CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, julho 01, 2007

INSTANTÂNEOS (22) de 29 a 30 de Junho

► Um agente do departamento de Perícia da Polícia furou a fila para uma caixa de pagamento automático bancário num supermercado em Salvador, capital da Bahia. Um aposentado de 57 anos, casado, pai de 4 filhos, protestou e levou do polícia um soco que o derrubou e causou traumatismo craniano. Depois de 5 dias em coma faleceu.
► Num dos "melhores" (= com mais poder de compra dos seus moradores) bairros do Rio de Janeiro, 5 jovens universitários de famílias da classe média alta roubaram e espancaram uma empregada doméstica que, às 5h da manhã, esperava o transporte público para se dirigir a uma consulta médica. Os arruaceiros nada tinham contra a vítima, a não ser... pensarem que ela era prostituta... O pai de uma das criancinhas disse, contristado, que é uma injustiça rapazes estudantes, que trabalham, estarem presos. Pai para a cadeia, já!
► Os universitários que ocuparam a reitoria da USP durante 51 dias abandonaram o local no dia 22, deixando atrás de si um rasto de escombros. A visita dos peritos de criminalística revelou que depredaram instalações e equipamentos, de mobiliário a material de informática, roubaram documentos, 46 computadores de secretária, computadores portáteis, DVD's e outros aparelhos, arrasaram os sistemas de comunicação por telefone e por Internet, e abandonaram nas salas colchões, restos de comida e outro tipo de lixo. Fizeram questão de avisar numa mensagem: "Nós voltaremos" – o futuro está nas mãos dos jovens; esperemos que não seja destes...
► No Brasil 96% das latinhas de cerveja e refrigerante são reciclados; não por uma questão ecológica: por questão de pobreza – a recolha destes desperdícios é a forma de vida de muitos milhares de cidadãos.
► O Brasil gasta por ano 37 milhões de reais (13,7 milhões de euros) só na armazenagem dos equipamentos comprados para a construção de uma central nuclear, parada há 20 anos.
► No estado de Minas Gerais, um deputado federal (líder da igreja evangélica "do Evangelho Triangular") contratou um pistoleiro por 150 mil reais, a pagar em duas prestações (28 mil euros cada) para matar outro deputado federal. A razão invocada seria uma dívida de 800 mil reais (296 mil euros) que este último teria e que nega. O mandante do crime está foragido; o caso foi descoberto por acaso, no decurso de outra operação.
► São Paulo tem 17 milhões de processos judiciais em curso.
► Entre 1984 e 2005, o número de divórcios no Brasil aumentou 144%.
► A principal pista do aeroporto do Rio de Janeiro esteve encerrada por mais de meia hora, devido a intenso tiroteio entre Polícia e bandidos numa favela das imediações.
►.No aeroporto do Rio de Janeiro, 2 aviões de passageiros chocaram asa com asa: um acabara de aterrar; o outro estava a ser empurrado por um tractor para o hangar.
► O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diz que as denúncias ultimamente feita sobre o caos do tráfego aéreo é puro terrorismo.
► O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, promete uma gratificação especial aos controladores de tráfego aéreo... se eles se portarem bem... Portar-se bem, deve entender-se por não denunciar as condições em que se voa hoje no Brasil.
► Cerca de 2 anos antes do acidente de 29 de Setembro, colisão entre um jacto Lagacy e um Boeing, de que resultaram 154 vítimas mortais, cuja responsabilidade o Governo pretende atribuir aos controladores aéreos brasileiros, já o presidente Lula possuía informações confidenciais que denunciavam todas as falhas dos equipamentos (obsoletos, com deficiências, com erros de programação no sistema, radares de cobertura insuficiente e... radares roubados). Entretanto, os controladores são punidos por trazerem a verdade para a opinião pública.
► Uma cadeia de televisão brasileira passou a semana a apresentar um documentário sobre a acção das forças da ONU, comandadas pelo Brasil, no Haiti, onde foi possível acabar com a violência dos gangues que dominavam a sociedade haitiana. Documentário interessante, tanto mais que leva a perguntar: se foi possível às forças armadas brasileiras acabar com o banditismo no Haiti, por que razão não conseguem faze-lo no Brasil?
► Gastam-se por ano no Brasil 92 bilhões de reais (34 bilhões d euros) em segurança pública e privada, mas 76% da população põem em causa a eficácia da despesa.
► No dia 27 p.p. 1350 homens da Polícia e da Força Nacional de Segurança, apoiados por blindados e um helicóptero, procederam a uma mega-operação contra os traficantes do conjunto das 124 favelas que constituem o chamado Complexo do Alemão, onde moram 100 mil pessoas. As forças armadas tentam ocupar o local para captura de bandidos, armas, munições e droga, desde 2 de Maio. Naquele dia foram feitas incursões em zonas não policiadas há mais de 20 anos. Da operação resultou a morte de 19 indivíduos, todos conotados com o tráfico, segundo a Polícia; mas organismos de direitos humanos defendem que só 8 estariam ligados às drogas, e que os restantes seriam elementos inocentes da população. É difícil afirmar uma ou outra coisa, já que muitos dos elementos "inocentes" da população estão comprometidos com o tráfego, seja por relações de parentesco, seja por cobertura cúmplice das actividades criminosas. Desde o início há a registar 41 mortos e 81 feridos, alguns dos quais, num e noutro caso, vítimas de balas perdidas.
► No estado do Rio de Janeiro morreram 2300 pessoas desde o princípio do ano, devido à violência.
► Na cidade de São Paulo, houve 98 assaltos a bancos no 1º trimestre deste ano.
► Em São Francisco do Conde, pequena cidade do estado nordestino da Bahia, a exploração de petróleo rende 28 bilhões de reais por ano (10,4 bilhões de euros). Contudo, a população vive na miséria, carente de quase tudo o que é básico. Investigações revelaram que os lucros são desviados pela corrupção para dirigentes políticos, em particular autarcas, e empresários.
► "Só enriquece no Brasil quem é ladrão" – líder de um partido da oposição.
► O Brasil tem 120 mil milionários (indivíduos que possuem, pelo menos, 1 milhão de dólares disponíveis em reservas), tendo sido o seu acréscimo desde o ano passado de 10%.
► Os bingos de São Paulo (jogos considerados ilegais) devem aos cofres do estado, em impostos, 700 milhões de reais. Se são ilegais, como devem impostos? Estas contradições explicam muita coisa...
► Segundo um inquérito, a corrupção é o maior motivo de vergonha dos brasileiros (e para alguns de inveja, digo eu); o segundo motivo é a violência. Mais de 76% consideram que a criminalidade está incontrolada e incontrolável.
► O senador Renan Calheiros, envolvido num escândalo de pagamento de contas pessoais por um influente empresário da construção civil, a troco não se sabe ainda de quê, renitente em deixar a cadeira da presidência do Senado, apesar da sugestão nesse sentido de correligionários e opositores, deslocou-se ao Palácio do Planalto, sede do Governo, para uma conversa com o presidente da República. À saída disse aos jornalistas que não tinha ido procurar qualquer tipo de apoio contra as pressões a que tem sido sujeito para renunciar. Há que acreditar na palavra de um homem público.
► No dia seguinte ao da visita de Renan Calheiros ao Palácio da Alvorada, o presidente da República veio defender indirectamente Renan Calheiros, afirmando aquilo que toda a gente sabe: até prova em contrário, o acusado é inocente. Mas disse mais: criticou a Polícia Federal e o Ministério Público daquilo que chamou, por outras palavras, abusos de autoridade. Os dois órgãos referidos têm tido papel fundamental na descoberta e investigação de crimes políticos e financeiros que envolvem governantes, políticos e familiares do presidente.
► Como se não bastasse, em sessão pública recente o ministro da Justiça veio a terreiro apoiar Renan Calheiros. O Senador pertence ao PMDB, partido que faz parte da base de apoio governamental. Se tal apoio falhar, a governação torna-se praticam,ente impossível para o presidente Lula da Silva.
► Renan Calheiros veta o relator para o seu processo, eleito pelo Conselho de Ética, senador de partido oposicionista. A oposição inicia campanha para o obrigar a resignar, ou lhe cassar o mandato.
► Eleito novo presidente do Conselho de Ética (o anterior demitira-se por ninguém aceitar o cargo de relator do processo de Renan Calheiros), do PMDB, o partido de Renan, verificou-se que é investigado na Justiça por desvio de dinheiros públicos.
► Foi afastado um juiz do Supremo Tribunal de Justiça, acusado de proferir sentenças de libertação a membros da máfia das máquinas caça-níqueis. O mesmo juiz mandou soltar o maior traficante de drogas da América do Sul, condenado a 20 anos de cadeia, alegadamente por ser réu primário. Provou-se, entretanto, que o meritíssimo masacarara antecedentes do bandido.
► Em inúmeros municípios do estado do Rio Grande do Sul, foram detectadas fraudes na contratação de funcionários (funcionários fantasmas). Está relacionado como motorista um cidadão que nunca conduziu, não tem carro, nem possui carta de condução.
► Um relatório indica que o consumo de droga aumenta constantemente no Brasil, ao mesmo tempo que o país se tornou no principal centro de exportação para a Europa.
► O Mercosul abandonou o padrão dólar nas transacções comerciais. Agora passa a valer a moeda de cada país envolvido no negócio.
► Um inquérito realizado por um organismo de defesa dos consumidores revelou que 64% dos ovos colocados no mercado brasileiro têm tamanho inferior ao permitido por lei. Em média, cada brasileiro consome 123 ovos por ano.
► Desde o início do ano já morreram em São Paulo 21 operários da construção civil em acidentes de trabalho, o dobro de igual período do ano passado.
► Nos últimos 2 meses aumentou em 40% o número de assaltos aos transportes públicos alternativos nas estradas envolventes de Fortaleza, capital do estado do Ceará.
► Neste momento, no Brasil há uma inversão da ordem natural das coisas: devido à violência, são os pais que enterram os filhos, e não o contrário.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.