CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

domingo, maio 20, 2007

INSTANTÂNEOS (16)

► As multas por excesso de velocidade na cidade de São Paulo rendem aos cofres públicos, em média, 5 milhões de reais por mês (quase 2 milhões de euros).
► Em Foz do Iguaçu, cidade do estado de Paraná (região sul do Brasil), com menos de 300 mil habitantes, registam-se 223 mortes em cada 100 mil habitantes com idades entre os 18 e os 24 anos (3 vezes o registado no Rio de Janeiro, cidade violenta por excelência). Razão principal, assuntos relacionados com a droga. Na maioria dos casos, os processos ficam inconclusivos, ou por "falta de suspeitos", ou por "falta de testemunhas"...
► Quando no domingo 13, de regresso ao Vaticano, a aeronave da Alitália que transportava o papa Bento XVI quis transmitir uma mensagem de agradecimento de Joseph Ratzinger ao Brasil e aos Brasileiros, recebeu apenas silêncio da torre de controlo. Foi outro avião, de uma companhia aérea brasileira que, por acaso, passava perto, que teve de servir de intérprete. É que os pilotos dos outros países e as torres estrangeiras comunicam em Inglês. Os controladores de táfego aéreo do Brasil falam Português – e mal.
► Inquérito realizado por um órgão estatal ligado à Cultura apurou que 7 em cada 10 brasileiros nunca visitaram uma exposição.
► Na cidade do Rio de Janeiro, 10 mil pessoas, na maioria alunos, professores e funcionários de escolas, correm diariamente o risco de morrer devido a confrontos entre Polícia e bandidos. Aquele número revela um aumento de 56%' em menos de 1 ano.
► No Brasil há carência de 700 mil professores para leccionar Matemática, Física, Química, e Biologia nos ensinos fundamentais e médio, o que degrada cada vez mais a qualidade do ensino. No Nordeste, são aprovados alunos nestas matérias sem terem freqüentado aulas.
► Desde 1 de Janeiro a 7 de Maio deste ano, praticaram-se 1686 homicídios na cidade do Recife. Em igual período do ano passado, os homicídios foram 1583.
► Numa praça de tráfico de droga na cidade de São Paulo houve 6 incursões de chacina com 26 execuções, lavadas a cabo por assassinos de motorizada ou de carro. Não foram efectuadas prisões.
► Aproveitando a visita do papa Bento XVI ao Brasil e o desvio da atenção dos cidadãos para o evento, os parlamentares aproveitaram a ocasião para se aumentarem a si próprios, ao presidente da República e aos ministros em 28,5%; só de ordenado, fora as restantes verbas que são muitas e chorudas, passam a auferir de 43 salários mínimos (6,52 mil euros). Tal verba representa um acréscimo anual nas despesas públicas de 600 milhões de reais (cerca de 230 milhões de euros), fora os efeitos cascata que o aumento vai gerar.
► O aborto clandestino no Brasil, quarta causa de morte entre as mulheres, custa ao Estado 20 milhões de reais por ano (7,5 milhões de euros).
► Os fundos das cobranças das visitas ao Cristo redentor, no Rio de Janeiro, estavam a ser desviados à razão de 500 mil reais por mês (185 mil euros). Foram feitas 22 prisões, nas quais as de 7 agentes da Polícia, pertencendo 6 deles ao Batalhão de Turismo.
► Numa macro operação designada "Navalha", a Polícia Federal prendeu 46 indivíduos (ex-governadores de estado, deputados, autarcas, funcionários federais, um assessor especial de ministro, um alto responsável da Caixa Económica Federal, empresários), implicados num golpe de corrupção de funcionários públicos e fraude em licitações de obras públicas. A sangria, que se efectuava à razão de 2 milhões de reais por mês (741 mil euros) em 9 estados e no Distrito Federal, já vai em 100 milhões de reais, de 2000 a 2006 (37 milhões de euros), acrescidos de 75 milhões de reais (28 milhões de euros) gastos em convénios e avenças. As licitações eram sempre ganhas pelo mesmo empresário, "dono" de 14 empresas fantasmas, que, muitas vezes, não tinha concorrentes. As obras (casas populares, quadras desportivas, pontes, estradas, ruas, abastecimento de electricidade a povoações e outros grandes empreendimentos) ou nunca foram começadas, ou foram abandonadas no início após o recebimento do dinheiro do contrato. Outras foram efectuadas com tais deficiências que se tornaram inutilizáveis logo a seguir à inauguração.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.