CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

terça-feira, janeiro 30, 2007

INSTANTÂNEOS (9)

► Um major de nome Carlos Cardoso Fragoso, condecorado em 2006 por bons serviços prestados no comando do Grupo de Acções Tácticas Móveis da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foi agora preso sob a acusação de cobrar metade das comissões (aqui chamadas propinas) pagas pelo tráfico de droga aos agentes de polícia.
► "A Polícia faz buscas para encontrar os assassinos" – frase sem consequências com que fecham habitualmente os noticiários sobre crimes violentos (que ocupam uma grande percentagem do tempo de antena).
► Porto Alegre, capital do estado brasileiro de Rio Grande do Sul, produz mais de 5 mil toneladas de lixo por mês.
Nesta cidade, os ladrões roubam os sacos de lixo para conseguir material reciclável, deixando os resíduos sem interesse para eles espalhados pelas ruas.
Por outro lado, sem rasto ficaram um semáforo, o chapéu em bronze do busto de Santos Dumont colocado num dos principais jardins da cidade, e os degraus de uma escada rolante.
► No estado brasileiro do Ceará, a Secretaria de Saúde deu conta de que do seu cofre trancado e refrigerado sumiram em dois meses medicamentos no valor de 1 milhão de reais (cerca de 370 mil euros). Os remédios, alguns de preço superior a 7 mil reais (2600 euros), destinavam-se a tratamento diário de cancro e doenças de sangue.
A Secretaria de Saúde desconhece o montante total do roubo, já que se apercebeu, não se sabe como nem como tão tardiamente, que o desaparecimento vem desde 2003. Coisas frequentes e sem explicação no Brasil.
"Ninguém sabe quem são os ladrões" (a não ser os próprios, é claro).
► A Polícia Federal do Brasil indiciou 16 deputados, não reeleitos no acto eleitoral de Outubro de 2006, por envolvimento num dos grandes e variados escândalos dos quatro anos do primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva: a compra de ambulâncias para as autarquias a um preço sobrefacturado, cujo diferencial revertia para os bolsos desses parlamentares. Foram acusados de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e corrupção passiva.
Para além destas, outras cabeças, por certo, irão rolar.
► O défice actual da Previdência no Brasil é superior a 42 bilhões de reais (15,56 bilhões de euros), revelando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
► Os custos da Previdência Social no Brasil constituem 12% do PIB. O México, o segundo maior gastador da América do Sul nesta rubrica utiliza apenas 6%.
► Em cada três reformados, dois recebem um salário mínimo, 350 reais (129,6 euros).
► O aumento de 1 real nas reformas representaria um acréscimo de 220 milhões de reais nas despesas públicas (81,48 milhões de euros).
► A nova sede do Tribunal Superior do Trabalho em Brasília custou aos contribuintes 220 milhões de reais (81,48 milhões de euros).
Que coincidência de números com a notícia anterior...
► Nas zonas rurais brasileiras, o Estado atribui à família 1 salário maternidade, equivalente a 4 salários mínimos (518, 5 euros), por cada filho com idade compreendida entre os 8 meses e os 5 anos de idade.
Em grande parte, as mulheres passíveis de serem abrangidas pelo subsídio deixaram a ser socialmente produtivas e tornaram-se sexualmente produtivas para receber as verbas a que têm direito, que acabam por ser desviadas para outros fins que não o crescimento saudável e o desenvolvimento harmónico da criança. Assim, há muitas mulheres que dão à luz todos os anos para poderem construir uma casa com o dinheiro dos subsídios.
Na Bahia, um estado nordestino de grande pobreza, a explosão demográfica é já um facto, e com ela a multiplicação do desemprego e da pobreza, com consequências sobre o aumento do banditismo e da prostituição, alguma dela infantil.
Um subsídio que visava combater a miséria teve um efeito contrário e perverso. Os políticos que (se) governam (n)o país sabem disso. Mas também sabem que é o voto destes pobres, maioritariamente, que os tem colocado no Poder. Então...
► Em 2006, 70% das medidas legislativas tiveram origem no presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Para quem diz, como ele, quando lhe convém, que o Executivo e o Legislativo são independentes, parece demasiada intromissão.
Quanto aos 594 parlamentares (513 deputados federais e 81 senadores), parece que apresentaram pouco trabalho para quem recebe mais de 100 mil reais por mês (37 mil euros).
► Apesar da provocações públicas do ministro brasileiro da Fazenda ao presidente do Banco Central do Brasil para que baixasse as taxas de juro, provocações chamadas de "gracejo", uma vez que "os dois órgãos são independentes", a taxa baixou apenas 0,25%, numa clara afirmação do presidente do Banco de que daquele lado manda ele – e lá terá as suas razões técnicas, também talvez políticas, até mesmo pessoais, já que é assim que o Brasil funciona.
As taxas de juro têm baixado sucessivamente desde alguns meses. Mas industriais e homens de negócios dizem que a nova taxa, de 13%, continua a não apoiar, e muito menos a incentivar, o desenvolvimento do país.
A taxa é a mais elevada do mundo.
► O Brasil registou em 2006 o maior número de internautas do planeta – 14,4 milhões, com uma média de 21,5 horas por mês. Resta saber como foi consumida essa navegação.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.