CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, agosto 12, 2007

INSTANTÂNEOS (28) de 6 a 11 de Agosto

Segunda-feira, 6.
► No Brasil são roubados 400.000 carros por ano.
► Familiares das 154 vítimas do avião da companhia aérea Gol que se despenhou na Amazónia em 29 de Setembro p.p. queixam-se de que dinheiro, jóias e objectos pessoais dos sinistrados desapareceram do local do acidente. O telemóvel (chamado aqui "celular") de um dos passageiros foi encontrado na mão de traficantes nos arredores do Rio de Janeiro. Descobriram-se financiamentos em nome de algumas das pessoas mortas, obtidos por falsificação dos respectivos documentos de identidade. O comandante da Aeronáutica defende-se, dizendo que era muito difícil recolher objectos num raio de 5 km na floresta. Pois para alguém isso não foi assim tão difícil...
► São 14 milhões os brasileiros que vivem abaixo da linha de pobreza, com 14% comendo menos de 1 refeição por dia. Metade deles vive no Nordeste.
► Moradores da periferia do Rio de Janeiro desenterraram parte das 176 toneladas de carne que o Exército tinha enterrado por ter sido considerada imprópria para consumo, e fizeram churrascos no fim-de-semana. A carne destinava-se, inicialmente, à exportação para África.
► Em Salvador, capital do estado da Bahia, pessoas colhem no lixo restos de comida para se alimentarem.
► Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de metade dos brasileiros nunca ouviu falar em colesterol.
► Ao fim de 2 meses de denúncias, o Supremo Tribunal Federal (STF) manda investigar o senador Renan Calheiros, acusado de ter contas pessoais pagas por uma empresa privada, a troco não se sabe ainda de quê, e de ter falsificado documentos para contradizer esses pagamentos. Ele é o presidente do Senado e do Congresso.
► Oposição torna a pedir a renúncia de Renan Calheiros aos cargos que ocupa.
► Renan Calheiros gastou 1,3 milhões de reais (482.000 euros) na compra de uma estação de rádio e de um jornal. Para fugir ao fisco, utilizou o nome de outros cidadãos na transacção. A empresa, "JR Radiodifusão", tem como sócio um dos filhos do senador. A Procuradoria Geral da República vai pedir inquérito aos negócios de Calheiros.
Terça-feira, 7.
► Desde o início do ano, foram assassinadas 170 mulheres no Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste.
► Em Pernambuco, homem mata o filho, porque o emprego a que se candidatou não permitia que os candidatos tivessem descendentes.
► Bandido assalta casa pelo telhado, desequilibra-se, e vai cair, às 3 da madrugada, na cama do casal que dormia alheio ao roubo.
► Um dos traficantes de droga mais procurados do mundo, colombiano de 44 anos, foi preso no Brasil onde vivia há 2 anos com a mulher, também colombiana, numa mansão de 6 milhões de reais (2,2 milhões de euros), nos arredores de São Paulo. Considerado o substituto de Pablo Escobar, traficante da mesma nacionalidade abatido a tiro nos anos 90, tem às costas a acusação de 300 homicídios na Colômbia, e de 15 nos EUA, entre rivais, informadores e polícias. Os americanos ofereciam 5 milhões de dólares pela sua captura, a segunda melhor recompensa a seguir à de informações para a captura de Bin Laden. Nos últimos 10 anos, o traficante exportou para os EUA mais de 1.000 toneladas de cocaína. A sua fortuna está avaliada em 1,8 biliões de dólares. No Brasil, em cidades diferentes, submeteu-se a 3 cirúrgias plásticas para iludir os perseguidores, e possuía 4 identidades diferentes. Por meio de 150 telemóveis (celulares) controlava o cartel. A Polícia Federal do Brasil candidata-se a receber a recompensa prometida pela sua captura, destinando-a a projectos contra o tráfico de droga. Mas os EUA avançaram já que as recompensas são entregues a particulares, e não a organizações. Será por isso, ou por suspeita que o dinheiro se sumiria nalguns bolsos privilegiados?
► No centro de São Paulo foi assaltada por 10 homens armados empresa de transporte de valores, à hora em que apenas 1 vigia se encontrava de serviço junto da mesa da contagem de dinheiro, e o restante pessoal jantava. Em menos de 10 minutos, os bandidos abriram com dinamite uma passagem na lateral do prédio, que se encontrava em obras e com alarmes desactivados, e levaram 10 milhões de reais (cerca de 4 milhões de euros). O montante destinava-se a ser distribuído por bancos na manhã seguinte. Desconhece-se a numeração das notas, o que torna praticamente impossível o rastreamento do dinheiro. Pela facilidade com que os assaltantes se movimentaram, desconfia-se de colaboração de algum trabalhador da empresa. A Polícia investiga a possível relação entre o roubo e o sequestro da família de um deles, efectuado na véspera.
► A pretexto de má avaliação semestral, foram despedidos 61 funcionários do metropolitano de São Paulo (empresa estatal), participantes da greve considerada selvagem e ilegal, e que prejudicou 3 milhões de paulistanos na semana anterior.
► O Supremo Tribunal Federal (STF) quebra os sigilos bancário e fiscal do senador Renan Calheiros respeitantes aos últimos 7 anos, a fim de investigar os negócios do parlamentar.
► A propósito do caso Renan Calheiros, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, em viagem a alguns países da América Central e do Caribe, mandou recado de que o Senado não pode parar por causa de uma pessoa.
► Com mais demissões de médicos no Nordeste, o sistema público de saúde entra em ruptura completa.
► Foi preso no Rio de Janeiro inspector da Polícia que informava os traficantes da data e local de operações policiais. Possuía uma empresa financeira (para pequenos empréstimos à população mais desfavorecida) na Rocinha, favela controlada pelo tráfico de droga.
► No decorrer do ano, foram agredidos 91 médicos peritos em instalações da Segurança Social. Um deles morreu.
► A taxa de homossexuais mortos no Brasil é de 10 por mês, na maior parte assassinados por preconceito.
► Policlínica do Recife distribui a mulheres com anemia anticoncepcionais com o prazo de validade vencido. Ao contrário do que se esperava do tratamento, as regras aumentaram, pondo em risco a vida das doentes. Ninguém foi responsabilizado, nem as autoridades abriram qualquer inquérito.
► Dos 1.600 médicos de Pernambuco, 131 especialistas pediram a demissão, e denunciaram as condições de trabalho nos hospitais públicos.
► Cientistas brasileiros criaram um tipo de tecido para confecção de roupa à prova de infecções. Os primeiros testes foram animadores, pensando-se já na sua aplicação a vestuário hospitalar.
► O novo presidente da Infraero, a estatal que administra os aeroportos brasileiros, e da qual um senador disse actuar na base da corrupção, pediu a todos os colaboradores com cargos de gerência ou direcção que apresentassem demissão colectiva.
► De manhã, o Ministério Público pediu toda a documentação referente ao trânsito aéreo dos últimos 5 anos, dos aeroportos de Congonhas e Cumbicas (São Paulo), e Brasília, com o objectivo de detectar queixas dos pilotos quanto às condições das respectivas pistas. No fim do dia, a Aeronáutica conseguiu despacho de desembargadora, ordenando a devolução de todo o material, que estava já em análise. De que terão medo as autoridades responsáveis pela aviação civil brasileira?
► Ao deixar a presidência da Infraero, empresa estatal responsável pela administração dos aeroportos do Brasil, o ex-titular do cargo afirma que muito do que se tem passado na aviação brasileira decorre de falta de moral e de falta de ética. Mas por que razão só agora o denuncia?
► A Infraero pagou preços muito mais elevados do que os correntes no mercado, pelas obras de beneficiação do aeroporto de Congonhas, aquele onde se iniciou o acidente aéreo que vitimou 200 pessoas.
► O Governo Francês e a construtora Airbus remeteram ao Brasil um protesto formal pela revelação de informações confidenciais das caixas pretas do avião acidentado em Congonhas, São Paulo.
► Todos os dias aparecem em São Paulo mais de 1.000 buracos nas estradas e nos arruamentos. Desde o início do ano foram tapados 380.000 buracos.
► Nova acusação contra o senador Renan Calheiros: ele terá influenciado algumas instituições para que beneficiassem fábrica de cerveja devedora à Segurança Social de alguns biliões de reais. A fábrica foi recentemente vendida por um seu irmão, o deputado Olavo Calheiros.
► São Paulo possui 4.600 pontos de prostituição sob a forma de boates. Queixam-se os proprietários destas casas de que a Polícia, das inúmeras corporações existentes, procura obter vantagens, por todo o país, tentando entrar sem pagar, e cobrando comissões (aqui chamadas "propinas") para que as casas funcionem.
► Jovem bailarina de um bairro pobre da periferia consegue lugar de primeira figura em corpo de baile alemão.
Quarta-feira, 8.
► O senador Renan Calheiros declara-se, mais uma vez, inocente de todas as acusações, e reafirma que não abandona a cadeira da presidência do Senado, apesar de constantemente instado a fazê-lo quer pela Oposição, quer pelos seus pares.
► Os parlamentares da Oposição decidiram não votar mais documentos, enquanto Renan Calheiros estiver na presidência do Senado e do Congresso.
► Renan Calheiros assina decreto que autoriza a abertura de uma rádio comercial de que ele próprio é o proprietário.
► O presidente Lula diz que não quer interferir no caso Renan Calheiros.
► O presidente Lula diz que o caso Renan Calheiros não pode estar dependente de discursos políticos, e que chegou a altura de ter um fim.
► O Brasil é considerado paraíso para lavagem de dinheiro de bandidos internacionais.
► Acordo salarial (aumento de 35%) põe fim à greve dos médicos em Pernambuco. No entanto, os profissionais previnem de que vão continuar a lutar por melhores e mais dignas condições de atendimento dos pacientes nos hospitais públicos. Veremos...
► Em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, depois de 1 ano à espera de cirurgia para resolver problema cardíaco, homem morre, deixando viúva e filhos menores. Questionado sobre a demora, o director do hospital agride equipa de reportagem e faz ameaças. Excelente maneira de resolver os problemas de saúde no Brasil...
► Segundo inquérito efectuado em 14 países, a mulher brasileira é a que mais se queixa de insatisfação sexual.
► O Brasil é o segundo país do mundo no consumo de Viagra.
► O traficante brasileiro Fernandinho Beiramar, chefe da facção criminosa "Comando Vermelho", que controla o comércio ilegal de droga no Rio de Janeiro, preso numa penitenciária de segurança máxima, custa aos cofres do Estado mais de 30.000 reais por mês (12.000 euros). O salário mínimo no país é de 400 reais (148 euros).
► O ministro da Defesa pretende que os aviões transportem menos passageiros, e com mais comodidade, alargando o espaço entre poltronas. Dá o seu próprio exemplo, de 1,90m. Bom pretexto para as companhias aéreas voltarem à carga com o aumento de tarifas.
► Estrangeiros aconselham familiares e amigos a não investirem no Brasil, devido à desonestidade generalizada dos brasileiros, como cidadãos e como empresas. Muitos se queixam de que compraram apartamentos que nunca foram construídos, ou foram construídos com características muito inferiores àquelas por que foram pagos. Noutros casos, os problemas com a documentação de propriedade foram tais que obrigaram a recorrer à Justiça – que demora eternidades para instaurar processo, julgar e sentenciar.
► Com intervalos de 2 semanas, 19 jovens índios da Amazónia suicidaram-se sucessivamente. Não há ainda explicação para o facto. Suspeita-se que um professor de Português, também índio, agora desaparecido, tenha sido o incentivador dos actos.
► A Aeronáutica declara publicamente – já não era sem tempo – que "a pista principal do aeroporto de Congonhas é crítica".
► A transportadora aérea TAM, a mesma do Airbus acidentado recentemente, e da qual têm sido reveladas, daí para cá, sucessivas panes nos seus aparelhos, é a mesma que faz a manutenção da aeronave presidencial; mas as exigências para com esse avião são maiores do que nas carreiras comerciais.
Quinta-feira, 9.
► Polícia desmantela quadrilha que praticou dezenas de assaltos a estabelecimentos comerciais no Recife, capital do estado de Pernambuco, Nordeste. O mais velho do grupo tem 18 anos; os restantes são menores; o líder tem 11 anos (onze). Superdotado?
► Presos os chefões de famosa facção de extermínio que actuava no Recife, os Thunder Cats. A quadrilha mostra-se agora mais organizada, com novos líderes, e diversificando as actividades. Para além do assassínio em série, passou a dedicar-se, também, ao tráfico de drogas.
► Quando os governos não sabem o que fazer, ou não querem tomar medidas necessárias mas impopulares, atiram as responsabilidades para cima dos cidadãos, sob a forma de "consulta" aos contribuintes. A última é sobre se as farmácias devem vender apenas medicamentos, ou se poderão, além disso, comercializar, como muitas já fazem, pilhas, filmes fotográficos, bijuteria, rações para animais de estimação e carvão para churrasco. A Associação da categoria diz que as farmácias devem ser, cada vez mais, postos avançados de saúde pública... Quão longe da realidade...
► Apesar de proibida a caça aos golfinhos, não foram notificados os proprietários dos barcos de pesca que mataram 83 destes animais no norte do país. Sem aproveitamento alimentar ou comercial, a razia tem a ver com o prejuízo que, alegadamente, os golfinhos causam às redes de pesca quando são apanhados por elas.
► A má qualidade dos produtos de limpeza é alvo de reclamações de 80% das donas de casa brasileiras.
► Presos 7 funcionários do aeroporto de Guarulhos, São Paulo (o que vai substituir o de Congonhas, na sequência do desastre com um Airbus que matou 200 pessoas), acusados de roubo de artigos do free-shopp. Aproveitando a avaria de longa data das câmaras de circuito interno, empregados da recolha de lixo e do sector de embalagem roubaram durante 7 anos mercadorias que faziam sair misturadas com o lixo diário.
► Na sequência da agressão pelo fogo a um homossexual na via pública, associações de gays manifestaram-se, pedindo ao Congresso lei que considere os crimes de homofobia inafiançáveis.
► Avião da transportadora brasileira Gol com 15 deputados a bordo teve de fazer aterragem de emergência. Não foram dadas explicações esclarecedoras para a pane.
► Enquanto no estado da Bahia as manifestações da dengue sobem em flecha, viaturas dos serviços sanitários não saem das garagens por falta de manutenção básica (óleo de travões e óleo de motor, por exemplo), para desespero dos motoristas que todos os dias se apresentam ao serviço. Alguns dos carros são novos; outros, mais antigos, começam a tornar-se sucata.
► Um estudo encomendado pela Secretaria de Segurança Social à Universidade Federal de São Paulo, em fase de conclusão, revela que os jovens brasileiros começam a consumir álcool cada vez mais cedo, e cada vez em maiores quantidades.
► Vai ser enviado para discussão e votação no Congresso um projecto de lei que condena o sequestro relâmpago com pena até 12 anos de cadeia. Recentemente, nos EUA, uma simples tentativa de sequestro rendeu ao autor prisão perpétua. Veja as diferenças...
Sexta-feira, 10.
► O estado de Pernambuco (Nordeste) tem falta de 967 médicos.
► Há 19 anos que o Supremo Tribunal Federal do Brasil não condena nenhuma autoridade, concedendo completa impunidade a quem manda. Das 133 acções que por lá passaram, parte foi arquivada, e parte prescreveu (foi deixada prescrever).
► Numa operação policial em favelas do Rio de Janeiro, foram utilizados 500 homens e 7 blindados para um resultado de 8 prisões insignificantes, e a apreensão de meia dúzia de carros roubados...
► A Polícia prende em São Paulo a maior agente de prostituição de luxo do Brasil. Mirlei Oliveira, conhecida como "a Baronesa do Sexo", de 50 anos, dirigia o negócio do seu escritório com a ajuda de 10 telemóveis (aqui chamados celulares). A proxeneta (no Brasil diz-se "cafetina") tinha à disposição um lote de cerca de 600 mulheres, incluindo menores, distribuídas por vários estados, para satisfazer os seus mais de 100 clientes, entre empresários, políticos e executivos de multinacionais. O secretário da madame diz que as centenas de nomes constantes das agendas do escritório são apenas de amigas – "Ela tem muitas amigas; menina é assim...".
► No Brasil, para cerca de 200 milhões de habitantes há 106 milhões de telemóveis (designados por celulares), mas o sinal não chega a 57% das cidades.
► Existem mais de 150.000 sites de pornografia na internet brasileira. A pornografia infantil tem vindo a aumentar.
► Os banco brasileiros são os que têm a maior rendibilidade do mundo: mais de 30%.
► Preso agente da Polícia que trabalhava na segurança do palácio do Governo do estado do Rio de Janeiro, por dirigir rede de prostituição composta, em grande parte,por menores. As mulheres eram mantidas em cativeiro durante o dia. Habitualmente fornecia meninas para festas da Polícia.
► No estado de Minas Gerais, durante uma manifestação pedindo passadeiras para peões em zonas de acidentes frequentes, duas crianças foram atropeladas; uma delas morreu.
► Bando assalta quartel da Polícia, prende os guardas e o presidente do município, e, em seguida, rouba banco. Ninguém tem pistas dos assaltantes.
► O Brasil é o maior exportador de laranjas do mundo, possuindo 186 milhões de laranjeiras, praticamente 1 árvore por habitante.
Sábado, 11.
► O ministro da Defesa promete que até 2008 todo o tráfego aéreo nos aeroportos estará regularizado. "Anote aí: é ver para crer".
► Baile punk termina com 3 mortos e 12 feridos em favela do Rio de Janeiro, devido a confronto de facções rivais de traficantes.
► As pistas dos principais aeroportos do país vão entrar em reparação.
► As transportadoras aéreas serão obrigadas a divulgar nos respectivos sites dados sobre horários de voo, lugares vendidos, lugares vagos, e manutenções dos aviões, entre outros.
► O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou irregularidades em 9 de 10 obras da Infraero (estatal responsável pela administração dos aeroportos brasileiros). Para além de sobrefacturação, verificou-se contratação de mão de obra ilegal.
► No estado de Alagoas, Nordeste, 245 médicos pediram demissão colectiva dos hospitais públicos, e espera-se que sejam seguidos por mais 30 na segunda-feira próxima. Reivindicam um aumento salarial de 50%. O Governo do estado diz que não tem dinheiro para satisfazer as exigências, e pede ajuda ao Ministério Público para obrigar os médicos a trabalhar.
► Juíza dum tribunal da Criança e do Adolescente montou mesa, cadeira, e computador portátil na calçada para atender utentes, já que a direcção do tribunal ordenou o encerramento das actividades às 21 horas, por alegadas razões de segurança.
► Os bancos brasileiros cobram uma taxa entre 3% e 8% por liquidação antecipada de empréstimo concedido. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a prática é ilegal.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.