CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, agosto 19, 2007

INSTANTÂNEOS (29) de 13 a 18 de Agosto


Segunda-feira, 13.
► No Recife, capital de Pernambuco, Nordeste, um conjunto habitacional destinado a famílias de baixos rendimentos apresenta-se, antes da inauguração, com vários apartamentos já ocupados, alugados ou vendidos, por pessoas que nada têm a ver com aquelas que inicialmente foram beneficiadas com a distribuição.
► Em cidade próxima de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, bandidos cobram, há mais de 1 ano, taxa de segurança a comerciantes. Uma loja que não quis pagar foi incendiada. O "imposto" pode chegar a 500 reais por mês (185 euros). As autoridades observam... e tomam nota...
► Ministro da defesa reúne com todas as transportadoras aéreas e... pede mais conforto a bordo... Outro bluff do governo Lula da Silva, este ministro ex-juiz do supremo, que já foi vaiado, apesar do pouco tempo de mandato...
► Imóvel no Recife que servia de centro de apoio a adolescentes (psicólogos, actividades desportivas, aprendizagem de ofícios) foi abandonado pelo município e transformou-se em centro de droga e de prostituição (onde já houve 4 mortos), e abrigo de vagabundos. A população protesta e reclama pela falta do Centro. A autarquia promete pôr o centro a funcionar de novo no ano que vem - quando já ninguém se lembrar das reclamações...
► Devido à crise aérea brasileira que tem provocado o caos nos aeroportos do país, o turismo no Nordeste caiu 35% na venda de pacotes de férias. Há 50 actividades que se consideram prejudicadas, entre as quais a de hotelaria, com 50% dos alojamentos vazios.
► O presidente da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil), sentindo-se acossado pelas sucessivas acusações de que a agência tem sido alvo, diz que apenas 5% dos passageiros sentem desconforto nos voos, e afirma que a ANAC está a ser alvo de perseguição política. De quem? Do ministro da Defesa?... O que eles inventam para justificar a incompetência e a corrupção...
► Desde as últimas eleições autárquicas, Outubro de 2004, 150 presidentes de município tiveram o mandato cassado por abuso de poder económico, desvio de fundos públicos e corrupção. Mais 390 casos estão em análise no Supremo Tribunal Eleitoral (STE).
Terça-feira, 14.
► UTI (Unidade de Terapias Intensivas) em hospital do Recife fecha por tempo indeterminado, devido à presença de bactéria resistente a antibióticos, capaz de provocar infecções mortíferas. A bactéria em questão vive, habitualmente, no intestino humano, mas deve ter sofrido mutação que a torna resistente aos meios habituais de tratamento.
► A Companhia Estadual de Habitação e Obras de Pernambuco está a proceder agora ao cadastramento das 240 famílias que moram ilegalmente no complexo construído para pessoas de baixos rendimentos, invadido na sequência de irregularidades na ocupação de alguns dos apartamentos.
► O Congresso brasileiro, numa operação a que já se chama "o trem da alegria", pretende a integração na função pública, sem qualquer concurso, de 300 mil trabalhadores temporários, alguns com mais de 10 anos de actividade. O Governo do presidente Lula é contra a proposta, por razões financeiras – e apenas por razões financeiras; a questão ética e deontológica da falta de concurso é de somenos.
► Em São Paulo, 3 homens estão presos há cerca de 1 ano, sem qualquer prova do crime de que são acusados. Apesar disso, serão presentes a júri popular (7 jurados).
► Em 1 ano registaram-se 600 mil denúncias de pornografia infantil na internet.
► Em São Paulo, foi preso aquele que é considerado o rei da prostituição do Brasil. A boate mais conhecida no país, "Bahamas", funcionava como bordel de alto luxo, o mesmo acontecendo ao hotel de 40 metros de altura que lhe fica por detrás, e que se encontra na rota de pouso dos aviões que se fazem às pistas de Congonhas. Ambos os estabelecimentos foram lacrados pela Polícia, se bem que a boate tenha alvará de funcionamento há cerca de 20 anos. O proprietário, que possui o curso superior de Psicologia, é acusado de exploração de prostituição (a prostituição, como actividade, é permitida no Brasil) e lavagem de dinheiro.
► O Brasil é o país que mais recicla. Num período de 30 dias da produção à reciclagem, em 2006 foram aproveitados 10,3 bilhões de unidades, representando 95% das latinhas em circulação. Deste tipo de colecta vivem 170 mil pessoas, conseguindo uma remuneração de 450 reais por mês (167 euros), um pouco mais do que o salário mínimo actual que é de 400 reais.
► Quase 1 mês depois do acidente com um Airbus da companhia aérea brasileira TAM que vitimou quase 200 pessoas, a empresa diz que vai adoptar novas normas de segurança. Confissão de responsabilidade no acidente?...
► O brigadeiro que comandou o resgate do Boeing da transportadora brasileira GOL que, em Setembro do ano passado, se despenhou na Amazónia com 154 ocupantes, perante as acusações de familiares das vítimas, com provas, de que pertences vários, de documentos a jóias, teriam desaparecido, defende-se de forma deselegante, dizendo que, para além das forças armadas, também índios, imprensa e parentes das vítimas estiveram no local do acidente. É discutível se deve pensar-se, mas, com certeza, não deve dizer-se...
► Governador do Rio de Janeiro dá à Polícia aumento salarial de tal modo irrisório que provoca revolta nos guardas e suas famílias.
► No estado nordestino de Alagoas, a greve dos médicos há 80 dias deixa 2 mil pacientes por dia sem atendimento. Pediram demissão colectiva 245 médicos, mas a Justiça proibiu o afastamento dos clínicos, sob pena de multa de 100 reais diários (37 euros), enquanto não for aberto concurso público para os substituir. Devido à falta de assistência, faleceu uma criança de 2 anos com problemas respiratórios.
► Uma taxa conhecida por "imposto do cheque", tecnicamente, CPMF (Contribuição Provisória de Movimentações Financeiras), criada em 1993, com carácter temporário, para acorrer a despesas com a saúde pública, deveria extinguir-se em 31 de Dezembro próximo. Mas a arrecadação, 36 bilhões de reais em 2007 (14 bilhões de euros) "aconselhou" a estendê-la até 2011... Pudera! A medida está em discussão pelos parlamentares, mas, apesar de algumas oposições, incipientes, a contribuição tende a tornar-se definitiva. Só que o objectivo para que foi criado, a saúde, está cada vez mais ao abandono, e o governo esfrega as mãos com esta bolada incluída nas receitas do estado.
► Numa invasão a uma favela do Rio de Janeiro, mobilizando algumas centenas de Polícias, morreram 2 bandidos nos recontros, e, vítima de bala perdida, uma mulher jovem que seguia para casa com o filho de 4 anos. A criança teve ferimentos na testa. Foram apreendidas 3 armas e uma pequena quantidade de droga. Valeu a pena?...
► Por que será que os boletins meteorológicos das várias estações de televisão oferecem, sistematicamente, previsões do tempo diferentes?...
► Devido à seca, já se verificaram este ano 3.700 incêndios nas matas ao redor de Brasília, quase o dobro de todo o ano de 2006.
► O presidente da República, Lula da Silva, afiança que a crise internacional dos mercados financeiros não vai prejudicar o Brasil. Isto, apesar da continuada subida do dólar americano frente ao real, a moeda brasileira.
► No Brasil existem 1,6 milhões de internautas entre os 6 e os 8 anos.
► Nos últimos 4 anos o Brasil registou 6.000 casos de violência contra crianças.
► Descoberto armazém com 5.000 máquinas caça-níqueis, apreendidas pela Polícia em casas de bingo que funcionavam ilegalmente. As máquinas desviadas, não se sabe como, destinavam-se à exportação para Argentina, México e Espanha em caixas próprias para frigoríficos.
Quarta-feira, 15.
► A Secretaria de Saúde de cidade ao norte do estado do Espírito Santo foi obrigada a destruir 15.000 caixas de medicamentos fora do prazo de validade, que deveriam ter sido distribuídos gratuitamente pela população. Motivo: compra de medicamentos em excesso, por razões não explicadas. Já anteriormente tinham sido inutilizados 480 quilos de remédios, de uma vez, e, doutra, mais de 1 tonelada.
► Os mais de 70 milhões de solteiros no Brasil são responsáveis pela ocupação (compra ou aluguer) de 53% dos apartamentos.
► O Brasil gasta com o lixo 10 bilhões de reais por ano (3,7 bilhões de euros). Só na cidade de São Paulo são produzidas diariamente 13.000 toneladas, das quais apenas 0,5% é sujeito a reciclagem. Face aos custos, o Governo pretende que as empresas produtoras sejam chamadas a comparticipar nas despesas.
► Nos 61.000 quilómetros de estradas brasileiras existem para cima de 2.000 pontos de prostituição de crianças e adolescentes. O estado de Minas Gerais, com a maior malha rodoviária, possui 290 destes pontos.
► "O concurso foi muito concorrido" – palavras de um responsável por um concurso literário no Recife.
Quinta-feira, 16.
► No Brasil registam-se 300.000 óbitos por ano devido a hipertensão.
► Em audiência na Comissão Parlamentar de Inquérito que averigua as causas do caos no tráfego aéreo brasileiro, o ex-presidente da Infraero (agência estatal que administra os aeroportos do Brasil) e uma ainda directora da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) trocam acusações graves. Zangam-se as comadres...
► Em São Paulo, mães fazem fila em repartições para conseguir que os nomes dos pais dos seus filhos sejam incluídos nas respectivas certidões de nascimento. O problema é que muitos dos convocados pela Justiça não admitem a paternidade das crianças.
► Perto de Curitiba, capital do estado do Paraná, 3 bandidos assaltam autocarro de excursionistas. Depois de terem roubado todos os valores, matam com armas de fogo o guia e um dos passageiros, e ferem o ajudante do motorista.
► Médico (50 anos) é assassinado à porta de hospital, em São Paulo, para lhe roubarem o telemóvel (aqui chamado "celular").
► Porteiro de prédio mata arquitecta (24 anos) que estava fazendo avaliação de um apartamento no edifício. Motivo: roubo.
► Disfarçados de agentes da Polícia Federal, 2 bombeiros planeiam golpe para extorquir 30.000 reais (11.000 euros) a empresário. Na altura do saque, ao verem-se fotografados, fogem no carro da vítima. "Esse tipo de extorsão é muito frequentemente praticado por polícias e bombeiros" – afirma responsável da Polícia.
► "Para deter o crime precisávamos ter uma viatura em cada rua, e isso é humanamente impossível" – opinião de um comandante de quartel da Polícia de São Paulo.
► Presas em Brasília 33 pessoas que angariavam jovens para a prostituição pela internet.
► Há 40 milhões de carecas no Brasil, e as receitas com a estética masculina cresce.
► O presidente Lula da Silva ataca em desespero quem critica a bolsa-família, subsídio caça-votos que incentiva o desemprego, e compara-o à bolsa de estudo. A comparação é espúria, já que, no primeiro caso, parte dos impostos dos cidadãos vai parar às mãos de quem não quer trabalhar, enquanto que a bolsa de estudo serve, a médio e longo prazo, toda a comunidade. É claro que Lula sabe disso, mas como deve muito da sua última eleição à bolsa-família...
► O presidente Lula continua a afirmar que a crise financeira internacional não afectará o Brasil. Enquanto fala, o dólar americano sobe.
► Familiares das vítimas do Airbus da TAM afirmam que 22 minutos de gravação de uma das caixas pretas desapareceram. Ministro da Defesa manda investigar denúncia.
► Mesa Directora do Senado autoriza abertura do 3º processo no Conselho de Ética contra o seu presidente, senador Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar.
Sexta-feira, 17.
► Identificados e presos membros de quadrilha de cerca de 20 elementos que actuava nos 3 estados do sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), roubando contas bancárias pela internet. Em 3 anos desviaram 10 milhões de reais (3,7 milhões de euros).
► O traficante colombiano recentemente detido no Brasil contava neste país com a colaboração de um oficial da Aeronáutica pertencente à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e de um agente da Polícia Federal para conseguir documentos falsos, como passaportes. Ambos estão presos, e foi pedida a prisão de mais 11 brasileiros que colaboravam com o colombiano.
► O ministro da Fazenda brasileiro, referindo-se à crise financeira internacional, diz que "depois de passar a crise tudo voltará ao normal" – um rasgo de sapiência...
► A ANAC publicou no seu site, em Janeiro deste ano, uma norma de segurança que a TAM (companhia aérea brasileira) não cumpriu. Em 17 de Julho p.p. um avião desta companhia sofreu um acidente na aterragem de que resultaram 199 mortos, para o que terá contribuído, além de outras causas, aquele incumprimento. Logo depois, a ANAC retirou a norma do site a pretexto de que ela não seria oficial e de que a sua publicação ficou a dever-se a um erro dos serviços informáticos da Agência...
► Completou hoje um mês sobre o acidente do Airbus da TAM que vitimou quase 200 pessoas. Realizaram-se em vários pontos do país manifestações de solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A manifestação em São Paulo mobilizou milhares de pessoas e vaiou o presidente Lula e o seu Governo.
► O Governo brasileiro enviou algumas toneladas de alimentos para as vítimas do terramoto no Peru. Solidariedade muito meritória. Bom é, no entanto, que não se esqueça os esfomeados do próprio Brasil...
Sábado, 18.
► O ministro da Defesa mandou investigar a questão da norma publicada e retirada do site da ANAC. Na verdade, ela cheira a escandaloso proteccionismo de um órgão estatal a uma empresa privada.
► O Governo tem utilizado as verbas (que não são pequenas) provenientes das taxas de embarque para fins que não são aqueles para que foram destinadas. Por isso não se realizaram investimentos em infraestruturas para a aviação civil, resultando daí problemas graves no controlo de tráfego aéreo.
► Juízes do Supremo Tribunal Federal queixam-se de que têm os telefones sob escuta por conta da Polícia Federal.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.