Ao ler a notícia de que brevemente os Correios de Portugal passarão a funcionar 24 horas por dia, todos os dias, em todo o território português, ocorreu-me que os Correios do Recife deveriam ter por sigla SPB, não de "Serviço Postal Brasileiro", mas de "sem pressas Brasil". Eu explico porquê.
No passado dia 2 de Maio tive necessidade de expedir uma carta registada com aviso de recepção. Tratava-se de uma urgência, pois da resposta do destinatário a essa carta dependia eu apresentar ou não à Justiça, em tempo útil, o pedido de reembolso de uma verba que me fora cobrada indevidamente por incúria de terceiros.
Pago o respectivo serviço na estação dos Correios do meu bairro, aguardei, tranquilo, a devolução do aviso, aqui chamado "de recebimento", que me comprovaria a entrega a tempo e horas da carta para mim tão urgente e importante.
É preciso dizer e reter que da estação de correios de origem à de destino distam 20 minutos, deixem-me repetir, 20 minutos, de automóvel à velocidade permitida através das ruas da cidade.
Fiquei a saber, posteriormente, pelos carimbos apostos no tal aviso, que o meu destinatário recebera a carta dois dias depois da expedição. Dois dias para percorrer 20 minutos; mas enfim, desconhecedor das burocracias internas dos Correios do Brasil, aceitei – de qualquer forma, teria de aceitar o acto consumado. O que não pude aceitar impassível foi que o aviso de recepção tivesse demorado a percorrer os 20 minutos de retorno nada mais nada menos do que 13 dias – de novo peço que me deixem repetir, 13 (treze, TREZE) dias. Perdera a oportunidade da acção na Justiça, razão da carta que enviara.
Não me contive. Abri a Internet e varri a página dos Correios do Brasil. Numa apresentação simpática, acolhedora e bonitinha, deparei com uma extensa lista de serviços à minha disposição. Um deles tratava de indemnizações por atrasos na entrega de correspondência. De tal maneira estavam (e estão) os Correios seguros da eficiência, eficácia e competência dos seus serviços, que, sem delongas, prometem reembolsar o cliente que proteste por recepção atrasada de qualquer objecto.
Fiquei agradado. Não era a verba que me fazia lavrar a reclamação. Era, isso sim, a necessidade de repor a justiça, segundo os meus padrões de moralidade, e o ensejo de proporcionar aos Correios a adequação da prática à deontologia anunciada na sua página de Internet.
Dois dias depois recebi o e-mail que abaixo transcrevo:
"Caro Cliente,
Conforme consta, o objeto foi entregue no tempo hábil, no endereço indicado, não cabendo indenização ao remetente. O Aviso de Recebimento também foi entregue, ao remetente no prazo de 13 dias, fato normal para a devolução de AVISOS DE RECEBIMENTO *AR*, o que torna improcedente a reclamação".
Em Portugal, nos meus tempos de menino, quando alguém ou algum serviço público demoravam demais a concluir uma tarefa, dizia-se dele que "era bom para ir buscar a morte".
Pois bem, caro leitor: se conhece, ou vier a conhecer, quem tenha sido incumbido dessa função de "ir buscar a morte", por favor, recomende-lhe os Correios do Recife. É que assim o destinatário terá garantidos, na pior das hipóteses, mais 15 dias de vida.