CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

sábado, julho 14, 2007

INSTANTÂNEOS (24) de 9 a 14 de Julho

► Em Salvador, capital do estado da Bahia, uma quadrilha de jovens universitários pertencentes a famílias de classe média alta, praticavam assaltos há 4 meses, apenas para se divertirem, e confiantes na impunidade que o nome lhes daria. Nesse divertimento, assassinaram um agente da Polícia.
► Em 5 anos, uma quadrilha de traficantes conseguiu lavagem de dinheiro no valor de 30 milhões de reais (11 milhões de euros). As autoridades admitem que os bandidos tenham sido financiados e acobertados por empresários acima de qualquer suspeita.
► Na grande Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, dos mais ricos do país, apenas 2 clínicas de ressonância magnética têm convénio com o sistema de saúde público. Centenas de pacientes (ainda há paciência?) aguardam na fila de espera. Um deles, com 732 pessoas à sua frente, tem agendada uma espera de 12 anos.
► Entre traficantes presos numa operação policial, foi encontrado um livro de guerrilha elaborado por um ex-pára-quedista brasileiro, que se destina à prática da defesa activa contra as forças da ordem, ensinando, entre outras coisas, a manejar granadas contra blindados. Embora escrita com um assustador manancial de erros de ortografia, ela resulta: recentemente, 38 guarda-costas conseguiram fazer escapar um chefe do narcotráfico do cerco de 1350 militares e polícias.
► A central nuclear cuja retomada da construção está prevista para breve, parada desde 1986, custou 750 milhões de reais em peças (278 milhões de euros), e 900 milhões (334 milhões de euros) em manutenção e conservação dessas peças. "Moro... num país tropical... abençoado por Deus... e bonito, por natureza... oh que beleza...".
► Em cada 60 minutos, entram nas prisões brasileiras 7 jovens entre os 18 e os 29 anos (cerca de 70 mil por ano). Aproximadamente 15% são analfabetos, e 70% voltam a cometer crimes quando saem dos centros de reeducação social (eufemismo de cadeias).
► Governo vai construir 187 presídios para jovens, como parte do programa contra a criminalidade.
► "Alguma coisa é melhor que coisa alguma. Mas combater a criminalidade de baixo para cima não dá. Tem de se começar por combater a corrupção. Em alguns casos, muita da criminalidade tem a ver com miséria moral, e não tanto com miséria económica" – jornalista do "Jornal da Band" (televisão).
► O presidente da República, Lula da Silva, resolve aumentar a Bolsa Família, uma ajuda financeira que pretendia diminuir diferenças sociais, mas que acabou por se tornar numa fonte de vadiagem para quem a recebe, aumentando a criminalidade e a prostituição, e a necessidade de construir mais presídios. Mas o governo insiste – daí vem grande parte dos votos.
► Bandidos em regime prisional semi-aberto em menos de 48 horas praticam de novo os crimes por que foram condenados.
► Ladrões escalam prédio de 7 andares, invadem 3 apartamentos e têm êxito nos roubos. O prédio fica ao lado de um quartel de Polícia, e já foi assaltado várias vezes.
► O número de carros particulares blindados para protecção pessoal teve um aumento de 13% no 1º semestre, sendo mulheres 34% dos clientes.
► No 1º semestre do ano verificaram-se no estado de Pernambuco 2430 assassinatos.
► O ex-ministro das Minas e Energia, acusado de ter recebido 100 mil reais da máfia das Obras Pública, vai ser reconduzido no cargo por falta de provas. E a Polícia Federal a engolir sapos... [notícia publicada em Instantâneos 23]. Em cerimónia pública, o presidente da República, Lula da Silva, nega que o ex-ministro seja reintegrado no cargo. Afinal, quem manda em quê?
► Reivindicando aumento de salário, os funcionários da Infraero, o órgão que administra os aeroportos brasileiros, ameaçaram fazer greve (paralisação total dos aeroportos) na antevéspera da abertura dos jogos pan-americanos, a decorrer no Rio de Janeiro. A reivindicação foi de imediato satisfeita.
► Várias categorias profissionais ameaçam com greves e protestos para o período dos jogos pan-americanos.
► Os jogos pan-americanos custaram ao erário 3,7 bilhões de reais (1,37 bilhões de euros). Para o campeonato mundial de futebol, em 2008, estão previstos gastos na ordem dos 36 bilhões (13,33 bilhões de euros).
► Os jogos pan-americanos consumiram no sector da segurança 500 milhões de reais (185 milhões de euros). Os polícias destacados para o evento queixam-se de que trabalham 12 horas seguidas, passando fome: comida pouca e de má qualidade nutritiva e de confecção.
► A Polícia Federal investiga uma empresa privada suspeita de corrupção nas licitações de prestação de serviços à petrolífera brasileira, Petrobrás. A empresa em causa foi a 6ª melhor contribuinte com fundos para as campanhas do PT (Partido dos Trabalhadores), o partido que apoia o presidente Lula da Silva.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.