CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

sábado, dezembro 16, 2006

INSTANTÂNEOS (5)

► No estado brasileiro da Paraíba, Nordeste do Brasil, um promotor de justiça denuncia que dos 223 municípios 185 (82%) são administrados com base na corrupção.
► Por falta de meios humanos e materiais, a produção dum relatório criminal no Brasil demora, em média, 83 dias.
► Do total de brasileiros superendividados, 82% não receberam cópias dos contratos, nem foram informados dos juros e das condições de amortização das dívidas, quando contraíram empréstimos junto de instituições financeiras.
► Para os Jogos Pan-Americanos que terão lugar no próximo ano no Rio de Janeiro, nenhum prazo de construção ou reforma das infra-estruturas foi cumprido, tudo está atrasado, e as despesas ultrapassaram algumas centenas de vezes o previsto nos orçamentos.
► O Congresso Brasileiro (Senadores e Deputados) discute ao centavo um aumento de cerca de 7% no salário mínimo (com que sobrevive grande parte da população), actualmente fixado em 350 reais (129,63 euros).
Entretanto, no dia 14 aprovou já, sem discussão, o seu próprio aumento de 91%. Antes deste aumento, os congressistas já ganhavam 3 vezes mais do que os seus pares americanos, cinco vezes mais do que do que os canadianos e dez vezes mais do que os argentinos.
Entre salário e todas as benesses que lhes são concedidas, estavam a auferir à volta de 100 mil reais (37.037 euros) antes do aumento que aprovaram.
► Dos deputados eleitos para a legislatura que começará no ano que vem, 1 em cada 5 responde na Justiça pelos mais variados tipos de crime, de homicídio a compra de votos.
► Gigi, a maior cafetina (proxeneta) do Brasil acaba de ser presa por aliciamento de mulheres para a prostituição.
O negócio, que durava há muitos anos com conhecimento das autoridades, oferecia a clientes seleccionados (endinheirados), no Brasil e no estrangeiro, o que de melhor havia na especialidade, meninas e mulheres famosas, muitas delas capas de revistas e/ou colunáveis, de vida, aparentemente, imaculada.
O grau de celebridade da "acompanhante" era um dos principais factores do preço que mediava 700 reais (260 euros), sendo 25% a comissão de Gigi.
Foi a identidade dos clientes e das "meninas" que permitiu que o empreendimento permanecesse intocável durante tanto tempo. Agora, uns e outros, por motivos diferentes, lamentam (e temem) a prisão da alcoviteira.
Gigi, que num site de relacionamento se apresenta como artista plástica, exibe com orgulho um diploma que lhe atribui bênção papal especial de João Paulo II.
► No Rio de Janeiro foram presos 75 polícias, 8 deles da tropa de elite, por envolvimento com o tráfico de drogas e com a venda de armas e munições a bandidos.
Da rede fazia parte um grupo de angolanos que ministravam treino de guerrilha aos traficantes.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.