► Em São Paulo, bombas caseiras estão a ser utilizadas em comboios e metropolitanos, algumas delas por gangs que pretendem resgatar companheiros presos.
► "A polícia bandida está em todo o Brasil. (...) Há policiais fazendo negócio com os traficantes. (...) A corrupção dos polícias bandidos é tanta que até os traficantes ficam indignados" – extracto de conversas telefónicas entre bandidos, divulgado pelas televisões.
► Segundo investigação recente, companhias aéreas venderam passagens em número superior às disponíveis (overbooking). A TAM seria uma das principais implicadas no esquema. As transportadoras defendem-se alegando que se permitem fazer isso porque há muitos passageiros que reservaram viagem e não comparecem ao embarque.
► Em São Paulo, 2 milhões de passageiros vão fugir ao caos aéreo, preferindo os serviços rodoviários, que já disponibilizaram mais de 2 mil autocarros. O principal terminal da cidade previu um aumento superior a 20%.
► O descaso das autoridades perante acidentes provocados pelas recentes chuvadas no Estado de Minas Gerais, mereceu o seguinte comentário de um morador: "Quando precisam do voto aparecem por cá; quando a casa cai ninguém aparece".
► No segundo dia do ano três bombas deflagraram sucessivamente nas instalações da polícia especializada em explosivos – Grupo de Acções Tácticas Especiais (anti-bombas). O estrondo foi sentido a 4 km. Um sargento de 36 anos morreu e houve mais sete feridos. Um carro ficou completamente destruído e outros dezasseis estão danificados. As instalações sofreram danos profundos a nível de toda a estrutura, com o tecto, a placa intermédia e um muro irrecuperáveis.
► A Força Nacional de segurança, tropa de elite criada em 2004, vai fornecer 7 mil homens ao Rio de Janeiro para combater os atentados que o crime organizado tem levado a efeito nas duas últimas semanas. Foram 26 ataques, 13 autocarros incendiados, 25 mortos, dos quais 7 carbonizados dentro de um autocarro em chamas.
ver "Caderno de Viagens"
voltar para "Aparas de Escrita"