CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, junho 10, 2007

INSTANTÂNEOS (19) de 4 a 9 de Junho

► Segundo um estudo realizado em 2005, só 26% dos brasileiros entre os 15 e os 64 anos dominam a leitura; 68% são analfabetos funcionais (identificam letras e palavras mas não apreendem o sentido, ou apreendem mal); 7% são analfabetos absolutos.
► Metade dos brasileiros nunca usou um computador (cerca de 100 milhões).
► Na ponte aérea Rio de Janeiro – São Paulo, aviões mudam de rota para não sobrevoar favelas perigosas. Mais uma vez o crime organizado a condicionar a vida dos cidadãos...
► Há cerca de 1 semana, 30 aviões comerciais que descolaram do aeroporto internacional do recife voaram sem contacto com as torres de controlo devido a falhas nos equipamentos dos controladores aéreos; 2 aviões estiveram mesmo em rota de colisão. As autoridades continuam a dizer que tudo está bem...
► Empresário da Galtama, cabeça do recente escândalo das Obras Públicas descoberto pela operação "Navalha" (ver "Instantâneos" 17 e 18), contratava prostitutas de alto gabarito para subornar políticos e governantes.
► Em São Paulo, 5 dias após ter sido fechada pela Polícia Federal, rádio pirata tornou a abrir as portas que utiliza há 10 anos. O proprietário gaba-se publicamente de que sempre que as autoridades lhe fecharem as instalações ele tornará a abri-las. E assim tem sido. Com a certeza da impunidade, uma rádio pirata funciona em frente a um quartel de Polícia. As rádios piratas, além de interferirem nas comunicações entre aeronaves e torres de controlo, enviam mensagens cifradas para presidiários que controlam o mundo do crime organizado.
► A construção civil desperdiça no Brasil 33% dos materiais utilizados. Na Europa, esse desperdício é da ordem dos 5%.
► O Brasil produz 228 mil toneladas de lixo por dia, perto de 1,250 quilos por habitante.
► De toda a água potável do mundo, 12% concentram-se no Brasil.
► A Justiça Federal suspendeu o pagamento a deputados e senadores de uma verba especial chamada indemnizatória, de 15 mil reais (5,6 mil euros), supostamente destinada a despesas de transporte, habitação e semelhantes. Os parlamentares já têm, entre as inúmeras mordomias, uma verba própria para residência, mesmo que utilizem alguma do Estado.
► No Brasil os proprietários rurais são obrigados a conservar 12% das suas propriedades como área de preservação ambiental. Na Amazónia essa superfície é de 50%.
► O vice presidente da República diz que o presidente Lula pretende que todos os brasileiros tenham o mesmo tratamento perante a Lei. Entretanto, o ministro da Justiça manda comprar carros celulares para bandidos VIP (de assentos mais cómodos, sem grades e com vidros fumados – vidros expressamente proibidos por lei).
► Mais de 30 milhões de trabalhadores brasileiros não têm contrato de trabalho, número que duplicou nos últimos 20 anos. No trabalho informal, é cada vez maior a presença de trabalhadores qualificados.
► Desde 3 de Maio que a maior universidade brasileira, USP (Universidade de São Paulo) está parada devido a ocupação de instalações por estudantes, professores e funcionários, alegadamente reivindicando autonomia para a universidade, mais verbas e a recuperação de instalações degradadas. Há 3 dias, estudantes, professores e funcionários que estão contra a ocupação fizeram uma manifestação pelas ruas da cidade, exigindo o recomeço dos trabalhos. "Há 30 dias que a universidade se tornou terra de ninguém; ninguém estuda, ninguém ensina, ninguém investiga, ninguém se entende, ninguém sabe o que quer, ninguém tem autoridade". Por diversas vezes esteve iminente a invasão pela tropa de choque, mas, à última hora, as negociações foram retomadas. Agora, as autoridades dizem que não dialogam mais sem a desocupação, e os ocupantes afirmam que não retiram sem o cumprimento das reivindicações. A USP tem 80,5 mil alunos, 5 mil professores e 15 mil funcionários. Cada estudante da USP custa aos cofres públicos 42 mil reais (16 mil euros).
► Num dos principais hospitais da Bahia, apodrecem mais de 5 milhões de prontuários médicos, juntamente com películas para rádio-diagnóstico (custo superior a 700 reais por caixa, 260 euros) e outro material. A nova administração diz que, perante a herança deixada pelos anteriores, a quem as autoridades não chamam à responsabilidade, é muito difícil ter o hospital a funcionar em condições.
► No Ceará reina a lei do pistoleiro. Políticos contratam pistoleiros para eliminarem os opositores. Nunca há processos na Justiça porque "nunca há indícios", só há cadáveres...
► Em São Paulo, uma manifestação de evangélicos que acorreram de todos os pontos do país reuniu mais de 4 milhões de pessoas. A visita do papa Bento XVI não conseguiu concentrar 1 milhão nas cerimónias mais concorridas. Para quem diz que o Brasil tem 76% de católicos...
► Só nos primeiros meses deste ano, o leite sofreu um aumento de 30%. A principal causa apontada foi a venda do produto para o mercado internacional. No entanto, os industriais já avisaram que o preço nunca mais voltará ao anterior, mesmo que o abastecimento seja regularizado no mercado interno. Então as causas são outras que não a exportação...
► Desde há 6 anos que no Rio de Janeiro, bandidos, na maioria traficantes, lutam pelo controlo dos transportes alternativos (legalizados ou clandestinos) da cidade, cobrando comissões para que os proprietários dos veículos possam circular. Nesta "guerra" já morreram 120 pessoas nos últimos 5 anos. Os bandidos utilizam crianças e mulheres grávidas para fazerem a extorsão do dinheiro. Agentes da Polícia colaboram... cobrando, também eles, comissões, tanto dos motoristas como dos bandidos (entre 30 e 150 reais por dia, 11 e 56 euros, respectivamente). Os motoristas que não pagarem, vêem as caixas do correio diariamente entupidas com multas.
► No Brasil, 90% das mulheres agredidas pelos respectivos companheiros acabam por retirar as queixas. Mas a nova lei, Lei Maria da Penha, não considera essa retirada para efeitos de atribuição de penas. Agora, até o vizinho pode denunciar o agressor para que a Justiça intervenha.
► Irmão mais velho do presidente da República é indiciado pela Polícia Federal por tráfico de influências e exploração de prestígio junto do mundo do crime. Devido a denúncia, já tinha sido investigado há 2 anos pelos mesmos motivos, mas não se reuniram provas concludentes. O presidente Lula da Silva, em viagem pela Índia, disse conhecer o irmão há 60 anos e estar convencido da sua inocência.
► O mesmo irmão do presidente foi apanhado em flagrante, através de 16 escutas telefónicas autorizadas pela Justiça, oferecendo favores, utilizando o nome do presidente, a chefes da máfia dos caça-níqueis. Alguns deles foram recentemente presos numa grande operação da polícia Federal. Se atendermos à peremptória afirmação do presidente de que conhece o irmão há 60 anos, somos levados a concluir que, se calhar, 60 anos é pouco para conhecer uma pessoa, mesmo o irmão...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.