CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

terça-feira, janeiro 23, 2007

INSTANTÂNEOS (8)

► Segundo declarações de um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o investimento em gestão de recursos hídricos no Brasil é 0,01 do que era nos anos 60.
► Mais de metade da água originada no Brasil é perdida por má gestão dos recursos hídricos.
► Um inquérito recente realizado por um organismo oficial brasileiro revela que, pelo menos nas turmas do 5º ao 8º ano de escolaridade, 66% dos professores não têm qualificação adequada e que 42% deles nem sequer terminaram o curso superior.
A situação, que se arrasta há vários anos, torna-se pior em Física e Química, disciplinas que mais afastam alunos das escolas devido aos resultados negativos nas avaliações.
► Em São Paulo são registados 60 desaparecimentos por dia.
► De acordo com um responsável pelo corpo de bombeiros de São Paulo, "a acção de um cão farejador equivale ao trabalho de 20 bombeiros".
► Por irregularidades várias, 147 mil aposentados e pensionistas brasileiros viram suspensos os benefícios que auferiam através do Instituto Nacional de Segurança Social, o que corresponde a um montante de 1 bilhão e 600 milhões de reais (cerca de 593 milhões de euros).
► "O maior partido brasileiro parece ser o PDG (Partido Dos Gazeteiros)". Com 513 parlamentares, a Câmara dos Deputados registou no ano passado 52 mil faltas ao plenário, sem contar com as justificadas "por motivos de saúde".
Sabendo que os parlamentares dificilmente trabalham mais do que três dias por semana, que gozam mais de cinco meses de absentismo "legal" (férias e fins-de-semana), que recebem no fim do mês, trabalhem ou não, mais de 100 mil reais (cerca de 37 mil euros) num país em que grande parte da população tem de sobreviver com 350, e que ganham 15 meses por ano, parece poder concluir-se que o PDG sai caro ao país – em dinheiros públicos e em ética.
► A Força Nacional de Segurança, tropa de elite criada em 2004, já tem 7 mil homens no Rio de Janeiro para combater os atentados que o crime organizado levou a efeito semanas atrás, e para impedir o tráfico de armas e de drogas. Foram 26 ataques, 13 autocarros incendiados, 25 mortos, dos quais 7 carbonizados dentro de um autocarro em chamas.
► Enquanto a Força Nacional de Segurança patrulhava as estradas, oito homens vestidos com a farda da Polícia Federal, deslocando-se em carros iguais aos desta polícia (um deles roubado há poucos dias a um cidadão do Rio), assaltaram o escritório da portagem de uma das estradas e levaram todo o dinheiro.
Na fuga houve choques de carros, mas todos os assaltantes conseguiram fugir para uma favela das imediações.
A acção decorreu no primeiro fim-de-semana de intervenção da Força Nacional de Segurança que, supostamente, levaria maior segurança aos habitantes do Rio
► A um passageiro que num aeroporto perguntava no balcão de uma transportadora aérea brasileira o horário de partida do seu voo bastante atrasado, foi entregue uma fotocópia da marcação da passagem com a possível hora do embarque. Mas o funcionário enganou-se e forneceu-lhe a cópia que deveria ter ficado no balcão e que dizia, destacado com marcador amarelo, "mentir ao passageiro".
Em comunicado, a companhia garantiu que esse não é o seu procedimento habitual.
Verdades e mentiras da vida do brasileiro...



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.