CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, junho 24, 2007

INSTANTÂNEOS (21) de 18 a 22 de Junho

► O Brasil tem 45 mil bandidos considerados altamente perigosos encarcerados em cadeias comuns por esse país fora. Apenas existem 2 cadeias de segurança máxima onde se encontram 245 presos.
► A parte do Brasil que "não existe" cifra-se em 11% da população (220 mil pessoas): são os que não possuem qualquer tipo de documento, nem uma simples certidão de nascimento.
► Um relatório de uma universidade de Los Ângeles, Califórnia, conclui que 98% dos municípios brasileiros desviam 10% das verbas federais para a corrupção.
► Os acidentes de trânsito são a segunda causa de morte entre os jovens brasileiros.
► Após 51 dias de ocupação da reitoria da universidade de São Paulo, a maior do Brasil, os alunos libertaram tumultuosamente as instalações, e, à saída, agrediram e insultaram os repórteres – o futuro está nas mãos dos jovens; esperemos que não seja destes...
► Em Mauá, cidade de 450 mil habitantes, foi desmantelada uma quadrilha chefiada de dentro da cadeia, que se infiltrava no comércio e num sem número de negócios da cidade. O poder Legislativo e o Executivo estavam implicados, bem como duas juízas. A lavagem de dinheiro tem sido feito através de uma rede de 22 postos de gasolina. Segundo um advogado, o crime organizado penetra em todas as estruturas da cidade. Quem não entra no jogo é ameaçado.
► Uma rádio pirata de São Paulo que existe legalmente há 14 anos envia mensagens cifradas e explícitas para o crime organizado de dentro e fora das cadeias. Uma das suas "missões" é publicitar festas organizadas por traficantes, onde a droga é distribuída gratuitamente.
► Descobriu-se recentemente que o crime organizado consegue fazer escutas telefónicas da Polícia, e, assim, descobrir as datas da realização de operações.
► O PCC (Primeiro Comando da Capital), organização criminosa que controla o banditismo dentro e fora das prisões em São Paulo, organizou o seu próprio sistema judiciário: opositores, traidores e qualquer indivíduo que lhe caia nas mãos por prática de acto que o PCC considere crime, às vezes coincidente com o Código Civil, é alvo de um processo em que a vítima é ouvida, bem como o indiciado e as respectivas testemunhas. A condenação é sempre exemplar: tortura, quebra de membros, morte. Os processos são infinitamente mais rápidos do que os da Justiça comum...
► Em São Paulo, um sargento do Exército foi preso em flagrante, tentando vender armas de guerra a traficantes: espingardas de grande precisão, granadas e morteiros.
► Na cidade de São Paulo existem 1,5 milhões de cães (de 4 patas), fora os que não têm dono.
► O Brasil, onde 40% da população têm excesso de peso, é o 9º país com maior índice de mortes por acidentes cardiovasculares.
► O presidente da República, Lula da Silva, acaba de assinar o despacho que cria mais 626 cargos de confiança (colocados sem qualquer concurso) e atribui aos 21,189 mil existentes um aumento salarial de 140%, o que representa um aumento de despesa anual de 23 milhões de reais (8,5 milhões de euros). Parte dessa verba engrossará os cofres do PT (Partido dos Trabalhadores, a que o presidente pertence) já que os filiados pagam entre 2 e 14% do salário para o partido. Os funcionários que ocupam lugares de concurso há vários anos não são aumentados.
► Numa cidade do estado de Minas Gerais, em menos de 1 ano mais de 400 pessoas saudáveis foram indevidamente reformadas por meio de laudos médicos falsos. Da quadrilha, que cobrava por relatório entre 5 mil e 8 mil reais (1851 e 2962 euros) e actuava há 10 anos, faziam parte o chefe do posto da previdência social da cidade, vários médicos e um padre. Os prejuízos para os cofres públicos são da ordem dos 5 milhões de reais (1,85 milhões de euros).
► A poluição atmosférica na cidade de São Paulo equivale para o cidadão a fumar 3 cigarros por dia. Asma e sinusite afectam 10% da população. Para tratamentos e por mortes precoces são gastos 800 milhões de reais (296 milhões de euros) por ano.
► Devido à ocupação do conjunto de favelas conhecido pelo nome de Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, por forças militares e policiais cujo objectivo seria desarticular as redes de tráfico, prender os seus cabecilhas, e apreender armas e munições, algumas delas exclusivamente militares, resultou, até agora, a morte de 25 pessoas por balas perdidas, e a perda de aulas por milhares de alunos. Os traficantes continuam a actuar como se nada se passasse.
► Na sequência da ocupação das favelas do complexo do Alemão, a Polícia apreendeu aos traficantes uma metralhadora de grande precisão (tiro certeiro até 2 quilómetros), capaz de derrubar aviões e helicópteros, e de perfurar blindagens. Proveniente da Bolívia, ela pode custar até 10 mil dólares.
► No Rio de Janeiro há 328 favelas controladas pelos chefes do tráfico de drogas.
► "Só conseguimos pegar os adolescentes quando eles já estão demasiado comprometidos com o mundo do crime" – palavras de uma responsável pelo internamento de menores.
► Quase meia centena de pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público no caso das máquinas caça-níqueis, ilegais. Entre elas, e envolvido noutros escândalos relacionados com corrupção, está o compadre do presidente Lula da Silva. O irmão do presidente não consta da lista, por falta de provas, mas continua a ser investigado.
► No Recife, capital do estado de Pernambuco, foi desmantelada uma quadrilha que matava por encomenda e tinha estatuto de empresa: "Homicídios, SA". Dos 35 detidos fazem parte os líderes e vários agentes da polícia. Estima-se que em 5 anos tenham matado 1000 pessoas, na generalidade por motivos fúteis, à razão de 3 ou 4 crimes por semana, cobrando por cada assassinato entre mil e 5 mil reais (370 e 1852 euros). Foram soltos 3 polícias, depois de pagarem uma fiança de 72 reais (27 euros)... Seria piada, se não fosse grave.
► Por mês são assassinados 2 motoristas de táxi em São Paulo.
► No estado do Ceará foram presos os membros de uma quadrilha da Polícia Rodoviária Federal que se deixava subornar, no acto e ao mês, para libertar cargas ilegais.
► No estado do Ceará, 8 das 9 cidades mais violentas não possuem posto de Polícia, e, em todo o estado, 70% das localidades também não têm.
► O abastecimento de água à zona metropolitana de São Paulo chegou ao limite: 65 mil litros por segundo. Nos rios que abastecem as áreas de captação, são lançados esgotos, 80% dos quais sem qualquer tratamento.
► Ex-governador do Distrito federal e hoje senador teve chamadas telefónicas interceptadas pela Justiça quando negociava a partilha de 2 milhões de reais (741 mil euros) com o ex-presidente do Banco de Brasília, acusado de lavagem de dinheiro e de integrar uma quadrilha que desviou fundos da instituição. O dinheiro seria colocado à guarda do presidente da Gol, companhia brasileira de transportes aéreos nacionais e internacionais. Em nota, a direcção da Gol negou ter o dinheiro; mais tarde confirmou a sua posse, dando como justificação uma daquelas desculpas mal remendadas que não podem ser provadas nem desmentidas, e em que ninguém de bom senso pode acreditar.
► O "caso Renan Calheiros" chegou a um impasse. Depois do primeiro relator se ter afastado por alegada doença, o segundo, defensor incondicional de Renan (conhecido por tropa de choque de Renan), em menos de 24 horas demitiu-se do cargo por o processo não ter sido votado para arquivo sem investigação, tal como queria o seu antecessor. Mais do que isso, ninguém no Conselho de Ética (!!!) quer ser relator do processo, e fala-se na hipótese de nomear um triunvirato. Apesar de já aconselhado publicamente pelos seus pares a afastar-se do lugar, Renan Calheiros diz que não deixa a cadeira da presidência. Face aos primeiros resultados da peritagem da Polícia Federal sobre os documentos de venda de gado apresentados por Calheiros, documentos forjados, o senador diz que houve erro de digitalização. No dia seguinte prometeu apresentar outras justificações para a confusão instalada. Entretanto, surge a notícia de que Renan Calheiros nega que tenha ameaçado colegas senadores para que o apoiassem, segundo a lógica de "se me perseguem, outras cabeças rolarão"; mas a verdade é que esta tomada de posição do presidente do Senado surge sem conhecimento de acusações públicas sobre a matéria...
► Ex-empresário do jogo clandestino do estado de Alagoas (do senador Renan Calheiros), a contas com a Justiça, disse a duas revistas brasileiras de circulação nacional que já financiou campanhas políticas de Calheiros, nas cidades de Maceió (capital) e Murici (nesta, o presidente do município era irmão de Renan), e fez empréstimos à família. Agora confessa que teme represálias por causa das denúncias, e declarou publicamente que se algo de mal lhe acontecer será da responsabilidade da família Calheiros.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.