "Bolsa-família: 1 em cada 4 brasileiros está no programa. Metade dos beneficiários está no Nordeste, onde há 5,5 milhões de famílias sob o cobertor do assistencialismo do estado" – revista "Veja".
► "Televisão: Heroína de hoje não pode ser só boazinha.Autores das novelas atualmente já sabem que as ‘mocinhas’ que se submetem a toda sorte de injustiças não emplaca. Elas precisam ser espertas" – revista "Veja". Sinal dos tempos...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.