CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, julho 08, 2007

INSTANTÂNEOS (23) de 2 a 7 de Julho

► De há demasiado tempo a esta parte, de cada vez que é desmantelada uma quadrilha, seja lá de que tipo de banditismo for, e isso acontece todos os dias, há sempre agentes da Polícia implicados. A última que foi descoberta roubou toneladas de medicamentos que depois foram repassados para farmácias que os vendiam por metade do preço. Os polícias emprestavam as armas para os assaltos aos camiões onde os remédios eram transportados.
► Mias de 33% dos polícias de São Paulo participaram em chacinas desde Janeiro de 2006.
► Chegou ao Brasil pela porta grande e sem qualquer tipo de restrições um videogame em que o campeão será o jogador que conseguir pontuar maior número de agressões a prostitutas. It's a Sony...
► A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o caos do tráfego aéreo no Brasil concluiu, numa primeira abordagem, que o ministro da Defesa é incompetente, há excesso de voos para as capacidades do país e os equipamentos de controlo de tráfego são inadequados em todo o território.
► No Brasil não existe sistema de voo por instrumentos (!!!), pelo que ao mais pequeno assomo de nevoeiro, os aeroportos são fechados.
► O presidente do órgão responsável pelo funcionamento dos aeroporto brasileiros, o tal que muito promete para o dia seguinte e nada faz, o tal que diz que tudo está bem, o tal que tem uma imensa fotografia sua por trás da secretária, o tal que não tem qualquer pasta de trabalho sobre a secretária, teve de esperar 3 horas pela saída do seu voo, e então confessou que o país não tem um plano de voo unificado, ou, por outras palavras, ninguém se entende nos céus do Brasil.
► Dos senadores que compõem o Conselho de Ética do Senado Brasileiro, só 1 não tem processo na Justiça (ainda?)...
► Ex-governador do Distrito federal e hoje senador teve chamadas telefónicas interceptadas pela Justiça quando negociava a partilha de 2 milhões de reais (741 mil euros) com o ex-presidente do Banco de Brasília, acusado de lavagem de dinheiro e de integrar uma quadrilha que desviou fundos da instituição. O dinheiro seria colocado à guarda do presidente da Gol, companhia brasileira de transportes aéreos nacionais e internacionais. Em nota, a direcção da Gol negou ter o dinheiro; mais tarde confirmou a sua posse, dando como justificação uma daquelas desculpas mal remendadas que não podem ser provadas nem desmentidas, e em que ninguém de bom senso pode acreditar [notícia já publicada]. Para evitar que o mandato fosse cassado e viesse a perder os direitos políticos por 8 anos, o senador, de nome Roriz, renunciou ao cargo. Assim, pode continuar a fazer vigarices e a ser eleito em próximos actos eleitorais.
► O substituto de senador Roriz é investigado pela venda de terrenos que não lhe pertenciam (grilagem), e responde na Justiça por desvio de dinheiros públicos.
► Estão no banco dos réus, por crimes vários, 37% dos deputados e 32% dos senadores do Brasil.
► O Supremo Tribunal de Justiça, órgão que julga e pune os actos dos deputados e dos senadores, não condena ninguém que tenha foro privilegiado, o caso dos parlamentares, há 19 anos. Tem funcionado bem o corporativismo entre Poderes...
► Um juiz do Supremo tribunal Federal mandou soltar 20 integrantes de primeiro plano da quadrilha conhecida como máfia dos caça-níqueis, que seriam transferidos em breve para outro presídio. Entre eles figura o irmão de um outro juiz, este do Supremo Tribunal de Justiça...
► O ex-ministro das Minas e Energia, acusado de ter recebido 100 mil reais da máfia das Obras Pública, vai ser reconduzido no cargo por falta de provas. E a Polícia Federal a engolir sapos...
► Medicamento que só pode ser comprado e administrado por hospitais, utilizado para tratamento de úlcera de estômago, está disponível em vendedores ambulantes, Internet e porta a porta. Neste tipo de mercado, ele é utilizado como abortivo. Cada conjunto de 4 comprimidos, 200 reais (74 euros). Não inclui despesas de funeral, obviamente. Pelo preço...
► Um medicamento utilizado em veterinária como anestésico tem sido consumido por jovens como entorpecente. O governo diz que daqui a 6 meses se pronunciará sobre o assunto, sem justificar o porquê da demora.
► As brasileiras pedem aos seus médicos doses cada vez maiores de implantação de silicone para aumentar os seios. Algumas conseguiram, como efeito colateral, graves problemas de coluna.
► No estado da Bahia, mãe acorrenta filho durante 3 meses para o afastar do mundo das drogas. O rapaz começou a viciar-se aos 14 anos, e está jurado de morte por traficantes, devido a uma dívida de 100 reais (37 euros)
► Mais de 7 mil fábricas de calçado foram encerradas no estado de Rio Grande do Sul, resultando daí 20 mil despedimentos. Os patrões emigraram para o Nordeste, onde os salários e os encargos fiscais são menores. Isto dentro do mesmo país...
► Homens, mulheres e crianças, num total de 400 famílias, procuram comida para sobreviver na lixeira a céu aberto de Maceió, capital do estado de Alagoas, pólo turístico do Nordeste. Alguns desses lixos são resíduos hospitalares. A lixeira está saturada há 5 anos. A cidade não possui aterro sanitário.
► O aumento verificado no preço dos alimentos no primeiro trimestre deste ano no conjunto do país foi de 3,9%. Em todo o ano de 2006, esse aumento foi de 1,2%.
► Todos os anos nascem no Brasil 40% de crianças com problemas cardíacos.
► Uma menina de 16 anos consta nos documentos oficiais como sendo do sexo masculino, por erro do funcionário que procedeu ao registo de nascimento. Por tal motivo, não pode casar. Entretanto, engravidou e, pelos mesmos motivos, não pode auferir dos direitos concedidos legalmente às mulheres, em termos de assistência médica pública.
► Do conjunto dos estudantes brasileiros, mais de 33% não chegam ao fim do ensino fundamental (7 anos). A mesma percentagem é a dos analfabetos e analfabetos funcionais no Brasil.
► Mais 5 meninos da classe média alta estão presos por desacato, destruição do património público e agressão (a um negro) no Rio de Janeiro. Ao serem conduzidos ao posto da Polícia, protestaram, dizendo "não temos culpa de sermos da classe média e de termos tido oportunidade de estudar"... Mas que boas vergastadas que se perdem... Agora a dúvida é: neles, ou nos pais?...
► Na zona de Brasília os gatunos roubaram desde o princípio do ano 117 mil metros de fio de cobre, num total de 13 milhões de reais (4,8 milhões de euros). Num armazém clandestino descobriram-se 17 toneladas de cabo telefónico.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.