CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

sábado, junho 16, 2007

INSTANTÂNEOS (20) de 11 a 16 de Junho

► Dos brasileiros que têm conta em bancos, 70% não entendem os extractos bancários.
► A escola de samba "Beija Flor", campeã habitual dos desfiles do carnaval do Rio de Janeiro, pode ver anulado o 1º prémio que ganhou no desfile de 2007. Os jurados terão sido subornados para votarem nela. Aqueles que se recusaram a participar no "jogo" tiveram ameaças de morte. Até no carnaval grassa a corrupção...
► O ministro da Justiça quer alterar as regras para escutas telefónicas efectuadas pela Polícia Federal, a pretexto da defesa dos cidadãos... Isto, depois dos últimos escândalos políticos e financeiros que levaram a várias prisões e à divulgação do envolvimento de políticos e familiares do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Também pretende retirar aos promotores públicos funções de investigação para produção de provas de crime. Aqui não dá o ministério qualquer justificação, e isto sim, prejudica sem margem para dúvidas o cidadão.
► "Está tudo tão podre que não dá para acreditar em mais nada" – cidadã brasileira em entrevista de rua.
► "Corrupção e violência são irmãs siamesas no Brasil" – locutor de cadeia de tv brasileira.
► Coronel ex-comandante geral da Polícia no estado de Mato Grosso do Sul, hoje deputado, foi apanhado em flagrante a extorquir dinheiro a elementos da máfia das máquinas caça-níqueis. Ele próprio é proprietário de máquinas desse tipo.
► Na máfia dos caça-níqueis está um compadre do presidente da República, flagrado a tentar comprar um agente da Polícia. Num ano duplicou a sua fortuna pessoal, que não é pequena. Este compadre do presidente foi antecipadamente avisado (por quem?) da operação da Polícia Federal destinada a apreender as máquinas caça-níqueis (que são ilegais) e a prender os seus proprietários. Ainda o mesmo compadre do presidente é sócio de um deputado no rendoso negócio dos caça-níqueis.
► Segundo escutas telefónicas autorizadas pela Justiça, o presidente da República teve uma conversa com um irmão sobre "máquinas". O irmão garante que eram máquinas de terraplanagem, um assunto que, por certo é do superior interesse do presidente... Este irmão é o mesmo que foi apanhado em flagrante, através de 16 escutas telefónicas autorizadas pela Justiça, oferecendo favores, utilizando o nome do presidente, a chefes da máfia dos caça-níqueis. Alguns deles foram recentemente presos numa grande operação da polícia Federal operação "xeque-mate".
► Suposto chefe da máfia dos caça-níqueis depõe à PF. Nilton Servo se gabava por ser amigo da família de Lula O suspeito de ser o chefe da máfia dos caça-níqueis, Nilton Cezar Servo, e o filho dele, Victor Emanuel, prestam depoimento na Polícia Federal em Campo Grande. O empresário Jamil Name, também suspeito de integrar o esquema, disse em depoimento à PF que Nilton Servo se gabava da proximidade que tinha com a família do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dos 78 presos na Operação Xeque-Mate, 76 já foram ouvidos. Sete pessoas estão foragidas.
Reportagem CBN
► Descobriu-se que quase todas as esquadras de Polícia de São Paulo recebiam comissões da máfia dos caça-níqueis para que as máquinas não fossem apreendidas.
► O presidente do senado, Renan Calheiros, envolvido num esquema de suborno por parte de uma construtora que, ao que parece, pagava as pensões de alimentos de uma filha fora do casamento do senador, apresentou notas de venda de gado para justificar que não precisava de que alguém pagasse essas pensões. No entanto... as notas eram falsas... e a maior parte das empresas compradoras não existe.
► Em São Paulo, bandidos apontam armas para moradores de favelas, e decidem quem entra e quem sai dos bairros. As autoridades vêem e lamentam...
► Dos 48 assaltantes de bancos presos em São Paulo durante este ano, 15 são vigilantes das agências assaltadas.
► Num recontro com a Polícia foi abatido o chefe de uma importante quadrilha de tráfego de droga e lavagem de dinheiro. Morreu também a namorada, e outros elementos foram presos. A droga, proveniente da Colômbia e da Bolívia, era distribuída em São Paulo e no Rio de Janeiro (30%), à razão de meia tonelada de cocaína por mês. Os bens da quadrilha, avaliados em 30 milhões de reais (11 milhões de euros), incluem carros importados, de topo de gama, prédios, mansões, e lojas em centros comerciais e uma construtora que processavam a lavagem do dinheiro.
► Bandidos do Rio de Janeiro contratam químicos para refinar cocaína em laboratórios próprios. Agora, em vez de comprarem o produto pronto para consumo, adquirem a pasta base para refinar; com isso conseguem triplicar os lucros.
► Devido ao mau estado das estradas brasileiras, todos os anos 120 mil caminhões sofrem acidentes.
► Mais de 40 voos em São Paulo foram prejudicados no sábado por avaria de um radar de Brasília. As desculpas habituais para o atraso de várias horas ou para o cancelamento de voos têm sido a chuva, os nevoeiros, as neblinas e a reparação de uma das pistas. As autoridades continuam a afirmar que não há problema com os sistemas de controlo de tráfego aéreo.
► Há 3 milhões de crianças a trabalhar clandestinamente no Brasil: metade nas cidades, e metade nos campos. Desconhece-se a percentagem das que trabalham para os traficantes de droga e para os contrabandistas.
► O Congresso Nacional quer aumentar em 8 mil o número de vereadores, o mesmo número que a Justiça tinha eliminado em 2005. "Será que o Brasil precisa de mais políticos? O certo seria reduzir a quantidade dos já existentes".
► Até este momento já foram gastos 3,5 bilhões de reais (1,3 bilhões de euros) nos jogos Pan-americanos, contra os orçamentados 510 milhões (200 milhões de euros). Calcula-se que seja gasta uma quantia 10 vezes superior à prevista. Continua a faltar saúde, educação segurança, habitação...
► Um homem de 67 anos, após alta de internamento num hospital do Recife, desapareceu logo depois de ter saído do hospital. Apesar de sofrer de perturbações mentais, o hospital deixou-o sair sozinho. Agora, a família angustiada procura saber do paradeiro dele...
► No Brasil, 70% dos remédios só podem ser vendidos mediante receita médica. No entanto, na maior parte dos casos a receita não existe e o medicamento sai da farmácia, o que se traduz em muitas mortes por ano.
► No estado de Minas Gerais, um hospital para tratamento de cancro inaugurado há 3 anos encontra-se fechado, com todo o moderno e sofisticado equipamento a degradar-se, por falta de documentação para funcionar... Um dos aparelhos essenciais para o tratamento já tem reduzida para a metade a quantidade de cobalto, elemento caro e sem o qual a máquina não tem utilidade.
► Pela segunda vez em 15 dias, um blindado de apoio às Polícias que combatem o crime organizado em favelas no Rio de Janeiro avariou e teve de ser rebocado, perante o gáudio dos bandidos.
► Um coronel comandante geral da Polícia que faz a ocupação de uma das favelas mais problemáticas do Rio de Janeiro visitou com 11 guarda-costas as posições da sua tropa. Foi recebido a tiros pelos bandidos e teve de retirar debaixo de fogo.
► Tropas da Força Nacional de Segurança que foram deslocadas para o Rio de Janeiro para combate aos traficantes têm algumas centenas de homens dormindo no chão em barracões sem mobiliário, com estuque a cair do tecto, e infestados de insectos e ratos. Depois admiram-se...
► Em São Paulo, numa mega-operação que envolveu 18 mil agentes da Polícia para cumprir 1736 mandatos de busca e apreensão, foram feitas só em um dia 2500 prisões, por todo o tipo de crimes, e apreendidos 1200 carros, 180 armas e 3000 máquinas caça-níqueis.
► Enquanto que a Polícia Federal efectua 1 prisão a cada 6 horas, os tribunais fazem 1 julgamento/condenação a cada 18 dias...
► Em menos de 1 mês, o metropolitano de São Paulo levou a cabo a segunda greve sem aviso prévio, prejudicando mais de 3 milhões de passageiros, e provocando praticamente a paralisação da cidade. O governo cedeu sem demora ao aumento salarial que reivindicavam.
► Em 20 anos o mar comeu 30 metros de areia nas praias de Pernambuco (Nordeste).
► Nos últimos 15 anos, as praias do Recife, capital de Pernambuco, registaram 50 ataques de tubarão com 19 mortes. As autoridades todos os anos prometem construir defesas...
► Na cerimónia do dia do lançamento do Plano Nacional de Turismo para o Brasil, a ministra da respectiva pasta ao ser questionada sobre as recomendações que faria aos viajantes prejudicados pelo caos do tráfego aéreo no país respondeu: "Relaxe e goze porque depois esquece todos os transtornos". A frase de indiscutível mau gosto (pelo menos...) é habitualmente utilizada de forma rasteira no Brasil quando uma mulher tem medo, ou corre o risco, de ser violada. O gabinete da ministra foi obrigado a emitir uma nota oficial, pedindo desculpas à população pelo "deslize".
► Em cerimónia pública, o presidente da República, Lula da Silva, lamentou-se de que os brasileiros quando vão ao estrangeiro falam mal do Brasil. Bem, pelo menos neste aspecto os brasileiros são honestos... O presidente queria o quê?... Mas diz mais, o sr. Presidente: "Você não vê um suíço a falar mal da Suíça". Sem palavras... Sem palavras, sr. Presidente... V.Exª já viveu na Suíça, ou, pelo menos, já lá foi, de preferência como turista, não como presidente? Não? Então, quando tiver um tempinho, vá... e depois compare...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.