CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

terça-feira, dezembro 05, 2006

INSTANTÂNEOS 3

► Em 2006, as despesas do Estado Brasileiro cresceram 6,4% e o PIB cresceu 2,7%.
"Não é preciso ser um físico para perceber que isto tem de explodir" – Delfim Neto, professor universitário, economista e deputado do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), partido que apoia o governo do presidente Lula da Silva.
► O PIB cresceu 0,5% no último trimestre. O ministro da Fazenda disse que esperava mais.
► Registou-se um aumento da inflacção acumulado até Novembro deste de 3,5%. O preço dos alimentos constituiu o principal factor de crescimento do custo de vida.
► O presidente Lula diz ter sido apanhado de surpresa perante o mau desempenho da agricultura.
► Um prejuízo de 2 milhões de reais (1 real vale cerca de 0,37 euros) foi o resultado de 559 mil fraudes nas pensões atribuídas pelo INSS (Instituto Nacional de segurança Social) em 2006.
► Durante o ano foram apreendidas 10.500 armas de fogo a criminosos por todo o país. Destas, 70% saíram do comércio legalizado, 18% pertenciam ao Estado (forças militares e militarizadas, que podem comprar até três armas novas a cada dois anos, sem qualquer controlo), e 14% foram exportadas legalmente e regressaram como contrabando. Estas as principais fontes de armamento do crime no Brasil.
► A Delegacia do Turismo no Rio de Janeiro tornou-se ponto de paragem obrigatório, mesmo antes da entrada no hotel, para 1895 turistas, tantos quantos já foram vítimas neste ano de roubos e furtos à chegada à "cidade maravilhosa".
► O roubo de cargas de camionetas e camiões representa, desde o início do ano, uma perda de 1,5 milhões de reais.
► Os possuidores de linhas telefónicas foram lesados em oito meses em 8 milhões de reais, devido à clonagem dos seus números para membros do crime organizado. Os "técnicos de clonagem" são funcionários de companhias de telefones, nos quais se inclui o namorado de uma presidiária.
► O tecto salarial dos servidores públicos do país (24.500 reais por mês, contra 350 para a maioria da população) é largamente ultrapassado por 2978 funcionários, abrangendo 20% dos desembargadores e três juízes do supremo. Todos eles reclamam por um aumento de ordenado.
► Há 1222 postos de prostituição de menores nas estradas do Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
► O maior produtor de feijão do mundo, brasileiro, tem estado preso sob a acusação de ter mandado assassinar quatro fiscais do ministério do trabalho que apuravam queixas de irregularidades na região, e o tinham multado em 200 mil reais. Um juiz, considerando que não foi provado que a sua libertação prejudicaria as investigações em curso, mandou soltá-lo. Um irmão do fazendeiro, que também estava detido, foi eleito presidente do seu município enquanto se encontrava na cadeia, e vai responder em liberdade e em regime beneficiado devido ao cargo que ocupa.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.