CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

INSTANTÂNEOS (10)

► O Brasil ocupa um honroso 4º lugar no ranking mundial quanto à pirataria de produtos: antes dele estão a China, a Rússia e a Índia.
► A nova versão do Windows, lançada em 30 de Janeiro, já tinha uma versão pirata no Brasil, posta à venda na época do Natal por uma quantia entre 10 e 20 reais (3,7 e 7,4 euros). A versão oficial custa cerca de 1000 reais (370,4 euros).
► Uma jovem de 17 anos, grávida de 9 meses, percorreu durante 12 horas 50 km em trabalho de parto, procurando assistência em 4 hospitais: o primeiro recusou por não ter anestesista; o segundo por não ter vagas na maternidade; o terceiro sem explicações; no quarto morreu por paragem cardíaca – ela e a criança.
► Um juiz de São Paulo de petit nom "Lalau", desviou dos cofres públicos 200 milhões de reais (74 milhões de euros) aquando da construção do Tribunal de Trabalho da cidade. Julgado e condenado, o Estado conseguiu recuperar apenas 10% da verba furtada.Foi posto em prisão domiciliar na sua mansão, e gasta do erário 40 mil reais por mês (14800 euros), o equivalente ao custo de sete presos por furto nas cadeias federais.
► Se é verdade que o dinheiro não representa por si só felicidade, embora possa ajudar a obtê-la, às vezes traz grandes infortúnios.
Em 2005 um cidadão brasileiro ganhou num jogo de apostas mútuas 52 milhões de reais (19,26 milhões de euros). Poucos dias depois, uma jovem e atraente cabeleireira, mãe de três filhos, foi viver com ele. Possuidor de tal fortuna, o milionário contratou seguranças. Este ano, após uma discussão com a companheira sobre a compra de um apartamento, e a ameaça de que a retiraria da herança, o milionário foi assassinado. Estão presos, até agora, 9 envolvidos, entre os quais os seguranças, a companheira (possível mentora do crime, segundo a Justiça), o motorista e os amantes da companheira – seriam dois ou três.
► No Brasil acontece, em média, 1 rapto-relâmpago por dia.
► Os telemóveis (no Brasil chamados celulares) continuam a servir para comandar o crime organizado a partir das prisões. Como os aparelhos entram nos presídios é um mistério que a corrupção generalizada poderá explicar.
► O crime organizado de São Paulo queimou mais três autocarros urbanos e atacou uma viatura da polícia. As autoridades declararam que 24 horas antes sabiam da iminência dos ataques.
► A Inteligência policial (serviço de informações) no Brasil trabalha com 10% dos recursos que são necessários para uma acção eficaz.
► Um responsável policial de São Paulo denuncia que há falta de agentes, falta de armamento, falta de gasolina, falta de investimentos e, até, falta de material de limpeza nos quarteis.
► "Opinião dos Brasileiros sobre os políticos: desonestos, insensíveis e mentirosos " – capa da revista brasileira "Veja".
► Os jogos pan-americanos, que terão início dentro de 6 meses no Rio de Janeiro, já consumiram mais de 440% (quatrocentos e quarenta por cento) do previsto há quatro anos. Contudo, as obras continuam atrasadas.
► Metade dos estudantes brasileiros de ambos os sexos com mais de 13 anos tem vida sexual activa.
► O Brasil é um dos 10 países do mundo com maior número de idosos – 16 milhões. Mas só dispõe de 1000 médicos geriatras, numa relação de 16 mil utentes por clínico.
► O emprego com contrato de trabalho decresceu 2% nos últimos três meses. Sobre o trabalho informal, que representa mais de metade da economia do país, não há dados conhecidos sobre oferta e procura.
► A venda de computadores no Brasil está a ultrapassar a dos televisores, com um aumento de 50% entre 2005 e 2006. No entanto, ele ainda só chega a 10% dos lares.
► A Câmara dos Deputados do Brasil despediu 1083 funcionários que trabalhavam sem concurso público. Poupou com isto 47 milhões de reais por ano. (17,41 milhões de euros). Mas ainda tem 1100 lugares para distribuir pelos afilhados políticos.
► Em Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais, desde o início deste ano já houve 100 ataque dos "amorosos cachorrinhos" pitbull. Cerca de 4 ataques por dia, sem que as autoridades ponham fim ao massacre.
► O negócio de animais selvagens do Brasil, para cativeiro no país ou para exportação, rende mais de 3 bilhões de reais por ano (o equivalente a 1 bilhão de euros). Mas 9 em cada 10 animais são vítimas de maus tratos, e a maioria morre antes de chegar ao destino.
► Na cidade de São Paulo são roubados e furtados 150 mil automóveis por ano. A maior parte destina-se a desmontagem para venda de peças e acessórios.
► Um repórter fotográfico do Rio de Janeiro foi assassinado à porta de casa com 12 balas disparadas por um motociclista. Acredita-se que tenha sido vingança.
► O Brasil tem 850 camionistas (camioneiros, assim chamados). Muitas vezes eles têm de passar mais de 3 meses fora de casa. Rolando por estradas em péssimo estado, verdadeiros atentados à condução, são obrigados, por vezes, a fazer 2500 quilómetros em 36 horas. Os atrasos são punidos com um desconto de 20% da remuneração sobre o valor dos fretes. Para além disso, eles têm de pagar comissões (propinas) à partida (a quem os contrata) e à chegada (o cliente destinatário) para continuarem com o serviço da próxima vez. As portagens (pedágios) são pagas dos seus bolsos e não pelas empresas transportadoras.
É cada vez maior o número de camionistas que tomam medicamentos para não dormir. Esses medicamentos só podem ser vendidos por receita médica, mas são fáceis de encontrar em qualquer posto de paragem na estrada.
► Decorreram já 20 dias sobre a chegada de 7 mil homens da Força Nacional de Segurança (uma tropa considerada de elite) ao Rio de Janeiro para garantir segurança e tranquilidade aos cidadãos. No entanto, contrariamente ao que se previa e esperava, esta tropa de elite que está a consumir 62 mil reais por dia (23 mil euros), não está preparada para a missão (nem para qualquer outra, pelos vistos), encontrando-se a fazer exercícios de treino no terreno. Uma reportagem exibida na tv revelou o desespero dos comandantes pelo baixo rendimento dos treinos.
"A população sente-se refém da barbárie". A escalada de violência chega a todos, ricos e pobres, velhos e novos, homens, mulheres ou crianças, à razão de 9 assaltos por hora. "Está tudo fora de controlo". O medo é constante e generalizado.
► Filhos de presidiárias, são mais de 300 as crianças brasileiras que vivem em prisões desde que nasceram, e aí passarão a primeira infância, por vezes até aos 6 anos; em 60% dos casos em celas com várias detidas, sem qualquer privacidade.
Nos últimos 4 anos o número das mulheres em cadeias aumentou 25% no Brasil.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.