CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, junho 03, 2007

INSTANTÂNEOS (18)

► Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), 1 em cada 15 médicos sofre de alcoolismo ou de dependência de drogas químicas.
► "Puxa, eu quero tanto estudar para ser alguém na vida... mas não tenho professor..." – queixa amarga de uma menina de 11 anos do Rio de Janeiro, privada de escola há vários meses, ora por confrontos na rua entre polícias e bandidos, ora por greves de professores, ora por deficiência de instalações.
► "O voo cego tornou-se rotina no Brasil". Interferências de rádios piratas nas comunicações entre aeronaves e torres de controlo obrigaram ao fecho, por duas vezes, do maior aeroporto brasileiro, em São Paulo. As autoridades dizem desconhecer o número de rádios piratas existentes no país.
► Secretário dos Recursos Hídricos pede demissão após denúncia de envolvimento em favorecimentos a empresa privada, no escândalo das Obras Públicas que envolve empresários e políticos brasileiros [ver "Instantâneos 17"].
► A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado e a CPI da Câmara dos Deputados que investigam o acidente aéreo de Setembro (colisão entre um Boeing brasileiro e um Legacy americano, em que morreram os 154 ocupantes do Boeing) não se entendem quanto às causas do desastre nem quanto à atribuição de responsabilidades. A primeira diz que a culpa foi dos controladores de tráfego aéreo; a segunda afirma que ainda é cedo para acusar pessoas.
► No Brasil "falta de tudo e sobra o medo da violência".
► Um assassino profissional contratado para matar um agente da Polícia, tentou extorquir-lhe 30 mil reais (11 mil euros) para o deixar em paz.
► A um assassino profissional capturado pela Polícia foram apreendidas balas com furos na extremidade, por onde o bandido introduzia veneno para ter a certeza de que as suas vítimas morreriam – de ferimento ou de veneno.
► Numa incursão a uma favela de tráfego de droga, um dos blindados que fazia o apoio à Polícia avariou e teve de ser rebocado debaixo do tiroteio dos traficantes.
► De dentro de uma cadeia do estado de Pernambuco (Nordeste), um preso que cumpria pena desde 2005, por homicídio, comandava uma quadrilha de tráfego de droga. Por telemóvel (aqui chamado celular) negociava com um gerente de banco empréstimos para compra de droga, dando como garantia um automóvel de luxo (Audi). O gerente foi preso e os bens do traficante (40 anos), avaliados em 1 milhão de reais (370,5 mil euros) estão congelados.
► Estão a registar-se no Brasil 22,5 mil novos casos de lepra por ano.
► Em 1 mês morreram 38 recém-nascidos em duas maternidades do estado de Alagoas (Nordeste), devido a más condições hospitalares.
► No Brasil morrem em cada hora 23 pessoas por tabagismo.
► Traficantes do Rio de Janeiro mandam fechar escolas e comércio numa favela centro de droga. E as autoridades não conseguem impedir isso.
► Uma autarquia do estado do Ceará indicou nas suas contas falsos fornecedores (aqui chamados "laranjas") para justificar despesas milionárias (4 milhões de reais, 1,5 milhões de euros) sem documentos. O caso veio à luz do dia porque pessoas como um pintor de construção civil e o coveiro da terra se queixaram de constar de uma lista de pessoas que teriam recebido grandes somas para prestar determinado tipo de serviços. Nem receberam o dinheiro, nem tinham capacidade de prestar os serviços mencionados. Do coveiro, por exemplo, referia-se que lhe teriam sido pagas alguns milhares de reais pelo transporte de cidadãos, durante um determinado período, ao serviço do município. Mas o único transporte de que dispõe é um carro de mão para serventia no cemitério. Entrevistado um secretário da autarquia disse, displicentemente, que tudo se devia a um problema de vírus no computador. Bom... Será vírus, ou cancro?



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.