CADERNO DE VIAGENS - suplemento de "Aparas de Escrita"

Locais e ambientes, pessoas e costumes, histórias, curiosidades e acontecimentos.

Statistiche sito,contatore visite, counter web invisibile TRANSLATE THIS PAGE

segunda-feira, maio 01, 2006

DIA DO TRABALHO

Comemora-se em todo o mundo o dia do trabalhador.
No Brasil, muitos brasileiros dizem "dia do trabalho".
Talvez tenhas razão, meu amigo brasileiro. Celebras o trabalho uma vez por ano, para que ele, assim gratificado, se ponha a andar para longe de ti.
Porque, amigo brasileiro, bem vistas as coisas, há uma coisa que tu adoras: não trabalhar. E há uma coisa que te repugna, que tu odeias, que tu rejeitas: trabalhar.
Não digas, amigo brasileiro, que sou tendencioso, faccioso, preconceituoso porque eu ouso dizer, alto e bom som, que tu trabalhas o tempo todo para arranjares pretextos para não trabalhar.
Estendes o Natal até ao Ano Novo, e sabes que nessa época ninguém repara nisso.
Do Carnaval nem se fala. Se dependesse de ti, o ano seria um imenso Carnaval com a duração de dois anos.
Na Páscoa, mais comedido, talvez com medo das represálias das figuras que adoras com superstição, só estás por fora seis dias, o dobro do que se passa noutros países.
Se há eleições, na véspera ficas a reflectir sobre o que hás-de fazer. No dia a seguir ao voto na urna, ficas em casa a reflectir sobre o que fizeste.
Se o teu clube ganhou, seja o que for, no dia seguinte ficas em casa a comemorar. Se perdeu, no dia seguinte ficas em casa a carpir.
Se é sexta-feira, sais mais cedo porque é fim-de-semana; isto no caso de ires ao serviço. Se é segunda-feira, chegas mais tarde porque foi fim-de-semana, ou nem sequer compareces ao trabalho.
Se amanhã é feriado, os transportes públicos hoje já só trabalham a meio gás, porque amanhã é feriado.
Ao longo do ano tens casamentos, baptizados, crismas, funerais, aniversários que te dispensam do trabalho por imperativo social.
Chegam as férias, para descansares do que não fizeste durante o ano. E partes mais cedo porque dizes estar cansado e precisar de férias, e chegas mais tarde porque te cansaste nas férias.
Uma vez por ano, amigo brasileiro, tu lembras-te do trabalho para celebrar o trabalho, homenagear o trabalho, bem-dizer o trabalho, porque nesse dia não há trabalho.
Por isso, nesse dia dizes "dia do trabalho", e não "dia do trabalhador".
Assim vais passando a vida.
Queixas-te quando não há trabalho. Quando o tens, queixas-te e foges dele logo que podes.
Na verdade, amigo brasileiro, tu amas o teu país, os teus deuses, a família (nem sempre), o teu time (sempre), os teus amigos, a tua terra, a feijoada, a cachaça e a cerveja. Só detestas uma coisa: o trabalho.
Este dia 1º de Maio é a tua vergonha.
Quando transformares a tua mentalidade, a tua atitude, o teu ser e estar no teu Brasil, quando se sentir em cada dia que passa o cheiro e a cor do teu trabalho, então esta festa será tua também.
Até lá, o 1º de Maio no Brasil, amigo brasileiro, será um engano com que te enganas, embora não consigas enganar quem trabalha.



[View Guestbook] [Sign Guestbook] Votez pour ce site au Weborama Estou no Blog.com.pt
eXTReMe Tracker Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons para José Luiz Farinha.