CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

segunda-feira, março 05, 2007

INSTANTÂNEOS (12)

► Em acidentes de trânsito morrem por ano nas estradas brasileiras 26 mil pessoas. Os carros produzidos no país não têm as mesmas condições de segurança daqueles que se destinam a exportação. Se o cliente quiser um automóvel igual aos que vão para o estrangeiro, terá de pagar um acréscimo de 6 mil reais (2230 euros), para um custo médio de 27 mil reais (10 mil euros) de um carro familiar médio.
► Um adolescente detido em internamento do Estado por crimes (do simples furto ao assassinato) custa no Brasil o equivalente aos gastos com 28 alunos de uma escola pública.
► A Receita Federal (Finanças) brasileira destrói diariamente 8 milhões de cigarros falsificados.
► O Brasil gasta milhares de reais (1 real vale cerca de 0,37 euros) com deslocações de presos para tribunais, porque a Justiça ainda não aceita julgamentos por vídeo conferência.
► No Rio de Janeiro, 50% dos menores internados em estabelecimentos de recuperação voltam a cometer crimes depois de soltos. Dos que cumprem penas ("integração social") em regime semi-aberto, 60% fogem e não regressam aos internatos.
► Para roubarem de noite 100 mil reais (37 mil euros) do cofre de um banco em São Paulo, dois bandidos precisaram apenas de um alicate e um berbequim eléctrico. Haja segurança...
► A escola de samba que ganhou o primeiro lugar no desfile do Carnaval de 2007 no Rio de Janeiro investiu na preparação para o concurso 7 bilhões de reais (2,6 bilhões de euros). Seria bom saber, para o escândalo ser mais completo, quanto gastaram as outras inúmeras escolas que desfilaram. Mais ainda: quanto se gastou no Brasil com o Carnaval? Quanto se perdeu por não ter sido recuperado pelo turismo? Os números devem ser tão arrepiantes que ninguém se atreve a divulgá-los.
► A Caixa Económica Federal vai disponibilizar 5 bilhões de reais (1,9 bilhões de euros) para financiamento de construção e saneamento básico.
► Oposição quer instalar a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para averiguar as causas do caos que se instalou no tráfego aéreo brasileiro. Mas o presidente da República, Luís Inácio Lula Lula da Silva pede à base aliada que vote contra. Para quem tanto defende a separação e a independência entre os três Poderes do Estado (Legislativo, Executivo e Judicial) parece uma intromissão grave. Aliás, quem não deve não teme.
► "O governo federal pretende regulamentar o direito de greve dos servidores. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, discutiu hoje o assunto numa reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. Mesmo com a regulamentação, setores considerados essenciais poderão ser proibidos de fazer greve". E a Constituição, Presidente? Ou será que o Brasil vai a caminho de uma tentativa de imitação do seu amigo do peito Hugo Chávez da Venezuela que já governa por decreto e se fez presidente até 2018? Não seria de espantar, uma vez que os escândalos financeiros e políticos de 2006 visavam criar uma ditadura branca, com a perpetuação de Lula e o seu partido no Poder.
► Em Janeiro deste ano, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registou uma taxa de desemprego de 9,3% (aumento 0,9% em relação ao mês anterior), e uma redução de 1,1% nos rendimentos familiares. Entre 2005 e 2006 não houve aumento de postos de trabalho.
► Um congressista de nome José Janene, do partido do Governo, não reeleito no último acto eleitoral de Outubro p.p., sobejamente conhecido por falta de decoro parlamentar, protagonista de uma dos maiores escândalos políticos do Brasil, envolvendo a compra, com dinheiros públicos, de deputados para votarem as propostas do Governo do presidente Lula da Silva, não só foi absolvido pelos seus pares (da grande Corporação que é o Congresso do Brasil) e escapar às malhas da Justiça, como conseguiu uma reforma por inteiro da ordem dos 12,7 mil reais por mês (4704 euros), mesmo sem o tempo de contribuição exigido por lei, alegando, por relatórios médicos, problemas cardíacos, apesar de ser visto permanentemente em festarolas de arromba. Claro que tem motivos para festejar. No Brasil o crime compensa. Com ele foram contemplados mais 6 deputados, todos metidos no esquema de corrupção, embora com pensões um pouco menores.
► Em Janeiro de 2007 as exportações brasileiras aumentaram 15% e as exportações 25%. A balança de pagamentos ainda se encontra com saldo positivo; não se sabe se, por este andar, continuará assim.
► Para não serem prejudicados nos salários por faltas ao parlamento a partir do dia seguinte à quarta-feira de cinzas, os deputados estaduais de várias assembleias legislativas decretaram para si próprios férias até domingo.
► A disputa por verbas vale mais do que os programas de governo. Isso comanda a competição dos vários partidos políticos por ministérios. "O que interessa é quem vai controlar as verbas para poder desviá-las".
Do orçamento do estado de São Paulo em 2006, foram retirados 50% das verbas destinadas às Polícias e 27 % das destinadas às prisões. Neste estado o crime tornou-se incontrolável
► O crescimento económico do Brasil em 2006 foi de 2,9%, a pior taxa da América Latina, se exceptuarmos o Haiti que está em guerra civil. Mesmo assim , alguns economistas esperavam que o desempenho fosse ainda inferior.
ver "Caderno de Viagens"<>align="center">voltar para "Aparas de Escrita"



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.