CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

terça-feira, novembro 28, 2006

INSTANTÂNEOS 2

► O comércio informal, expressão discreta para comércio paralelo que não paga impostos, representa 45% da economia do Brasil, ocupando 55% da mão-de-obra.
► O registo de uma patente no Brasil demora entre 5 e 12 anos.
► Dos empregados de hotelaria no Brasil, apenas 18% têm formação e reino adequados. Destes, 80% concentram-se em São Paulo.
► Os primeiros 145 dias de salário do brasileiro, ou seja, até 25 de Maio de cada ano, destinam-se ao pagamento de impostos, taxas e contribuições.
Um micro-ondas que custe, em média, 380 reais, sem impostos custaria 140 (1 real vale cerca de 0,38 euros).
► As bolsas-família, um subsídio que o Governo brasileiro atribui às famílias mais carenciadas, abrangendo actualmente 12 milhões,custa aos cofres do estado 710 milhões de reais por ano. Estas bolsas, em grande parte, têm sido um incentivo ao desemprego, mas garantem votos.
► Numa cidade do estado de Mato Grosso, o presidente da autarquia, médico, distribui mensalmente aos maiores de 60 anos o medicamento Viagra e uma cesta básica de alimentação.
► Desde o início de 2006, os brasileiros gastaram com segurança particular 2 bilhões de reais – os que podem, é claro; uma minoria.
► "Você não tem o direito de ir e vir" – desabafo de uma carioca em entrevista de rua, a propósito da insegurança crescente no Rio de Janeiro, particularmente aumentada nas proximidades do Natal, época em que os cidadãos trazem mais dinheiro no bolso.
►.Ainda na sequência do desastre aéreo que em Setembro vitimou 154 pessoas de um Boeing 737 que foi abalroado por um pequeno jacto para executivos, os controladores de voo confirmaram publicamente que é verdade existirem buracos negros nas comunicações entre Manaus e Brasília, zona em que se deu o acidente. As autoridades negam.
►.O crescimento económico nos últimos quatro anos foi de 4,8% no mundo em geral, e 73% nos países subdesenvolvidos [agora chamados emergentes] com 2,7% para o Brasil.
Comentando o baixo crescimento do país, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, agora reeleito para mais quatro anos de mandato, diz que "não podemos chorar sobre o leite derramado".
A previsão de crescimento para o Brasil em 2007 estava em 4,5% no primeiro mês do ano corrente, 4% em Junho, e 2,7% em Setembro.
Lula promete tomar medidas – sem dizer quais, quando, como e com que verbas – para "destravar a economia".
► "Por que o Brasil não consegue arrancar no aspecto económico, como conseguiram os emergentes? Porque gasta mal e gasta muito" – palavras de um dos mais ouvidos locutores de telejornal, da cadeia SBT Brasil.
► "O presidente da República não tem um plano para apresentar aos Brasileiros. Por isso, a defesa do seu governo faz-se na base do blá-blá-blá" – palavras de um comentador de política da emissora de tv "Jornal da Cultura".
► Garante uma empresária brasileira de sucesso que "55% das empresas [no Brasil] fecham antes dos cinco anos de vida".
► Contrabandistas vendem remédio interdito no Brasil, utilizado clandestina, indevida e perigosamente para acabar com a gordura localizada.
O mercado de remédios proibidos não pára de crescer no país, seja pela Internet, seja através de clínicas, pese embora as pesadas penalidades (prisão até cinco anos e multas de alguns milhões de reais) para os que forem apanhados a vender ou a utilizar em pacientes esses produtos.
► No passado dia 25 realizou-se o primeiro encontro, após as eleições presidenciais, do Directório nacional do PT (Partido dos Trabalhadores), partido que apoia o presidente da República, Lula da Silva, seu fundador e ex-líder oficial.
Dirigindo-se aos companheiros, Lula disse que "o PT precisa voltar a ser exemplo neste país", já que conseguiu sair de "uma grande encalacrada".
O PT protagonizou em 2006 os maiores escândalos políticos, financeiros e de corrupção de que há memória no Brasil. Muitos dos processos judiciais decorrem ainda, alguns dos quais envolvem o próprio presidente.
► Durante a reunião do Directório nacional do PT, Ricardo Berzoini, seu presidente há pouco suspenso sob acusação de ter participado no processo de compra de documentos que, supostamente, comprometeriam figuras da oposição, em particular um candidato à presidência da República e um candidato a governador de São Paulo, afirmou que quer voltar a ser presidente do partido, e que só ainda não o é porque estabeleceu condições para isso, de que a principal seria o reconhecimento da sua inocência naquele processo. Poucos minutos depois dessa declaração, a Justiça considerou-o um dos principais elementos responsáveis pela transacção que envolveria cerca de dois milhões de reais. A compra não chegou a realizar-se porque os portadores do dinheiro foram presos pela Polícia Federal num hotel de São Paulo.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.